A Verdade do Cinema: Vertov, Jean Rouch e Eduardo Coutinho Podcast Por  capa

A Verdade do Cinema: Vertov, Jean Rouch e Eduardo Coutinho

A Verdade do Cinema: Vertov, Jean Rouch e Eduardo Coutinho

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Sobre este título

"Cinema verdade não é a verdade no cinema, é a verdade do cinema." Esta frase de Jean Rouch, inspirada em Vertov, define uma genealogia fundamental do documentário contemporâneo que passa por Eduardo Coutinho.Mas o que isso significa? Como a câmera produz sua própria verdade?Nesta gravação, analiso três momentos dessa linhagem:🔍 VERTOV (KINOPRAVDA/KINOGLAZ):- Câmera escondida para captar o "novo homem soviético"- Cinema sintético, artificial, não-orgânico- Verdade produzida pela MONTAGEM- Kinoglaz = câmera-olho, olho sintético- Sistemas materiais em perpétua interação (Deleuze)🔍 JEAN ROUCH (CINÉMA VÉRITÉ):- Câmera VISÍVEL produz uma verdade- A pessoa reage à presença da câmera- Verdade do cinema, não verdade no cinema- Cinema etnográfico: verdade produzida no campo🔍 EDUARDO COUTINHO (FABULAÇÃO):- "Não me conta agora, deixa acontecer na filmagem"- Imprevistos como método (Cabra Marcado)- Do modelo sociológico à fabulação pura- Santo Forte: câmera digital = tempo para fabular- Jogo de Cena: experimentação da experimentação- As Canções: puro ato de fala, contextualização cortada- Personagens como intercessores (Deleuze)A diferença fundamental:- VERTOV: Verdade na montagem, câmera escondida- ROUCH: Verdade no ato de filmar, câmera presente- COUTINHO: Verdade na fabulação, personagens mentem (e não importa)Conexões com Brecht, Walter Benjamin (inconsciente ótico), Deleuze (imagem-tempo, intercessores), e a evolução do documentário brasileiro.📚 AUTORES/CINEASTAS DISCUTIDOS:Dziga Vertov • Jean Rouch • Eduardo Coutinho • Bertolt Brecht • Sergei Eisenstein • Gilles Deleuze • Walter Benjamin • Consuelo Lins---🔗 CINE-POESIA: https://form.respondi.app/g9VYWlAO#Vertov #JeanRouch #EduardoCoutinho #CinemaVerdade #Kinopravda #Kinoglaz #DocumentarioBrasileiro #CinemaEtnografico #Fabulacao #Deleuze #TeoriaDoCinema

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