Atuação da Psicologia no contexto esportivo Podcast Por  capa

Atuação da Psicologia no contexto esportivo

Atuação da Psicologia no contexto esportivo

Ouça grátis

Ver detalhes do programa

Sobre este áudio

Estação Psicologia, com o tema “Atuação da Psicologia no contexto esportivo”. Nesta edição, a conselheira presidenta do CRP SP, Talita Fabiano de Carvalho (CRP 06/71781), e a vice-presidenta, Camila Andrade de Oliveira (CRP 06/94895), recebem psicólogos para uma conversa aprofundada sobre os diversos atravessamentos da Psicologia no esporte.

Participam do episódio o psicólogo Felipe Ferreira Pinto (CRP 06/124488), professor e coordenador do curso de Psicologia do Centro Universitário Filadélfia (Unifil) e do Grupo de Estudos, Pesquisas e Extensão em Psicologia no Esporte (Groupe), do Centro Universitário de Ourinhos; e o psicólogo e neuropsicólogo Fabrízio Veloso Rodrigues (CRP 06/128674), responsável pela equipe de Psicologia do Comitê Paralímpico Brasileiro.

Ao longo do diálogo, os convidados destacam a importância da atuação psicológica no esporte de alto rendimento, estabelecendo conexões com temas como saúde mental, inclusão e desempenho. Felipe e Fabrízio enfatizam o papel fundamental do acompanhamento psicológico na formação de atletas e categorias de base, abordam os impactos emocionais associados à competição e à performance no desenvolvimento humano, e apontam a contribuição da Psicologia para a construção de um ambiente esportivo mais ético e inclusivo.

Ainda nesse contexto, discutiu-se a padronização da terminologia utilizada para designar os eventos esportivos, com ênfase na distinção entre os termos “olímpico” e “paralímpico”. Sobre o tema, Fabrízio esclarece: “A mudança da nomenclatura se deu por ajuste a uma diretriz indicada pelo Comitê Paralímpico Internacional, que sugeriu a padronização da identidade. Dessa forma, o nome em português alinhou-se à versão inglesa ‘Paralympic’. A justificativa da alteração recai sobre três pontos básicos: o fortalecimento da identidade dos Jogos Paralímpicos, a coerência com a marca global e a unificação dos termos utilizados nos diversos idiomas dos países-membros.”

O episódio também debate a resistência histórica à inserção da Psicologia no esporte e apresenta perspectivas sobre como uma atuação profissional eficaz pode promover saúde mental e qualidade de vida aos atletas.

O CRP SP convida os profissionais da área a acessar este conteúdo, refletir sobre os desafios e inovações do campo e ampliar o debate em torno da evolução da Psicologia no ambiente esportivo.

Ainda não há avaliações