Ciência Suja Podcast Por Ciência Suja capa

Ciência Suja

Ciência Suja

De: Ciência Suja
Ouça grátis

Sobre este título

O Ciência Suja traz histórias de fraudes científicas que geraram grandes prejuízos para a sociedade e mostra como a própria ciência resolveu essas situações. O projeto é fruto da parceria entre a produtora audiovisual NAV Reportagens, dos jornalistas Felipe Barbosa e Pedro Belo, e os jornalistas especializados na área de saúde e divulgação científica Theo Ruprecht e Thaís Manarini, que fez parte da equipe até a terceira temporada. Hoje também fazem parte do time a produtora Chloé Pinheiro e a apresentadora Meghie Rodrigues. O podcast conta com o apoio do Instituto Serrapilheira. Acesse o nosso site www.cienciasuja.com.br para saber mais sobre o projeto e fazer parte do nosso programa de financiamento coletivo.Copyright 2021 All rights reserved. Ciências Ciências Sociais Crimes Reais
Episódios
  • Agrotóxico: seguro para quem?
    Feb 5 2026

    O discurso de que o “uso correto dos agrotóxicos é seguro” está cheio de furos, que foram criados de certa forma por grandes corporações, inclusive com manipulação da ciência.

    Neste episódio especial, as repórteres Carla Ruas e Silvia Lisboa visitaram diferentes plantações no interior do Rio Grande do Sul e analisaram os chamados Monsanto Papers, um vazamento de informações internas da Monsanto, fabricante de um dos principais agrotóxicos usados no Brasil. É um acervo com e-mails, pareceres e comunicações internas que revelam táticas para descredibilizar críticos, abafar pesquisas e comprar a boa vontade de acadêmicos e políticos.

    Este episódio foi possível de ser produzido graças ao apoio da ACT - Promoção da Saúde, que promove políticas públicas de saúde principalmente nas áreas de alimentação, tabagismo e bebidas alcoólicas.

    O Ciência Suja também tem apoio do Instituto Serrapilheira, que fomenta a ciência e a divulgação científica no Brasil.

    Para participar do financiamento coletivo do Ciência Suja e conferir o material complementar do episódio, acesse o site: cienciasuja.com.br

    Siga o Ciência Suja nas redes sociais. Estamos no Instagram, TikTok, Twitter, Facebook e BlueSky.

    Confira o parecer da Abrasco que mencionamos no episódio, sobre glifosato: https://bit.ly/4kd6ycl

    Também há um dossiê sobre impactos na saúde: http://bit.ly/4c0Gsao

    Abaixo, a resposta completa da Bayer, produtora do glifosato, ao episódio:

    A Bayer tem um compromisso de manter transparência em suas discussões sobre ciência e produção de alimentos com colaboradores, acadêmicos, órgão reguladores, representantes da sociedade civil e demais públicos. Isso inclusive se reflete em nossos esforços para encorajar o debate com a disponibilização de centenas de estudos e relatórios que foram submetidos à EFSA como parte do processo de renovação do glifosato na União Europeia. A iniciativa foi liderada por um grupo de empresas e entidades, incluindo a Bayer, e está disponível online. Além disso, como parte dos "Princípios de Engajamento Societário da Bayer (BASE)", nossas apresentações regulamentares estão disponíveis ao público. Seguimos regras transparentes e mantemos um registro de colaboração científica, o que torna transparente nossas parcerias externas com instituições de ciências.

    O glifosato tem sido usado com segurança e sucesso em todo o mundo há mais de 40 anos. Os principais órgãos reguladores do mundo, com base em evidências científicas e estudos que envolveram ampla consulta pública, já reafirmaram que o glifosato é seguro para uso quando manuseado de acordo com as instruções do rótulo -- isso inclui a Anvisa, a Agência de Proteção Ambiental dos Estados Unidos (EPA), a Autoridade Europeia de Segurança Alimentar (EFSA), a Agência Europeia de Produtos Químicos (ECHA), além das principais autoridades de saúde na Austrália, Coréia do Sul, Canadá, Nova Zelândia, Japão e de outras partes do mundo. Todas elas concluíram repetidamente que nossos produtos à base de glifosato podem ser usados com segurança conforme as instruções de bula e que o glifosato não é cancerígeno.

    Exibir mais Exibir menos
    1 hora e 5 minutos
  • PÍLULA - Desinformação fóssil
    Jan 29 2026

    Os comentários e postagens que negam o aquecimento global de alguma forma são só a ponta do iceberg, até porque a desinformação climática rende frutos a grandes corporações.

    Nesta pílula, mostramos como big oil e big tech estariam formando uma aliança que ameaça os esforços para conter a emergência climática.

    Apoiadores do podcast Ciência Suja ouvem as pílulas e episódios antes de todo mundo! Para participar do financiamento coletivo do Ciência Suja e conferir o material complementar do episódio, acesse o site: www.cienciasuja.com.br

    O Ciência Suja tem apoio do Instituto Serrapilheira, que fomenta a ciência e a divulgação científica no Brasil.

    Siga o Ciência Suja também nas redes sociais. Estamos no Instagram, TikTok, Twitter, Facebook e BlueSky. Você também pode ouvir os episódios no YouTube.

    Exibir mais Exibir menos
    17 minutos
  • PÍLULA - Sambaquis no Piauí: história loteada
    Jan 22 2026

    Só mais recentemente os sambaquis no Piauí começaram a ser estudados pelos pesquisadores. E eles revelam muito sobre as comunidades tradicionais que ali viveram — e ainda vivem.

    Mas esse passado e o presente vêm sendo ameaçados pela especulação imobiliária e pelo turismo predatório, que passam por cima de leis para instalar grandes empreendimentos que arrasam essas estruturas tão importantes. O repórter Luan Matheus Santana, da plataforma O Corre, conta essa história.

    Esta pílula é resultado de uma chamada de pautas que teve foco em meio ambiente e na COP30.

    Apoiadores do podcast Ciência Suja ouvem as pílulas e episódios antes de todo mundo! Para participar do financiamento coletivo do Ciência Suja e conferir o material complementar do episódio, acesse o site: www.cienciasuja.com.br

    O Ciência Suja tem apoio do Instituto Serrapilheira, que fomenta a ciência e a divulgação científica no Brasil.

    Siga o Ciência Suja também nas redes sociais. Estamos no Instagram, TikTok, Twitter, Facebook e BlueSky. Você também pode ouvir os episódios no YouTube.

    Exibir mais Exibir menos
    18 minutos
Ainda não há avaliações