Eliane Cantanhêde responde Podcast Por Estadão capa

Eliane Cantanhêde responde

Eliane Cantanhêde responde

De: Estadão
Ouça grátis

Sobre este áudio

Ouça os comentários diários da colunista do Estadão para o Jornal Eldorado, da Rádio Eldorado (SP). Eliane ainda responde a perguntas dos ouvintes. Quer mandar a sua? Escreva para o número de WhatsApp: (11) 99481-1777.2025 Estadão Política e Governo
Episódios
  • "Reunião foi menos para tratar de governo e mais para campanha eleitoral"
    Aug 27 2025

    O presidente Lula afirmou, em reunião ministerial, que o governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas, será seu adversário nas eleições de 2026. Foi a primeira vez que Lula mencionou publicamente a entrada de Tarcísio no páreo. A mudança de tom chamou a atenção de ministros, já que, até há pouco tempo, Lula repetia a análise do vice-presidente Geraldo Alckmin, para quem não faria sentido Tarcísio deixar o governo paulista e abrir mão de uma reeleição tranquila, com o objetivo de disputar a Presidência. Agora, porém, Lula avalia que o ex-presidente Jair Bolsonaro não terá alternativa senão apostar no aliado paulista. "Como esperado, o presidente fez uma cobrança muito clara aos ministros de partidos que estão 'com um pé em uma canoa e um pé em outra'. Ele exigiu que eles defendam o governo em manifestações públicas. Foi um recado muito direto ao Centrão e, particularmente, ao União Brasil, que tem três ministérios, fez uma federação com o PP, bolsonarista, e abriu uma posição clara a favor da candidatura de Tarcísio à Presidência. A segunda admissão de Lula, ontem, foi de que é candidato, sim. A reunião foi menos para tratar de governo e mais para campanha eleitoral. De boné, Lula estava mais fantasiado de candidado", diz Cantanhêde.

    See omnystudio.com/listener for privacy information.

    Exibir mais Exibir menos
    18 minutos
  • "Bolsonaro foi 'cavando' sua prisão e PGR busca evitar fuga dele do Brasil"
    Aug 26 2025

    O procurador-geral da República, Paulo Gonet, defendeu nesta segunda-feira (25) que a Polícia Federal amplie o monitoramento do ex-presidente Jair Bolsonaro, que é réu na trama golpista e cumpre prisão domiciliar. O ex-presidente também é monitorado por tornozeleira eletrônica. "A decisão do STF era só prender Bolsonaro depois da condenação, se ela viesse, e o trâmite em julgado, até que o ex-presidente começou a dar todos os pretextos e foi 'cavando' a prisão domiciliar e o uso da tornozeleira. Os indícios de que ele prepara uma fuga do País são muito óbvios. A decisão da PGR é para evitar isso", diz Eliane.

    See omnystudio.com/listener for privacy information.

    Exibir mais Exibir menos
    23 minutos
  • "Os Bolsonaros estão perdendo a guerra da opinião pública"
    Aug 25 2025

    Mais da metade dos brasileiros (55%) acredita que a prisão domiciliar do ex-presidente Jair Bolsonaro foi justa, aponta pesquisa Genial/Quaest divulgada hoje. O levantamento ainda mostra que 39% dizem que a prisão é injusta, enquanto 6% não sabe ou não respondeu. A pesquisa ouviu 2.004 pessoas com mais de 16 anos entre 13 e 17 de agosto em 120 municípios. A margem de erro é de dois pontos porcentuais para mais e para menos. "Os Bolsonaros estão perdendo a guerra da opinião pública. Eduardo Bolsonaro, além de jogar seu mandato fora, ir para os EUA trabalhar contra os interesses do Brasil, a Suprema Corte brasileira e a imagem, a Economia e empresas do Brasil, também ataca o Banco do Brasil, que tem capilaridade no Mundo todo. Que patriota! Só falta atacar, agora, a Petrobras. Sua única questão é estraçalhar o País para impedir a prisão de seu pai", afirma Eliane.

    See omnystudio.com/listener for privacy information.

    Exibir mais Exibir menos
    21 minutos
Ainda não há avaliações