
Guerra Irregular
Terrorismo, guerrilha e movimentos de resistência ao longo da história
Falha ao colocar no Carrinho.
Falha ao adicionar à Lista de Desejos.
Falha ao remover da Lista de Desejos
Falha ao adicionar à Biblioteca
Falha ao seguir podcast
Falha ao parar de seguir podcast
Experimente por R$ 0,00
Compre agora por R$ 45,99
-
Narrado por:
-
Lucianna Mauren
Sobre este título
As guerras já não são mais as mesmas. Em vez da confrontação militar formal, o mundo vem assistindo a uma série de guerras "irregulares", como terrorismo, guerrilha, insurreição, movimentos de resistência e conflitos assimétricos em geral. Alessandro Visacro, profundo estudioso do assunto, nos oferece um amplo panorama dos movimentos que alimentam essas guerras: embasamento político, estratégia, táticas e resultados obtidos. O audiolivro mostra ainda quais os grupos que obtiveram sucesso e por que, assim como os métodos utilizados pelos Estados que derrotaram ou estão obtendo sucesso contra esses movimentos. O livro trata da Irlanda (ira) e da Espanha (eta), de Cuba e da China, da Argélia e do Afeganistão, de israelenses e palestinos, da Colômbia e do Brasil, onde, segundo o autor, já se trava uma verdadeira guerra irregular, em que o Estado está ameaçado. Obra imperdível para quem quer entender o modo como a guerra é feita atualmente. De resto, compreender melhor o combate irregular é um pré-requisito para que a sociedade se torne menos vulnerável a ele.
OBSERVAÇÃO: Quando comprar este título, o PDF que o acompanha estará disponível em sua Biblioteca Audible junto com o áudio.
©2022 Editora Contexto; 2009 Alessandro Visacro (P)2024 Audible, Inc.Depois, uma vez explorados intensamente muitos casos práticos de conflitos, o autor delineia os elementos que constituem a guerra irregular e os métodos que seus combatentes usam para atingir a maior efetividade com o mínimo de esforço.
Para além de uma abordagem histórica e até doutrinária sobre o conceito de guerra irregular e seus elementos, podemos abstrair a obra também como um Manual prático de organizações, que nos ajuda a entender como a depender dos diferentes elementos empregados, algumas empreitadas são efetivas (como a revolução cubana liderada por Fidel Castro) e outras não (como a empreitada de Che Guevara na Bolívia que findou em sua morte).
Assim, fica fácil entender por que o narcotráfico no Brasil está longe de acabar e conseguir até vislumbrar alternativas para solucionar o problema, algo que o próprio autor se dedica a explicar na obra, que é extensa e não perde o ritmo em momento algum, agregando conhecimento ao ouvinte do começo ao fim.
O melhor livro que li esse ano
Ocorreu um erro. Tente novamente em alguns minutos.