Podcast discute licença-paternidade, assédio a presidente e redução da pena de Robinho | Observatório Feminino
Falha ao colocar no Carrinho.
Falha ao adicionar à Lista de Desejos.
Falha ao remover da Lista de Desejos
Falha ao adicionar à Biblioteca
Falha ao seguir podcast
Falha ao parar de seguir podcast
-
Narrado por:
-
De:
Sobre este título
A Câmara dos Deputados aprovou a ampliação gradual da licença-paternidade no Brasil. A proposta aumenta o período atual de cinco para 20 dias.
O texto ainda precisa ser analisado pelo Senado antes de seguir para sanção presidencial. A nova lei está prevista para entrar em vigor em 1º de janeiro de 2027, de forma progressiva: 10 dias no primeiro ano, 15 no segundo e 20 a partir de 2029.
Atualmente, apenas empresas que participam do Programa Empresa Cidadã garantem 20 dias de licença aos funcionários homens.
Para falar sobre o tema, o podcast recebe Rebeca Charchar, enfermeira obstétrica e doula.
Outro assunto em destaque é o assédio sofrido pela presidente do México, Claudia Sheinbaum. Ela cumprimentava apoiadores quando um homem se aproximou, tentou beijá-la e tocá-la.
O agressor, identificado como Uriel Rivera, foi detido pelas autoridades e levado à disposição da polícia.
O episódio também comenta a decisão da Justiça de São Paulo que reduziu a pena do ex-jogador Robinho, condenado por estupro coletivo em 2013, na Itália.
A redução levou em conta cursos e leituras realizadas pelo ex-atleta durante o cumprimento da pena. Segundo o documento, Robinho completou 464 horas de estudo do Ensino Médio e leu cinco livros, sem que os títulos fossem especificados.
Com isso, a Justiça determinou o abatimento de 69 dias da pena total.
Sobre o podcast
O podcast Observatório Feminino vai ao ar todos os domingos, às 8h30, na Rádio Itatiaia. Você também pode ouvir os episódios nas plataformas de áudio, e no Youtube da Rádio de Minas.