
#101: História Digital e o uso de tecnologias no ensino de História
Falha ao colocar no Carrinho.
Falha ao adicionar à Lista de Desejos.
Falha ao remover da Lista de Desejos
Falha ao adicionar à Biblioteca
Falha ao seguir podcast
Falha ao parar de seguir podcast
-
Narrado por:
-
De:
Sobre este áudio
No episódio #101, os petianos Kamile Lima e Rafael Valero recebem a professora Adriene Tacla, do Departamento de História da UFF, para uma conversa sobre história digital e a utilização de tecnologias no ensino de história.
O episódio toca em temas importantes, como as desigualdades no processo educativo e no acesso às novas tecnologias, e a importância da inserção do profissional de história nas novas formas de lidar com o ensino mediado tecnologicamente. Discutimos também a relação da História com as humanidades digitais, e a interdisciplinaridade desses conhecimentos.
A questão dos alunos também é abordada, e na facilidade de um processo de aprendizagem mais imersivo por meio da realidade virtual, que possa cativar o interesse dos alunos, colocando-os no centro do processo de ensino-aprendizagem.
Por fim, a professora abre uma discussão importante quanto à tecnologia e sua relação com as fontes históricas e arqueológicas.
Para saber mais:
Projeto “Luces para aprender” - Organización de Estados Iberoamericanos para la Educación, la Ciencia y la Cultura (OEI). Disponível em .
Projeto De Moedas e Reis, colaboração entre a Universidade Federal Fluminense (UFF) e a Universidade de Exeter (Reino Unido). Disponível em .
ALVES, D. 2016. As Humanidades Digitais como uma comunidade de práticas dentro do formalismo académico: dos exemplos internacionais ao caso português. Ler história, 69, pp.91-103. Disponível em: .
RIBEIRO, A.E. 2018. Escrever, Hoje. Palavra, Imagem e Tecnologias Digitais na Educação. São Paulo: Parábola.