![[Dados vol.67, n.4] Entre a Desinstitucionalização e a Resiliência: Participação Institucional no Governo Bolsonaro Podcast Por capa](https://m.media-amazon.com/images/I/419sp8a1VEL._SL500_.jpg)
[Dados vol.67, n.4] Entre a Desinstitucionalização e a Resiliência: Participação Institucional no Governo Bolsonaro
Falha ao colocar no Carrinho.
Falha ao adicionar à Lista de Desejos.
Falha ao remover da Lista de Desejos
Falha ao adicionar à Biblioteca
Falha ao seguir podcast
Falha ao parar de seguir podcast
-
Narrado por:
-
De:
Sobre este áudio
Giovanna Monteiro-Macedo, nossa assistente de divulgação científica, conversou com Carla de Paiva Bezerra (DIEST – IPEA), Debora Rezende de Almeida (IPOL-UnB), Adrian Gurza Lavalle (FFLCH-USP) e Monika Dowbor (UFPel, RS) sobre o artigo deles "Entre a Desinstitucionalização e a Resiliência: Participação Institucional no Governo Bolsonaro", presente em nosso acervo da revista.
Leia o resumo abaixo: Nosso objetivo é caracterizar a desinstitucionalização impulsionada pelo governo Bolsonaro e aferir seus alcances sobre os conselhos. Oferecemos um diagnóstico empírico da situação regulatória de 103 colegiados nacionais, a partir de base de dados original. Argumentamos que as medidas do governo não geram efeitos homogêneos e que variam em função de dois fatores: i) aspreferências do governo em relação aos conteúdos das políticas públicas; ii) a resiliência dos conselhos. A resiliência, é resultado da combinação de duas dimensões, desenvolvidas em uma tipologia analítica: o desenho institucional e sua inserção nas respectivas comunidades de políticas. Concluímos que os conselhos mais afetados em seu funcionamento estão relacionados às políticas cuja pauta é contrária àquela do governo Bolsonaro e que possuem menor resiliência, considerada em suas duas dimensões. Proporcionalmente, meio ambiente foi a área mais atingida pela revogação. Já direitos humanos e políticas sociais sofreram mais alterações substantivas. Por sua vez, a área de desenvolvimento econômico e infraestrutura foi a menos afetada, face ao maior alinhamento com as preferências do governo, mesmo contando com colegiados com menor resiliência.
Para consultar o texto completo acesse: https://doi.org/10.1590/dados.2024.67.4.339
Site de DADOS http://dados.iesp.uerj.br/
DADOS no Twitter https://twitter.com/DadosRevista
DADOS no Instagram https://www.instagram.com/DadosRevista/
DADOS no Facebook https://www.facebook.com/revistadados/
Seminário DADOS e a Ciência Aberta:
https://www.youtube.com/watch?v=UavSg5GhbA4