Episódios

  • O novo tratamento da obesidade: entenda o que mudou
    Oct 1 2025
    Cinco sociedades médicas brasileiras se uniram para lançar a primeira diretriz nacional que propõe uma mudança no tratamento da obesidade: a partir de agora todo paciente adulto com sobrepeso ou obesidade precisará avaliar o risco cardiovascular antes de iniciar um tratamento. Isso porque a obesidade deixou de ser vista apenas como um fator de risco e passou a ser reconhecida como uma doença crônica, que aumenta de forma significativa a chance de complicações cardiovasculares, como infarto, avc e insuficiência cardíaca. Essa diretriz coloca o Brasil na vanguarda da medicina preventiva e promete impactar a vida de milhões de pessoas. As estimativas são de que 68% da população adulta do país tenha sobrepeso e 31% viva com obesidade. Em 2021, mais de 60 mil mortes prematuras no brasil foram atribuídas ao excesso de peso. No episódio de hoje, vamos entender o que muda na prática, como os médicos vão medir o risco cardiovascular das pessoas e quais são as novas opções de tratamento disponíveis. O bate papo é com a endocrinologia Cynthia Valério, diretora da ABESO, a Associação Brasileira para o Estudo da Obesidade e Síndrome Metabólica.
    Exibir mais Exibir menos
    28 minutos
  • 12x8 agora é pré-hipertensão! Tire todas as suas dúvidas sobre a nova diretriz de prevenção e tratamento da pressão arterial
    Sep 24 2025
    O tão famoso 12x8, sinônimo de pressão normal e saudável, caiu por terra na última semana com a publicação da nova diretriz de hipertensão pela Sociedade Brasileira de Cardiologia. Segundo o documento, 12x8 já é considerado pré-hipertensão e quem tem a pressão nesse patamar deve adotar mudanças no estilo de vida. Mas as novidades não param por aí. A nova diretriz também estabeleceu um rigor maior no tratamento de quem já é hipertenso e dedicou um capítulo inteiro à pressão arterial nas mulheres. As alterações hormonais sofridas ao longo da vida colaboram para a elevação da pressão e fazem com a doença cardiovascular seja a maior causa de morte das brasileiras. A nossa convidada é a cardiologista Andrea Brandão, coordenadora-geral da Diretriz Brasileira de Hipertensão 2025 e professora titular da Universidade Estadual do Rio de Janeiro.
    Exibir mais Exibir menos
    37 minutos
  • HPV E CÂNCER DE COLO DO ÚTERO: SAIBA COMO É O TESTE QUE VAI SUBSTITUIR O PAPANICOLAU
    Sep 17 2025
    O câncer de colo do útero é um dos poucos tipos de câncer que tem prevenção. Isso porque existe vacina contra o vírus HPV, que é o principal vilão por trás desse câncer, responsável por 99% dos casos. E, agora, temos mais uma ferramenta importantíssima: o novo teste de DNA do HPV, disponível no SUS, que aumenta a precisão do rastreamento e dá mais segurança às mulheres. No Brasil, o câncer de colo de útero é o terceiro tipo de câncer mais comum entre mulheres, atrás apenas do de mama e do de intestino. E, infelizmente, ainda provoca mais de 6 mil mortes por ano. Com a prevenção correta, a Organização Mundial da Saúde acredita que é possível eliminar o câncer de colo de útero como problema de saúde pública até 2030. Mas isso vai acontecer somente com vacina e exames em dia. No podcast de hoje, vamos entender como funciona o novo teste de DNA do HPV, a diferença entre ele e o Papanicolau e quais são os desafios para a adesão à vacina do HPV. Nossa convidada é a Dra. Andréa Gadelha Guimarães, oncologista clínica do Grupo Brasileiro de Tumores Ginecológicos, o EVA, e do Instituto de Urologia, Oncologia e Cirurgia Robótica e do A.C. Camargo Cancer Center.
    Exibir mais Exibir menos
    20 minutos
  • Alzheimer: novidades sobre o tratamento
    Sep 10 2025
    Setembro é o mês de consciência do Alzheimer, uma doença que afeta milhões de pessoas. Não apenas o paciente, mas todos a sua volta. Isso faz com que notícias sobre novos tratamentos e medicamentos que prometem cura ou mesmo protelar o aparecimento dos sintomas mais graves causem sempre uma esperança em quem cuida ou em um paciente com diagnóstico recente. A agência nacional de vigilância sanitária, a ANVISA, aprovou recentemente um medicamento usado na fase inicial do Alzheimer, o donanemabe. A decisão tem provocado muitos debates e questionamentos entre especialistas em relação ao custo-benefício. A estimativa é de que o uso do donanemabe fique em torno de 30 a 35 mil reais por mês. Afinal, qual a efetividade desse novo medicamento? Qual a diferença em relação a outros medicamentos já usados? Quais os tratamentos que pacientes e familiares podem ter segurança? E, principalmente, o que a ciência já sabe sobre essa doença tão desconhecida? Será possível evitá-la? Para responder a essas perguntas o nosso convidado de hoje é o neurocirurgião Edson Amâncio, Mestre e Doutor pela Escola Paulista de Medicina da Universidade Federal de São Paulo, UNIFESP, e autor de vários livros.
    Exibir mais Exibir menos
    25 minutos
  • Você ronca? Saiba como parar.
    Sep 3 2025
    A gente sempre acha que quem ronca nunca percebe. Mas pelo visto, percebe sim! E só não admitem para quem divide a cama com elas. É isso que mostram os dados de uma pesquisa do instituto do sono, em São Paulo. Um estudo do instituto revela que 65 por cento da população da cidade autodeclara que ronca. Este número é maior entre os homens. De 100, 72 relatam que roncam. Entre 100 mulheres, 59 admitem. E esse barulho que tira o sono de quem está por perto, pode trazer sérias consequências para o roncador. Roncar não é normal. A causa tem que ser investigada. Você pode ter, por exemplo, apneia, que é quando a pessoa para de respirar por alguns segundos. E esse não é o único problema. Para esclarecer dúvidas, e falar sobre os tratamentos, a gente recebe hoje uma das maiores pesquisadoras do mundo em medicina do sono. A doutora Monica Andersen. Ela é diretora do instituto do sono, centro de referência no diagnóstico, tratamento e pesquisa sobre sono.
    Exibir mais Exibir menos
    25 minutos
  • O vício do vape e dicas para largar de fumar
    Aug 27 2025
    Cerca de 27 milhões de brasileiros com 14 anos ou mais fumam cigarro convencional ou vapes, os cigarros eletrônicos. O uso de cigarros entre os jovens estava diminuindo nas últimas décadas, mas com a chegada dos vapes esse número voltou a subir. Uma pesquisa da Universidade de Michigan apontou que um adolescente que usa vape tem 30 vezes mais risco de se tornar um fumante habitual de cigarros convencionais. Isto sem contar todos os males que esses dispositivos trazem para a saúde. Um vape pode ter até três vezes mais nicotina do que o cigarro comum. Além dos inúmeros efeitos físicos, o consumo do cigarro eletrônico tem uma relação direta com aumento de ansiedade e depressão. No episódio de hoje, vamos conversar sobre essa dependência e explicar como é o tratamento para quem quer se livrar desse vício. Nosso convidado é o Dr. Carlos Leonardo Pessôa, membro da comissão científica de tabagismo da Sociedade Brasileira de Pneumologia e Tisiologia.
    Exibir mais Exibir menos
    27 minutos
  • Proteína: quais as melhores fontes animais e vegetais e quando é necessário suplementar
    Aug 20 2025
    Toda hora a gente ouve falar em panqueca proteica, mingau proteico, bolo de caneca proteico, whey protein... as proteínas estão presentes em todas as células do nosso organismo e têm papel fundamental na constituição dos órgãos, dos tecidos, na produção de anticorpos e hormônios, na formação das unhas, do cabelo e da pele. Além de serem essenciais para a formação dos músculos e prolongarem a sensação de saciedade. É fato que a gente não vive sem elas, mas parece que agora virou moda. Tudo tem que ter proteína. No episódio de hoje, vamos descobrir qual é a real necessidade da proteína no dia a dia, explicar quais são as melhores fontes animais e vegetais, revelar alguns mitos e entender quando a suplementação se torna uma necessidade na dieta. Nossa convidada é a nutricionista Tânia Rodrigues, especializada em nutrição esportiva.
    Exibir mais Exibir menos
    33 minutos
  • Pedra na vesícula: saiba quando é preciso operar
    Aug 13 2025
    Hoje a gente conversa sobre as pedras na vesícula, um problema de saúde mais comum nas mulheres e uma das cirurgias mais procuradas no SUS. Pessoas obesas e que comem muita gordura têm mais chance de formação das pedras. Muitas vezes, não há sintomas e dá para conviver com esses cálculos durante anos. Mas quando a dor vem é para valer! Vamos entender para que serve a vesícula e se existe alguma forma de prevenir a formação das pedras. Você vai saber também se a cirurgia é sempre necessária. Quem conversa conosco é a gastroenterologista Marina Pamponet.
    Exibir mais Exibir menos
    22 minutos