![[Dados, vol.63, n. 4] Mercado das Drogas Ilícitas e Homicídios no Brasil: Um Estudo Comparativo das Cidades de Belo Horizonte (MG) e Maceió (AL) Podcast Por capa](https://m.media-amazon.com/images/I/419sp8a1VEL._SL500_.jpg)
[Dados, vol.63, n. 4] Mercado das Drogas Ilícitas e Homicídios no Brasil: Um Estudo Comparativo das Cidades de Belo Horizonte (MG) e Maceió (AL)
Falha ao colocar no Carrinho.
Falha ao adicionar à Lista de Desejos.
Falha ao remover da Lista de Desejos
Falha ao adicionar à Biblioteca
Falha ao seguir podcast
Falha ao parar de seguir podcast
-
Narrado por:
-
De:
Sobre este áudio
Giovanna Monteiro-Macedo, nossa assistente de divulgação científica, conversou com Luís Flávio Sapori, doutor em Sociologia e professor do programa de pós-graduação em ciências sociais da Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC Minas sobre um artigo de autoria dele: "Mercado das Drogas Ilícitas e Homicídios no Brasil: Um Estudo Comparativo das Cidades de Belo Horizonte (MG) e Maceió (AL) ", presente em nosso acervo.
Leia o resumo abaixo:
Esse artigo analisa o impacto do mercado das drogas ilícitas na incidência de homicídios em Belo Horizonte (BH) e Maceió (AL). Foram consultados os relatórios finais dos inquéritos policiais de homicídios com autoria identificada nas respectivas cidades, no biênio 2012-2013. Elaborou-se uma tipologia de motivações de homicídios a partir da qual procedeu-se à categorização de cada caso. A principal descoberta da pesquisa é a constatação de que o mercado das drogas ilícitas é motivação relevante dos homicídios em ambas as cidades. Porém, em magnitude inferior à geralmente propagada por autoridades da segurança pública. Identificou-se também um número expressivo de homicídios cuja motivação não era relacionada à dinâmica do mercado das drogas ilícitas, mas cujos autores tinham envolvimento com essa atividade criminosa. Esse fenômeno foi denominado de difusão da violência pelo mercado das drogas ilícitas .
Para consultar o texto completo acesse: https://doi.org/10.1590/dados.2024.67.4.339
Site de DADOS http://dados.iesp.uerj.br/
DADOS no Twitter https://twitter.com/DadosRevista
DADOS no Instagram https://www.instagram.com/DadosRevista/
DADOS no Facebook https://www.facebook.com/revistadados/
Seminário DADOS e a Ciência Aberta:
https://www.youtube.com/watch?v=UavSg5GhbA4