Antena Minho - Dar à lingua portuguesa Podcast Por Ana Rita Silva e Jorge Dinis Oliveira capa

Antena Minho - Dar à lingua portuguesa

Antena Minho - Dar à lingua portuguesa

De: Ana Rita Silva e Jorge Dinis Oliveira
Ouça grátis

Sobre este áudio

A forma como falamos e escrevemos, reflete a forma como pensamos e construímos a nossa realidade. A língua é um ser vivo, carrega história e estórias, tradições, evolui com o tempo, transforma-se e transforma. Neste programa, a nossa língua de Camões é a rainha. Os episódios de cerca de 15 minutos abordam temas como a origem de expressões, curiosidades sobre o português, imprecisões gramaticais e linguísticas bem como entrevistas a escritores, revisores, tradutores ou simplesmente curiosos da nossa língua.Ana Rita Silva e Jorge Dinis Oliveira
Episódios
  • T4 - E13 | As principais figuras de linguagem
    Jul 23 2025

    Neste episódio conversamos sobre as principais figuras de linguagem: Aliteração, anáfora, antítese, assonância, catacrese, elipse, eufemismo, hipérbato, hipérbola, ironia, metáfora, metonímia, onomatopeia, paradoxo, pleonasmo, prosopopeia, sinestesia e zeugma.

    Exibir mais Exibir menos
    17 minutos
  • T4 - E12 | João Nuno Azambuja, autor bracarense
    May 28 2025

    Nasceu em Braga, em 1974, e é licenciado em História e Ciências Sociais. Participou, por sua iniciativa, em diversas explorações arqueológicas pelo país ao longo de vários anos. Militou, mais tarde, nas tropas paraquedistas. Regressado à vida civil, dedicou-se à escrita e fundou, em Braga, um bar de inspiração celta, onde se realizaram concertos memoráveis das melhores bandas ibéricas desse género musical. Escreveu Era Uma Vez Um Homem (Prémio Literário UCCLA – União das Cidades Capitais de Língua Portuguesa), Os Provocadores de Naufrágios (2018) e Autópsia (2019), todos publicados pela Guerra e Paz.

    Exibir mais Exibir menos
    19 minutos
  • T4 - E11 | Breviário da Vingança - João Nuno Azambuja
    May 14 2025

    João Nuno Azambuja nasceu em Braga, em 1974, e é licenciado em História e Ciências Sociais. Participou, por sua iniciativa, em diversas explorações arqueológicas pelo país ao longo de vários anos. Militou, mais tarde, nas tropas paraquedistas. Regressado à vida civil, dedicou-se à escrita e fundou, em Braga, um bar de inspiração celta, onde se realizaram concertos memoráveis das melhores bandas ibéricas desse género musical. Escreveu Era Uma Vez Um Homem (Prémio Literário UCCLA – União das Cidades Capitais de Língua Portuguesa), Os Provocadores de Naufrágios (2018) e Autópsia (2019), todos publicados pela Guerra e Paz.

    Junta-se a nós para falar do mais recente livro, Breviário da Vingança, editado pela Guerra e Paz.

    Exibir mais Exibir menos
    20 minutos
Ainda não há avaliações