![[Dados vol.67, n.2] Livrarias Negras no Sudeste Brasileiro (1972-2018) Podcast Por capa](https://m.media-amazon.com/images/I/419sp8a1VEL._SL500_.jpg)
[Dados vol.67, n.2] Livrarias Negras no Sudeste Brasileiro (1972-2018)
Falha ao colocar no Carrinho.
Falha ao adicionar à Lista de Desejos.
Falha ao remover da Lista de Desejos
Falha ao adicionar à Biblioteca
Falha ao seguir podcast
Falha ao parar de seguir podcast
-
Narrado por:
-
De:
Sobre este áudio
Em nosso novo episódio, Daniela Lisbôa, nossa assistente de divulgação científica, conversou com o professor Mário Augusto Medeiros da Silva (Unicamp) sobre o artigo dele "Livrarias Negras no Sudeste Brasileiro (1972-2018)", presente em nosso acervo da revista.
Leia o resumo abaixo:O artigo apresenta e analisa a história e as conexões de diferentes experiências de comércio livreiro em São Paulo, Minas Gerais e Rio de Janeiro, entre 1972 e 2018, a saber: Livraria Contexto, Livraria Eboh, Livraria Griot, Sobá Livraria e Café, Kitabu Livraria Negra, Iná Livros, Livraria Africanidades. Especificamente livrarias negras, de proprietárias negras e donos negros, que se dedicaram a fazer circular a literatura produzida e editada pela autoria negra e/ou africana. Por vezes, com conexões com associações e movimentos negros coetâneos. Considerando a escassez de pesquisas sobre este objeto específico, foi utilizado como método principal a entrevista estruturada com os sujeitos envolvidos na atividade, análise de fontes secundárias bem como o recurso a pesquisa em jornais, que se revelou bastante importante para compreender alguns dos sentidos sociais atribuídos pelos comerciantes negros em sua atividade, seus alcances, conexões de sentidos e limites.
Para consultar o texto completo acesse: https://doi.org/10.1590/dados.2024.67.2.319
Site de DADOS http://dados.iesp.uerj.br/
DADOS no Twitter https://twitter.com/DadosRevista
DADOS no Instagram https://www.instagram.com/DadosRevista/
DADOS no Facebook https://www.facebook.com/revistadados/
Seminário DADOS e a Ciência Aberta:
https://www.youtube.com/watch?v=UavSg5GhbA4