
As amargas águas das doces lembranças
Falha ao colocar no Carrinho.
Falha ao adicionar à Lista de Desejos.
Falha ao remover da Lista de Desejos
Falha ao adicionar à Biblioteca
Falha ao seguir podcast
Falha ao parar de seguir podcast
-
Narrado por:
-
De:
Sobre este áudio
Temporada 2 - Episódio 4 - Série expedições: É como dizem… rapadura é doce, mas não é mole não. A importância dos recursos e produtos que consumimos é indiscutível, mas ainda assim, não podemos ignorar os danos provocados pelo processo que origina tais produtos.
No quarto episódio da segunda temporada do Podcast Papagaio de Primata faremos uma viagem difícil, que demonstra a urgência de investirmos em modelos de produção alternativos e que buscam minimizar os danos ao meio ambiente. Nessa expedição, passamos por dois momentos importantes da história recente: o derramamento de petróleo na costa nordeste do Brasil (2019) e o rompimento da barragem do Fundão, em Mariana (Minas Gerais, 2015). A partir desses desastres ambientais, observamos como a passagem desses materiais impacta negativamente não só a biodiversidade da região, mas também as vidas humanas, vítimas de uma economia insustentável e pautada na ganância. Dessa vez, a recifense, bióloga e mestre em Ecologia Humana, Alessandra Pessoa, foi nossa convidada especial, que nos prestigiou ao compartilhar sua experiência durante o desastre em Pernambuco.
Esperamos que curtam esse episódio do Papagaio de Primata, que é uma homenagem a todas e todos os atingidos pelos crimes socioambientais discutidos, e que nos faz refletir sobre o impacto do modelo de produção atual na vida humana e no meio ambiente.