
Confiança e segurança das criptos
Falha ao colocar no Carrinho.
Falha ao adicionar à Lista de Desejos.
Falha ao remover da Lista de Desejos
Falha ao adicionar à Biblioteca
Falha ao seguir podcast
Falha ao parar de seguir podcast
-
Narrado por:
-
De:
Sobre este áudio
Quando se fala em moedas digitais, uma das primeiras preocupações é com relação à segurança e à confiabilidade. No segundo episódio da série, vamos falar sobre confiabilidade e segurança das criptomoedas, não apenas quando usadas para investimentos como também para transações. Para o Brasil, um dos principais ganchos é a aprovação pelo Senado do marco regulatório das criptomoedas e seus desdobramentos. Vamos falar sobre como a lei, caso sancionada, afetará o mercado de criptos e quais crimes poderá combater.
Algumas perguntas relacionadas aos temas que queremos abordar no episódio
- O setor cripto defende a ideia de “descentralização” pois, ao se tornar o seu próprio banco, você não utiliza serviços de grandes instituições (“centralização”). Como conferir confiança, credibilidade e segurança a este cenário de descentralização?
- Quais são os principais riscos das criptomoedas? (volatilidade, fraudes, pirâmide financeira, lavagem de dinheiro etc.)
- Como se dá a segurança nas criptomoedas? Papel do blockchain / smart contract
- Qual é o nível atual de confiança nas moedas digitais? E como esse patamar de confiança está relacionado à maior aceitação das criptos como meio de pagamentos?
- Qual é o impacto da aprovação pelo Senado brasileiro do marco regulatório das criptos?
- Papel das CBDCs para confiabilidade e segurança nas moedas digitais: uma vez que são reguladas, elas podem mudar a percepção que as pessoas têm das criptos?
- Perspectivas para CBDCs (mas sem falar muito porque deixaremos para o terceiro episódio)