DADOS Podcast Por DADOS Revista de Ciências Sociais capa

DADOS

DADOS

De: DADOS Revista de Ciências Sociais
Ouça grátis

Sobre este áudio

Podcast de divulgação dos artigos publicados em DADOS, revista acadêmica especializada em ciências sociais. Criada em 1966 e editada pelo Instituto de Estudos Sociais e Políticos da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (Iesp-Uerj), DADOS circula trabalhos inéditos e inovadores, oriundos de pesquisas de autores brasileiros e estrangeiros.DADOS Revista de Ciências Sociais Ciências Ciências Sociais
Episódios
  • [DADOS, Vol.63, n.2] Gênero, Dinâmicas de Poder Intrapartidárias e Manterrupting no Legislativo
    Jun 9 2025

    Debora Thomé, Pesquisadora de Pós-Doutorado pelo Centro de Política e Economia do Setor Público (CEPESP) da FundaçãoGetúlio Vargas (FGV), conversa com nossa assistente de divulgação científica Giovanna Monteiro-Macedo sobre seu artigo "Gênero, Dinâmicas de Poder Intrapartidárias e Manterrupting no Legislativo", que faz parte do nosso acervo.

    Exibir mais Exibir menos
    29 minutos
  • [DADOS vol. 68,n.2] A Lógica da Causalidade Aplicada ao Presidencialismo de Coalizão: Considerações Metodológicas
    Dec 11 2024

    Glauco Peres, professor do Departamento de Ciência Política da Universidade de São Paulo (USP), conversa com nossa assistente de divulgação científica Giovanna Monteiro-Macedo sobre seu artigo "A Lógica da Causalidade Aplicada ao Presidencialismo de Coalizão: Considerações Metodológicas", que faz parte do nosso acervo.

    Exibir mais Exibir menos
    30 minutos
  • [DADOS vol.64, n.4] Movimentos Sociais e Políticas Públicas: Consequências na Política Nacional de Direitos Humanos
    Nov 13 2024

    Giovanna Monteiro-Macedo, nossa assistente de divulgação científica, conversou com Euzeneia Carlos, professora do Programa de Pós-Graduação em Ciências Sociais da Universidade Federal do Espírito Santo (UFES) sobre seu artigo: Movimentos Sociais e Políticas Públicas: Consequências na Política Nacional de Direitos Humanos, que faz parte do nosso acervo.


    Leia o resumo: Este artigo analisa os resultados políticos do movimento social na política pública, especificamente as consequências do movimento de Direitos Humanos nos programas de proteção da Política Nacional de Direitos Humanos. Baseia-se em pesquisa empírica de duas décadas (1990 e 2000) do movimento de Direitos Humanos no Espírito Santo, através de duas campanhas de abrangência nacional examinadas por meio de documentos e entrevistas com ativistas: Campanha Contra a Impunidade e Corrupção e Campanha Contra as Violações no Sistema Prisional. Utiliza uma abordagem correlacional-processual para investigar as consequências do movimento social na política pública. O principal argumento é que o movimento de Direitos Humanos produziu consequências sobre a formulação e implementação da política pública que são estruturantes da Política Nacional de Direitos Humanos. Argumenta que esses resultados consistem num processo de institucionalização de direitos que configura encaixes institucionais. Adicionalmente, ressalta o papel dos repertórios de confronto como condição que favorece os resultados políticos e os mecanismos que operam na mobilização.

    Para consultar o texto completo acesse: https://doi.org/10.1590/dados.2021.64.4.248


    Site de DADOS⁠⁠ ⁠http://dados.iesp.uerj.br/⁠⁠⁠

    DADOS no Twitter⁠⁠ ⁠https://twitter.com/DadosRevista⁠⁠

    DADOS no Instagram⁠⁠ ⁠https://www.instagram.com/DadosRevista/⁠⁠⁠

    DADOS no Facebook⁠⁠ ⁠https://www.facebook.com/revistadados/ ⁠⁠⁠

    Seminário DADOS e a Ciência Aberta:

    ⁠⁠⁠https://www.youtube.com/watch?v=UavSg5GhbA4⁠⁠⁠

    Exibir mais Exibir menos
    33 minutos

O que os ouvintes dizem sobre DADOS

Nota média dos ouvintes. Apenas ouvintes que tiverem escutado o título podem escrever avaliações.

Avaliações - Selecione as abas abaixo para mudar a fonte das avaliações.