
#14 - Luzmila Carpio e a música andina boliviana (Part. Jobana Moya Aramayo)
Falha ao colocar no Carrinho.
Falha ao adicionar à Lista de Desejos.
Falha ao remover da Lista de Desejos
Falha ao adicionar à Biblioteca
Falha ao seguir podcast
Falha ao parar de seguir podcast
-
Narrado por:
-
De:
Sobre este áudio
No episódio #14 do Acorde!, o podcast das canções do povo, a gente vai à Bolívia para falar de uma das cantoras mais importantes quando o assunto é cultura quechua e resistência indígena. Vamos falar de Pachamama, do canto dos pássaros, dos Andes, de resistência, de preconceito contra os indígenas e de como os ensinamentos quechua podem ser úteis para a construção de um novo mundo. Quem canta no Acorde! #14 é a magnífica Luzmila Carpio. Neste episódio, contamos com a participação mais do que especial da Jobana Moya Aramayo, que é migrante quechua, mediadora intercultural e ativista pela não-violência ativa.
Segue o Acorde! nas redes:
https://www.instagram.com/podcastacorde
https://www.youtube.com/@AcordePodcast
Apoie o Acorde!
A gente precisa da sua ajuda para levar o Acorde! adiante. Você pode acessar: https://orelo.cc/podcast/649c9dbea8aab70c3afc5e32 e além de dar uma força para a gente receber prêmios maravilhosos. Ou contribuir com qualquer valor no nosso PIX: podcastacorde@gmail.com.
Nossa convidada especial, a Jobana Moya Aramayo, você encontra no:
https://www.instagram.com/jobanamoya
O nosso âncora, Lucas Estanislau, você encontra no:
https://twitter.com/stanislaulucas
Nossa historiadora, Dani Teles, você encontra no:
https://www.instagram.com/danielly.teles28
E nosso psicólogo, Lucas Dorin, por motivos de saber muito sobre saúde mental, não tem redes, mas você pode falar com a gente que mandamos sua mensagem para ele :)
Referências:
ANDÍA, Juan Javier Rivera. Do que estamos falando quando falamos de música nos Andes? Hawò - Antropologia e seus campos, v.1, 2020.
ARGUEDAS, José María. Cantos y cuentos quechuas. Lima: Munilivros 12, 1986.
BRANCO, Cristina de; TEÓFILO, Mariana Santos. Musicando translocalidades imigrantes aymaras e quechuas em São Paulo. Gesto, imagem e som - Revista de antropologia, n.1, v.6, 2021.
CAMACHO LAGOS, Melanie Kristel. Descolonización y música: El Pensamiento decolonial en la interpretación de música indígena boliviana en el piano. Trabalho de Conclusão de Curso, Universidade Federal de Integração Latinoamericana, 2018.
MIRANDA, Nebai Martelli Rios. Abordagens de análise musical para música de desenhos animados: um estudo de caso do filme La abuela grillo. Dissertação de Mestrado. Universidade Federal de Uberlândia, 2023.
PLAZA, Hugo Vega. Luzmila Carpio en el escenario mundial: diálogos civilizatorios: transmodernidad e interculturalidad. Opus XXXIII, 2017.
Links:
https://www.pagina12.com.ar/38859-una-voz-sabia-para-una-cosmogonia-milenaria
https://www.lanacion.com.ar/espectaculos/musica/luzmila-carpio-la-chamana-que-canta-con-los-pajaros-nid2025183/
https://rimaypampa.org/noticias/un-politologo-reflexiona-sobre-las/
https://www.youtube.com/watch?v=b6oWd-E5Bhw
https://www.youtube.com/watch?v=ojOx7xPtuMQ&t=268s