
116º Ficção vs. Não-Ficção: Qual desenvolve melhor a empatia? Por Amália Carvalho
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Sobre este áudio
Ler ficção é só para entreter? Ou será que nos treina para sentir, pensar e relacionar-nos melhor com os outros?
Neste episódio, mergulhamos em estudos fascinantes — como os de Mar, Oatley, Peterson, Kidd & Castano — que mostram como a leitura de ficção pode melhorar as nossas competências sociais, incluindo empatia e perceção emocional, medidas por testes como o Reading the Mind in the Eyes.
Exploramos ainda:
O impacto da escrita pessoal na saúde mental
O poder das histórias na infância
A diferença entre o envolvimento emocional da ficção e a informação da não-ficção
Um exercício prático baseado em Kafka
Espero que este episódio te traga uma nova vontade de mergulhar em livros de ficção — não só para te entreteres, mas para desenvolveres a tua inteligência emocional.
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Bibliografia do episódio:
Todas as referências científicas apresentadas neste episódio foram retiradas do seguinte livro:
Barrett, L. F., Lewis, M., & Haviland-Jones, J. M. (Eds.). (2016). Handbook of Emotions (4th ed.). New York: The Guilford Press.
Capítulo consultado:
Mar, R. A., & Oatley, K. (2016). Emotion and Narrative Fiction: Interactive Influences Before, During, and After Reading. In Handbook of Emotions (4th ed., pp. 83–97). Guilford Press.