
Ep. 24 - Matética: aprende-se mais quando se ensina menos
Falha ao colocar no Carrinho.
Falha ao adicionar à Lista de Desejos.
Falha ao remover da Lista de Desejos
Falha ao adicionar à Biblioteca
Falha ao seguir podcast
Falha ao parar de seguir podcast
-
Narrado por:
-
De:
Sobre este áudio
Olá, ouvinte do Professorando!
Você sabe o que significa a palavra matética? Todo ensino pressupõe uma aprendizagem? E toda aprendizagem pressupõe o ensino? De que forma temos lidado com a sala de aula e o currículo escolar frente às novas competências e habilidades que o mundo contemporâneo exige?
Neste 24º episódio, nós conversamos com a professora Paloma Chaves sobre o tema matética: a arte de aprender. A professora nos traz muitas provocações importantes acerca do processo de ensino e aprendizagem sob a ótica da matética e do construcionismo, e nos faz refletir sobre a maneira como a educação está muito focada na arte de ensinar e pouco na arte de aprender.
E aí, vamos professorar um pouco?
PROFESSORANDO 24: Matética: aprende-se mais quando se ensina menos
Entrevistador: Ronilson Fernandes
Entrevistada: Paloma Epprecht Machado Campos Chaves
Data da publicação: 30/03/2021
Referências:
Contatos profissionais da professora Paloma: http://linktr.ee/professorapaloma
Capítulo do livro sobre a Experiência da Licenciatura em Química do IFSP Capivari: http://gg.gg/ifspcapivari
Materiais sobre Matética: http://gg.gg/matetica
Vídeo da conversa entre Paulo Freire e Papert: https://www.youtube.com/watch?v=FnVCyL9BwS8
Texto “Matética e inovação pedagógica: o centro e a periferia” (Carlos N. Fino): https://bit.ly/39oC9oh