
"As políticas de transferência de renda: sua eficácia e limitações para a redução da pobreza"
Falha ao colocar no Carrinho.
Falha ao adicionar à Lista de Desejos.
Falha ao remover da Lista de Desejos
Falha ao adicionar à Biblioteca
Falha ao seguir podcast
Falha ao parar de seguir podcast
-
Narrado por:
-
De:
Sobre este áudio
"As Políticas de Transferência de Renda: Sua Eficácia e Limitações para a Redução da Pobreza"
Neste episódio, trato sobre as políticas de transferência de renda e seu impacto na redução da pobreza e extrema pobreza no Brasil. Destaco a importância da abordagem multidimensional da pobreza, que vai além da simples insuficiência de renda e abrange educação, saúde, saneamento, e mais.
Baseando-me em dois artigos recentes do Instituto Brasileiro de Economia (IBRE/FGV), que aponta os avanços alcançados na última década, como a redução significativa da pobreza extrema, especialmente no Nordeste. Além disso, comparo esses dados com as diretrizes do Instituto de Ensino e Pesquisa (INSPER), que reforçam a eficácia dessas políticas, mas também apontam suas limitações.
Falo também da importância de políticas complementares, como o Programa de Fomento às Atividades Produtivas Rurais, que promovem a inclusão social e produtiva, destacando a necessidade de investimentos contínuos em infraestrutura, educação e saúde para uma abordagem sustentável de combate à pobreza.
Este episódio reforça que a luta contra a pobreza exige uma combinação de políticas de transferência de renda com investimentos estruturais de longo prazo, promovendo a mobilidade social e construindo um futuro mais justo e igualitário para todos.
Links dos Artigos Citados:
- Pós-pandemia, extrema pobreza cai à metade no Brasil, e NE é 50% da redução
- 3,3 milhões de nordestinos saem da pobreza entre 2012 a 2023
Não perca este episódio!