
128 - Como liderar na era da incerteza e da inteligência artificial
Falha ao colocar no Carrinho.
Falha ao adicionar à Lista de Desejos.
Falha ao remover da Lista de Desejos
Falha ao adicionar à Biblioteca
Falha ao seguir podcast
Falha ao parar de seguir podcast
-
Narrado por:
-
De:
Sobre este áudio
No episódio de hoje do Por Dentro do Varejo, Gustavo Carrer e Fernanda Vasconcelos recebem Jacques Meir, especialista em branding, tendências e cultura, para uma conversa essencial sobre as mudanças no varejo global. Profissional experiente, Jacques é diretor-executivo de conhecimento do Grupo Padrão e Mentor da CX Brain.
O episódio começa com uma análise sobre o Walmart e como a gigante do varejo soube transformar sua eficiência operacional em uma vantagem competitiva no ambiente digital. Jacques explica o papel do CEO John Furner nessa transformação, mostrando como a empresa reestruturou sua logística, otimizou estoques e incorporou inteligência artificial para gerar valor – um modelo que serve de aprendizado para o varejo brasileiro.
Além da inovação e da tecnologia, um dos temas centrais do bate-papo é a nova liderança no varejo. Jacques destaca que, em um cenário de incerteza permanente, os líderes precisam desenvolver duas competências fundamentais: adaptação constante e comunicação eficaz.
Outro ponto alto da conversa são as verdadeiras tendências de consumo e como diferenciá-las dos modismos passageiros. Jacques apresenta conceitos como a Síndrome de Nárnia – a busca do consumidor por refúgios emocionais no varejo –, a felicidade fortuita – a necessidade de pequenas doses de bem-estar –, e a influência crescente da Geração Z, que redefine modelos de trabalho, consumo e experiência.