Ep. 24 - Matética: aprende-se mais quando se ensina menos Podcast Por  capa

Ep. 24 - Matética: aprende-se mais quando se ensina menos

Ep. 24 - Matética: aprende-se mais quando se ensina menos

Ouça grátis

Ver detalhes do programa

Sobre este áudio

Olá, ouvinte do Professorando!

Você sabe o que significa a palavra matética? Todo ensino pressupõe uma aprendizagem? E toda aprendizagem pressupõe o ensino? De que forma temos lidado com a sala de aula e o currículo escolar frente às novas competências e habilidades que o mundo contemporâneo exige?

Neste 24º episódio, nós conversamos com a professora Paloma Chaves sobre o tema matética: a arte de aprender. A professora nos traz muitas provocações importantes acerca do processo de ensino e aprendizagem sob a ótica da matética e do construcionismo, e nos faz refletir sobre a maneira como a educação está muito focada na arte de ensinar e pouco na arte de aprender.

E aí, vamos professorar um pouco?

PROFESSORANDO 24: Matética: aprende-se mais quando se ensina menos

Entrevistador: Ronilson Fernandes

Entrevistada: Paloma Epprecht Machado Campos Chaves

Data da publicação: 30/03/2021

Referências:

Contatos profissionais da professora Paloma: http://linktr.ee/professorapaloma

Capítulo do livro sobre a Experiência da Licenciatura em Química do IFSP Capivari: http://gg.gg/ifspcapivari

Materiais sobre Matética: http://gg.gg/matetica

Vídeo da conversa entre Paulo Freire e Papert: https://www.youtube.com/watch?v=FnVCyL9BwS8

Texto “Matética e inovação pedagógica: o centro e a periferia” (Carlos N. Fino): https://bit.ly/39oC9oh

O que os ouvintes dizem sobre Ep. 24 - Matética: aprende-se mais quando se ensina menos

Nota média dos ouvintes. Apenas ouvintes que tiverem escutado o título podem escrever avaliações.

Avaliações - Selecione as abas abaixo para mudar a fonte das avaliações.