Dados e Cuidado Integrados: Como a Axenya Está Alinhando os Incentivos no Setor de Saúde Podcast Por  capa

Dados e Cuidado Integrados: Como a Axenya Está Alinhando os Incentivos no Setor de Saúde

Dados e Cuidado Integrados: Como a Axenya Está Alinhando os Incentivos no Setor de Saúde

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Sobre este título

Neste episódio do Canary Cast, Kristian Huber, General Partner do Canary, conversa com Mariano García, Founder e CEO da Axenya, empresa que está transformando como as empresas brasileiras gerenciam a saúde de seus colaboradores por meio de dados, tecnologia e um modelo de negócio alinhado aos interesses de todos os atores da cadeia. A Axenya nasceu de uma tese simples, mas poderosa: o mercado de saúde precisa ser atualizado, e não há melhor momento para iniciar essa mudança do que agora. Criado em 1935 para lidar principalmente com doenças agudas (curta duração e alta intensidade), o sistema de saúde sofre hoje com mais de 85% dos custos relacionados a doenças crônicas — um volume para o qual ele não foi desenhado e que acaba desequilibrando as contas de diversos elos da cadeia, recaindo principalmente sobre os pagadores. Enquanto a tecnologia médica avançou significativamente no tratamento de doenças agudas, a expectativa de vida aumentou, a ocorrência de doenças crônicas se estendeu ao longo da vida e o sistema não se adaptou para acompanhar necessidades como monitoramento contínuo, prevenção e intervenção no momento certo. O resultado? Hoje, aproximadamente 50% dos custos de saúde estão relacionados a ineficiências de monitoramento e falta de ação preventiva — não ao volume de atendimentos, medicamentos ou procedimentos médicos em si. A solução que Mariano desenvolveu com a Axenya, apoiado em seus muitos anos na indústria de saúde, foi construir uma plataforma de gestão que agrega dados de múltiplas fontes (wearables, registros médicos, comportamento), os processa em tempo real e identifica populações em risco para intervir antes que doenças se agravem. Hoje, com uma população de 100 mil vidas sob monitoramento, a Axenya realiza mais de 95 milhões de análises clínicas por mês — um volume que seria impossível de executar mesmo se todos os médicos do Brasil trabalhassem exclusivamente para a empresa. No episódio, Mariano compartilha sua trajetória de 25 anos no setor de saúde — passando por Pfizer, Warburg Pincus, Bausch, Empresas de Biotecnologia e Advent — e como essa experiência o levou a identificar a oportunidade de reinventar a forma como empresas compram e gerenciam planos de saúde. Ele explora os principais desafios do mercado, como o desalinhamento de incentivos entre corretoras, planos e pacientes, e como a Axenya está rompendo esse ciclo ao se remunerar apenas pelo valor que entrega — e não pela comissão sobre o que é gasto.Destaques do episódio: 00:00 – 02:20 Introdução do episódio e apresentação do convidado02:28 – 07:20 Trajetória de Mariano Garcia no setor de saúde: de Pfizer a empreendedor07:22 – 09:40 O início da tese da Axenya a partir da ascensão do volume de dados em saúde09:44 – 14:35 As dores do setor de saúde: quais são os principais vetores de custo e o desalinhamento de incentivos14:35 – 17:33 Por que empreender com saúde no Brasil especificamente17:33 – 19:11 O que Mariano aprendeu como investidor, executivo e empreendedor que leva para a Axenya19:23 – 21:30 Complexidade de dados e os pontos de inflexão que permitem a solução da Axenya existir21:37 – 24:50 Proposta de valor da Axenya: como entrega valor para cada elo da cadeia (empresa, plano, paciente)25:00 – 27:00 O paradoxo da Axenya: mais consultas e exames, mas 50% menos de custos28:00 – 31:25 Quem é o cliente Axenya hoje e como quebra a resistência do mercado tradicional31:27 – 32:13 Modelo de negócio: monetização por success-fee em vez de comissão32:14 – 34:54 Quebrando a dinâmica anual de troca de planos: modelos de alinhamento de incentivos34:55 – 38:12 Os impactos da Axenya: redução de sinistralidade, eficiência de custos e NPS de 95+38:13 – 41:40 A visão de futuro: de otimizador de planos para plataforma completa de gestão de saúde41:42 – 44:30 Maiores erros, acertos e aprendizados sobre times e cultura44:48 – 47:10 A importância de pensar diferente do mercado: first principles vs. playbook47:16 – 48:19 Conselho para o Mariano do passado48:30 – 50:50 Conteúdos recomendados51:00 – 51:49 Conclusão do episódioConteúdos recomendados no episódio:"Redefining Healthcare: Creating Value-Based Competition on Results" de Michael Porter Livro seminal que introduziu o conceito de value-based healthcare há mais de 20 anos."Software is eating the world, yet healthcare remains INEDIBLE: How to Build the Modern, Tech-Enabled, Healthcare Experience" de Mariano García ValiñoMariano destaca que Porter escreveu sobre saúde baseada em valor de forma teórica, mas hoje, com as ferramentas tecnológicas disponíveis (como as que a Axenya usa), é possível colocar essas ideias em prática. É quase uma homenagem a Michael Porter, mas com a tecnologia que ele não tinha à época. "The Innovator's Prescription: A Disruptive Solution for Health Care" de Clayton Christensen Do mesmo autor ...
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