Episódios

  • Você é perfeccionista?
    Jan 12 2026

    Tem gente que se orgulha desse adjetivo. Soa como uma qualidade, mas não se engane. Viver como perfeccionista é ruim pra vida e não agrada a Deus.

    Perfeccionistas se orgulham de acertar em tudo. Mas se eles não erram, não precisam pedir perdão e nem precisa da misericórdia de ninguém.

    Veja o que diz o Salmo 36 no verso 5: "A tua misericórdia, Senhor, chega até os céus, a tua fidelidade vai até as nuvens.Como é preciosa, ó Deus, a tua misericórdia! Por isso, os filhos dos homens se acolhem à sombra das tuas asas."

    Veja que palavras lindas o salmista usou para falar da misericórdia. Isso é sinal de que ele errou, mas foi perdoado e por isso experimentou a misericórdia de Deus em sua própria vida.

    Você deve lutar contra seus erros, mas isso não tem nada a ver com perfeccionismo. Ser perfeccionista é algo que você deve abandonar. Faz mal pra você e para as pessoas que estão ao seu redor. Além disso, não permite que você saiba o que é a misericórdia de Deus.

    Se vai confiar em alguém, que não seja em você mesmo, mas em Jesus, porque só Ele é perfeito.

    Exibir mais Exibir menos
    1 minuto
  • Você tem lutado pelas coisas certas?
    Jan 11 2026

    Pode ser que não, e sabe o pior? Nós seres humanos, temos grande capacidade de manipular os fatos. Isso porque temos a tendência de não apontar nossos erros, mas os dos outros.

    Veja o que diz o Salmo 35, no verso 25: "Não digam eles lá no seu íntimo: “Agora, sim! Cumpriu-se o nosso desejo!” Não digam: “Acabamos com ele!”

    Não conheço a história do salmista e nem muito menos o que ele estava vivendo. Confio em suas palavras e aprendo com elas. Mas em seu registro, o salmista me fez lembrar de algo que incomoda muita gente: o problema com a própria imagem.

    De forma geral, somos pessoas preocupadas com nossa imagem. Nos arrumamos, escolhemos a melhor foto para publicar em uma rede social. Tiramos uma, duas, várias fotos até ficar legal. A princípio não há qualquer problema com isso. Mas há uma linha perigosa que não pode ser atravessada.

    Tudo pode se resumir ao que vão pensar de você, ou seja, a sua preocupação pode girar em torno da sua própria imagem. Mas isso não está certo. Você não existe para si mesmo, mas para manifestar a glória daquele que te criou.

    Às vezes você pode estar numa luta terrível, mas pode ser que esteja lutando pelas coisas erradas. Pense nisso! Se vai glorificar a Deus, siga lutando, mas se não, essa luta é só sua.

    Exibir mais Exibir menos
    1 minuto
  • Deus tem sido um bom empregado?
    Jan 9 2026

    Eu sei que essa pergunta pode parecer um tanto chocante, mas queria que você prestasse atenção nessa questão que considero muito importante.

    Veja o que diz o Salmo 35 no verso 23: "‭‭Acorda e desperta para me fazeres justiça! Defende a minha causa, Deus meu e Senhor meu."

    Na leitura dos salmos é possível ver a alma de quem escreve. As palavras, mesmo poéticas, não são manipuladas para apresentar alguém "politicamente correto". Nos salmos encontramos alegria, esperança, amor, louvor. Mas também encontramos dor, sofrimento, reclamação, indignação. E esse salmo não poderia ser diferente.

    Nele o salmista convoca Deus para ser o seu defensor. O salmista se sente atacado, humilhado, desonrado. E Deus precisa vingá-lo, e é esse aspecto que me chama a atenção.

    Pode ser que você esteja interessado apenas no poder de Deus e no que Ele pode fazer por você. Se você tem agido assim, desculpa te dizer, mas você tem tratado Deus como seu empregado.

    Deus quer ser tratado como Pai, amigo. Ele quer uma relacionamento e não um monte de pedidos. Que tal mudar isso? Busque se relacionar com Deus e não se interesse apenas pelo que Ele pode fazer por você.

    Exibir mais Exibir menos
    1 minuto
  • Já sentiu dor na alma?
    Jan 8 2026

    Muitas coisas nessa vida podem nos provocar dor e tristeza, mas algumas coisas conseguem acertar a nossa alma, nos provocando profunda decepção. Mas por que?

    Tem muito a ver com a nossa expectativa. Criamos muitas expectativas com pessoas. E às vezes uma expectativa frustrada pode provocar dor bem no fundo, na nossa alma.

    Tem gente que diz que aprendeu a viver sem expectativas, mas isso é impossível. Até Deus, mesmo sabendo que vamos errar, sempre espera que nossas decisões sejam acertadas. Isso não é interessante?

    Mas quantas vezes esperamos bondade e recebemos maldade? Esperamos compreensão e recebemos julgamento? Esperamos amizade e recebemos traição?

    Veja o que diz o Salmo 35, no verso 12: "Pagam-me o mal pelo bem, o que é desolação para a minha alma."

    O salmista está diante da decepção. Ele ajudou quem precisava, mas agora que ele precisa de ajuda, simplesmente foi esquecido pelos seus amigos.

    Aprender a lidar com as expectativas frustradas e continuar caminhando com as pessoas mesmo quando elas erram é possível, mas é preciso uma longa caminhada com Jesus. Continue gerando boas expectativas, mas se uma delas se frustrar, não deixe isso transformar seu coração.

    Exibir mais Exibir menos
    1 minuto
  • Não tire os olhos dessa criança
    Jan 6 2026

    Não tire os olhos dessa criança!


    Sabe aquele menino travesso, que apronta um monte? Não é possível tirar os olhos de uma criança assim, porque se você fizer isso, vai se surpreender com a bagunça que ele pode fazer.


    É interessante como as crianças exigem a atenção dos pais e isso acontece de forma especial em algumas fases da vida, principalmente quando são bem pequenas.


    Mas quando as crianças vão crescendo, os pais vão abandonando esse olhar mais atento e vão deixando a criança sob a própria responsabilidade dela. Ou vão terceirizando esse cuidado por meio de babás ou cuidadores.


    Mas veja que afirmação legal o Salmo 34 no verso 15 nos traz: "Os olhos do Senhor repousam sobre os justos, e os seus ouvidos estão abertos ao seu clamor".


    O que o salmo está dizendo é simples, mas poderoso demais: Deus não tira os olhos de nós. Mas seu olhar não é como um fiscal ou como um auditor que procura um erro. Seu olhar é de um Pai completamente apaixonado por seus filhos.


    Ele não tira os olhos porque nos ama, Ele não passa a responsabilidade para outros porque cuidar de nós não é um fardo pra Ele.


    Você pode até ter parado de olhar para Deus, mas Ele não tirou os olhos de você. Espero que seus olhos se encontrem com o Dele e um grande relacionamento entre Pai e filho possa acontecer. Ele está te esperando, pode crer!

    Exibir mais Exibir menos
    3 minutos
  • Você tem se afastado do mal?
    Jan 5 2026

    Você tem se afastado do mal?


    A maldade está em cada canto desse universo. São muitas as pessoas que querem derramar sangue, e destruir a vida alheia pelo simples prazer de fazer o mal.


    Se não bastasse o mal declarado, existe também o mal que está velado, gente que mantém escondida as suas intenções.


    O mal tem o poder de nos contaminar. É muito comum que aqueles que combatem o mal, se tornem tão maus quanto os que perseguem. Chegar tão perto do mal é perigoso, perigoso demais pra se brincar.


    Veja o que diz o Salmo 34, na primeira parte do verso 14: "Afaste-se do mal e pratique o bem"


    Com uma frase muito simples e direta, o salmista dá um conselho, não uma ordem, porque a decisão é pessoal.


    Como o mal não está em um lugar específico, é preciso ter os olhos atentos e dia após dia tomar decisões sábias. Mas o salmista também falou sobre praticar o bem e aí fica mais fácil, porque o bem está em Jesus.


    Ser discípulo de Jesus exige dia após dia uma atitude intencional de afastamento da maldade e proximidade com o Mestre. Você tem sido intencional nessa questão?


    Seja sábio e escolha todos os dias estar mais próximo do Senhor.

    Exibir mais Exibir menos
    1 minuto
  • Você fala demais?
    Jan 4 2026

    Você fala demais?


    Tem momentos que me arrependo de ter dito certas palavras. É assim também com você? Seria tão bom se a gente fosse capaz de escutar mais e falar menos. E esse é exatamente o conselho bíblico. Mas como isso é difícil! Parece que às vezes as palavras saem sem controle.


    Mas preste bem atenção, não estou aqui dando uma justificativa, e nem falando como alguém que está acomodado com o próprio erro. Estou compartilhando a minha luta, que provavelmente também é a sua.


    Veja o que diz o Salmo 34, no verso 13: "Refreie a língua do mal e os lábios de falarem palavras enganosas."


    Leio esse verso e percebo como essa luta é real e o quanto é nossa responsabilidade tomar as rédeas da situação. O texto é claro ao dizer que devo "refrear" a língua do mal. Eu tenho o controle e não o contrário. Basta pisar no freio e pronto, tudo resolvido.


    Mas a verdade é que muitas vezes damos vazão à nossa língua e as palavras saem de nossa boca como uma arma poderosa, acertando, ferindo e matando pessoas. Contudo, não deveria ser assim!


    Eu tenho o controle e você também tem o controle. Basta usar o freio e parar antes que seja tarde. Fale menos! Se não vai abençoar, não fale. Se vai machucar, não fale.

    Exibir mais Exibir menos
    1 minuto
  • Já provou jiló?
    Jan 2 2026

    Já provou jiló?


    Poder comer é algo maravilhoso. São muitos alimentos nutritivos e diferentes que estão à nossa disposição. Cada alimento tem uma textura e sabor diferentes.


    Começamos a vida experimentando leite materno, depois legumes e frutas. Cenoura, batata, batata doce, beterraba, chuchu, banana, maçã, tudo vai sendo devidamente apresentado a nós. Alguns sabores vão sendo apreciados e outros completamente rejeitados.


    Nesse sentido, veja o que diz o Salmo 34, verso 8: "Provem e vejam que o Senhor é bom; bem-aventurado é quem nele se refugia."


    O salmista faz um convite interessante demais: "provem"! E como faz sentido dizer isso. Como alguém pode dizer que não gosta de chuchu até que tenha experimentado seu sabor?


    Mas é interessante que sem provar, deduzimos sabores e somos encantados até pelo que nos faz mal. Falo isso pensando nos biscoitos de péssima qualidade que são vendidos por aí, cheios de gordura e açúcar. As embalagens se vendem! E o pior? Nós compramos!


    Provar jiló é uma decisão. Eu já provei e não gostei. Provar um relacionamento com Deus também é uma decisão. Se você só fala que não quer, mas nunca experimentou, tá falando do que não conhece. Mas eu te digo que deveria experimentar! Eu posso dizer que provei desse relacionamento e foi a melhor coisa que aconteceu na minha vida.

    Exibir mais Exibir menos
    1 minuto