
Ciência e Genialidade - Ressignificando o trauma
Falha ao colocar no Carrinho.
Falha ao adicionar à Lista de Desejos.
Falha ao remover da Lista de Desejos
Falha ao adicionar à Biblioteca
Falha ao seguir podcast
Falha ao parar de seguir podcast
-
Narrado por:
-
De:
Sobre este áudio
Sejam muito bem-vindos ao podcast do Neuroeducando, meu nome é Daniele Cavalcante, sou neuropsicopedagoga e hoje chegamos ao último episódio da série Genialidade e Ciência. No episódio derradeiro, vou contar a história de Jason Padgett o homem que virou um gênio da matemática após sofrer vários golpes na cabeça.
Jason adquiriu a habilidade de enxergar matemática em tudo. De repente, ele percebeu que tudo o que via "podia ser separado em pedaços menores, mas idênticos" e passou a desenhar essas formas fractais obsessivamente. Então, Padgett procurou ajuda psicológica para tratar o TOC e se matriculou em um curso de matemática em uma universidade próxima a sua casa.
Lembram do episódio em que falo sobre o Daniel Tammet? Então! Jason fala que ver na televisão uma entrevista com Daniel Tammet, pois foi a primeira vez em que alguém (além dele) atribuía formas para os sons e números. Falei sobre o Daniel no episódio "Capitão Pi". Isso o motivou a procurar especialistas e ser diagnosticado com a síndrome de savant e sinestesia.
Padgett viajou o mundo contando sua história e escreveu um livro sobre suas experiências: Struck by genius (Algo como "Golpeado pela genialidade").
Ficou curioso? Tem um TEDx dele no Youtube: deixei o link na descrição https://youtu.be/CyYQIcZacvA.
E é com essa maravilhosa história de superação que encerro a série Genialidade e Ciência.
Até mais!