Acabou Chorare, LP ícone dos Novos Baianos vira livro Podcast Por  capa

Acabou Chorare, LP ícone dos Novos Baianos vira livro

Acabou Chorare, LP ícone dos Novos Baianos vira livro

Ouça grátis

Ver detalhes do programa

Sobre este áudio

Olá, Amigos, olá amigas, sejam todos benvindos ao Fala Quem Sabe podcast. Certamente a nossa audiência conhece ou então já ouviu falar dos Novos Baianos, grupo de hipongas cabeludos que desceram da Bahia para viver em comunidade no Rio de Janeiro, primeiro num apartamento, depois num sítio.

Músicos, poetas, cantores.

Moraes Moreira, Galvão, Baby Consuelo, Paulinho Boca de Cantor, Dadi, Pepeu Gomes, dentre outros...

Outros sim!

Eles eram muitos!

E muitos talentosos dentre eles.

Tanto que atraíram a atenção de João Gilberto, que varou madrugadas com o grupo.

No apartamento. E no sítio.

Diversos nomes famosos o seguiram, como Caetano, Gil, Tom Zé e até, acreditem, o comportadíssimo Paulinho da Viola.

Ele também frequentou o sítio....

Os Novos Baianos ganharam o Brasil na década de 70 (e a atenção da ditadura militar, vale dizer!), com inúmeras músicas de sucesso que, tenho certeza, algumas delas você já cantarolou...

Besta é Tu, Preta Pretinha, Brasil Pandeiro, Ferro na Boneca e tantas outras...

Vocês sabiam que os Novos Baianos, em 1972, produziram um disco que se tornou ícone e até hoje influencia músicos, compositores e cantores?

Acabou Chorare,

Um bolachão, LP, lançado pela Som Livre

Para contar a história deste disco e, obviamente, perpassar pela história divertida dos Novos Baianos eu convidei o jornalista, critico musical e escritor Márcio Gaspar, que acaba de lançar o livro “Acabou Chorare, o rock and roll encontra a batida de João Gilberto”, pela Editora do Sesc.

Márcio conhece bem os Novos Baianos e nos presenteou com histórias interessantes e divertidas deste grupo que, além da música, acreditem, achava que poderia fazer sucesso também no futebol, paixão que movia todos os seus membros.

Paixão tanta que eles até fizeram o disco Novos Baianos F.C.

No sítio as peladas eram frequentes. Marcio diz que eles sonhavam em se profissionalizar. Afonsinho, hoje médico e ex-jogador profissional de futebol, uma trava nos olhos da ditadura, cabe ressaltar, por atuar em campo de cabelos e barba compridas, trouxe os seus amigos dos Novos Baianos de volta para a realidade.

Armou um jogo contra o time dos donos do campo, ou melhor, do sítio, só que ele escalou no seu time, o visitante, nada mais nada menos que Jairzinho, o furacão da Copa de 70 e Paulo Cesar Caju, ambos tricampeões com a Seleção Brasileira no México.

Uma goleada histórica deixou claro que o negócio dos Novos Baianos era mesmo a música.

Marcio conta muito mais durante a entrevista.

Marcio Gaspar recentemente esteve aqui nos falando sobre as saudosas e virtuoses Rita Lee e Gal Costa, que infelizmente partiram precocemente.

Divirtam-se com a entrevista de que fiz com Marcio Gaspar, mas antes quero lembrá-los para deixarem o seu like para este vídeo.

E se você gosta das entrevistas que fazemos aqui no Fala Quem Sabe podcast, então comente, compartilhe o vídeo e assine o nosso canal.

O seu apoio é sempre importante.

Até a próxima semana com uma nova e interessante entrevista.

Ainda não há avaliações