Episódios

  • # 130. Concurseiros: os futuros agentes do sistema de Justiça Criminal.
    Oct 21 2025

    Neste episódio, contamos com a presença de Aknaton Toczek Souza, professor permanente do PPG de Política Social e Direitos Humanos da UCPel, doutor em Direito e em Sociologia pela UFPR (bolsas CAPES) e mestre em Sociologia pela UFPR (CAPES). Realizou pós-doutorado em Sociologia Política na UVV e cumpre estágio pós-doutoral em Antropologia (PPGSJP/UFF – INCT-InEAC). Lidera o Laboratório Social de Administração da Justiça, Conflitos e Tecnologias (LSd/UCPel) e integra o NUPARC/UVV, o GESPDH/UFPR, o GITEP/UCPel e o INCT-InEAC/UFF. Pesquisa conflito, crime, violência e direito, com ênfase em Direito Penal, Direitos Humanos e Tecnopolítica. Atua sobretudo em segurança pública, criminologia, sociologia do crime e das drogas, sociologia política, neoconservadorismo e autoritarismo, sistema de justiça criminal, antropologia do direito e políticas públicas e sociais.

    Exibir mais Exibir menos
    1 hora e 11 minutos
  • # 129. Letalidade Prisional
    Oct 7 2025

    Nesse episódio, contamos com a presença do prof. Bruno Rotta Almeida, que é Doutor em Ciências Criminais pela PUCRS, Professor Associado da Universidade Federal de Pelotas (UFPel), Professor da Faculdade de Direito, do Programa de Pós-Graduação em Direito e do Programa de Pós-Graduação em História da UFPel.

    Exibir mais Exibir menos
    44 minutos
  • # 128. Genocídio Kaingang
    Oct 1 2025

    Leonardo Sacramento é pedagogo, com mestrado e doutorado na Universidade Federal de São Carlos (UFSCar). Seu doutorado analisou o impacto da política de inovação e ciência e tecnologia sobre a universidade pública, resultando na publicação do livro "A Universidade Mercantil: um estudo sobre a relaçāo entre universidade pública e o capital privado" (Editora Appris). Atualmente é professor de educação básica de Ribeirão Preto e pedagogo do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo (IFSP). Ministra os cursos O que é Marxismo e Estudos Críticos sobre o Conservadorismo Brasileiro (IFSP). Realiza pesquisa sobre a relação entre liberalismo e conservadorismo no Brasil e é autor dos livros "O Nascimento da Nação: como o liberalismo produziu o protofascismo brasileiro" (Vols. I e II, Editora IFSP), Discurso sobre o branco: notas sobre o racismo e a “apocalipse” do liberalismo (Editora Alameda), e Holocausto Paulista: o genocídio dos Kaingang sob o mito da paulistanidade (Editora Telha).

    Exibir mais Exibir menos
    1 hora e 9 minutos
  • # 127. Audiência de Custódia
    Sep 23 2025

    Neste episódio contamos com a presença de Felipe Lazzari da Silveira, que é Doutor e Mestre em Ciências Criminais pela PUC/RS; Professor e pesquisador no Programa de Pós-Graduação em Direito da UFPE.


    Nos siga em @conversa.criminal


    Exibir mais Exibir menos
    41 minutos
  • # 126. A Credibilidade do Testemunho no Processo Penal
    Sep 16 2025

    Neste episódio, contamos com a presença de Andrelize Guaita Di Lascio Parchen, advogada e professora universitária, autora da obra "Análise de Credibilidade do Testemunho Como Estratégia Processual Penal".

    Exibir mais Exibir menos
    49 minutos
  • # 125. Projeto Dissertando - Agentes Penitenciárias: Mulheres no Universo Masculino
    Sep 12 2025

    Neste episódio do Dissertando, Raíssa Ferreira Miranda e Malena Elis Monserrat conversam com Marina Madruga, autora da dissertação "Agentes penitenciárias: mulheres no universo masculino dos presídios da 5ª Região Penitenciária do Rio Grande do Sul", defendida em 2020 no Programa de Pós-Graduação em Política Social e Direitos Humanos (UCPEL). A pesquisa mergulha nas experiências das mulheres que atuam como agentes em espaços historicamente dominados por uma lógica masculina e punitiva, explorando as tensões de gênero, os desafios institucionais e os processos de subjetivação profissional nesse contexto carcerário.


    Uma realização do Laboratório de Sociologia do Direito (UCPEL), com apoio do INCT/INEAC, NUPARC/UVV, ISULPAR, GESPDH/UFPR e do podcast Conversa Criminal.


    Nos siga no Instagram, em: - @conversa.criminal- @arenasociologica

    Exibir mais Exibir menos
    40 minutos
  • # 124. Segurança Pública e Aparelho Repressivo Estatal
    Sep 9 2025

    Nestes episódio, contamos com a presença do Prof. Dr. Lenin dos Santos Pires.


    O nosso convidade é doutor em Antropologia pela Universidade Federal Fluminense (2010), é professor do Departamento de Segurança Pública e diretor do Instituto de Estudos Comparados em Administração de Conflitos da UFF (InEAC/UFF) quadriênio 2021-2025. Pesquisador de Produtividade 2 do CNPq (2020/2023) e Cientista de Nosso Estado da FAPERJ (2022-2025). Atua como professor permanente dos Programas de Pós-Graduação em Antropologia, de Justiça e Segurança, bem como de Sociologia e Direito todos na Universidade Federal Fluminense. É pesquisador associado do Instituto de Estudos Comparados em Administração de Conflitos (INCT-InEAC) Tem experiência na área de Antropologia, com ênfase em Administração de Conflitos. Suas pesquisas focalizam os imbricamentos existentes entre conflitos, direitos civis e práticas não-legais em contextos empíricos classificados como mercados informais, segurança pública e transportes urbanos.


    Exibir mais Exibir menos
    1 hora e 13 minutos
  • # 123. Projeto Dissertando: Entre as Leis e as Práticas no Sistema de Justiça Juvenil
    Sep 2 2025

    Título da Dissertação: Entre as Leis e as Práticas no Sistema de Justiça Juvenil: uma etnografia sobre a produção da verdade jurídica na Vara da Infância e da Juventude nos casos de atos infracionais análogos a crime e as medidas socioeducativas aplicadas (2024) .


    Sobre a pesquisa: A dissertação realiza uma etnografia profunda na rotina institucional da Vara da Infância e da Juventude, investigando como se constrói a “verdade jurídica” nos processos envolvendo adolescentes em conflito com a lei.


    O estudo evidencia a distância entre a legislação garantista do Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA) e as práticas concretas de aplicação de medidas socioeducativas. Raymundo Nonato analisa como dispositivos legais, interpretações judiciais e dinâmicas institucionais interagem para produzir decisões que, muitas vezes, reforçam desigualdades, contradições e moralizações do agir juvenil.


    Mediação: Felipe Schmals Silveira e Amanda Starke

    Entrevistado: Raymundo Nonato de Almeida Santos

    Nos siga no Instagram, em:

    - @conversa.criminal

    - @arenasociologica



    Exibir mais Exibir menos
    36 minutos