Episode 432: CAT_ Dia Mundial Sem Tabaco 2025: como o protagonismo juvenil pode contribuir? Podcast Por  capa

Episode 432: CAT_ Dia Mundial Sem Tabaco 2025: como o protagonismo juvenil pode contribuir?

Episode 432: CAT_ Dia Mundial Sem Tabaco 2025: como o protagonismo juvenil pode contribuir?

Ouça grátis

Ver detalhes do programa

Sobre este áudio

Pelo Centro de Apoio ao Tabagista - CAT, ONG carioca sem fins lucrativos, que tem como propósito maior contribuir para a redução dos impactos ambientais, econômicos, sanitários e sociais do nicotinismo, conversaremos com a diretora do Núcleo dos Programas de Saúde Escolar da Secretaria Municipal de Educação (SME) de Rio de Janeiro, a professora Jaqueline Guabiraba. O Programa Viva Voz Saúde, da Rádio Nossa Senhora de Copacabana, foi ao ar, ao vivo, neste sábado, 31/05/2025.

O dia 31 de maio, é consagrado a divulgar o Dia Mundial Sem Tabaco (World No Tobacco Day - WNTD), por deliberação da Assembleia Mundial da Saúde* tomada em 1987, portando, há 38 anos. A cada ano, a Organização Mundial da Saúde - OMS elege um mote a ser trabalhado para aumentar a conscientização da população global sobre os meandros do maior problema de saúde pública conhecido, o nicotinismo.

O tema deste ano é de particular interesse para o enfrentamento da pandemia de doenças relacionadas ao uso de produtos de nicotina, que mata anualmente quase 9 milhões de pessoas e adoece o planeta de maneiras variadas. Visando reverter a perda diuturna colossal de consumidores, a Indústria da Nicotina - IN tem implementado as suas estratégias de marketing, voltando, criminosamente, como de hábito, as suas baterias para a sedução de crianças, adolescentes e adultos jovens com os chamados dispositivos eletrônicos para fumar (DEFs), também conhecidos como cigarros eletrônicos, vapers, pods, e-cigarettes, e-ciggies, e-pipes, e-cigars, heat not burn (tabaco aquecido), entre outros. Daí, a OMS denuncia, em 2025, que a IN tem lançado mão de inúmeras formas de manipulação para a não compreensão dos riscos embutidos na experimentação e iniciação no consumo do seu alcaloide mortal.

O CAT vem trabalhando há décadas na disseminação de informações referentes à questão do tabaco, fonte principal de nicotina para a indústria. O enfrentamento à pandemia tem 2 pilares fundamentais: a cessação do uso pelos dependentes químicos da droga e o combate à iniciação por parte dos menores de idade. Sabemos que há ainda no planeta, apesar de todos os nossos esforços, 1.25 bilhão de dependentes de nicotina, a substância psicoativa que mais gera adicção, dentre todas as conhecidas. Por outro lado, sabe-se igualmente que 95% dos fumantes se tornaram escravos dos produtos de nicotina antes de completados 21 anos de idade.

A não entrada de crianças e jovens na senda do consumo de nicotina tem sido uma preocupação que em breve completará 50 anos. Há 30, escrevemos o livro eletrônico "Fumar Pra Quê, Meninas e Meninos?" (disponibilizado on line, em 1996, em www.cigarro.med.br). Pela iniciativa da nossa organização, desde 3 de maio de 2013, o dia 11 de outubro está inscrito no calendário oficial da cidade do Rio de Janeiro, o "Dia da Conscientização do combate ao tabagismo da criança e do adolescente", por uma lei municipal construída com os vereadores Carlinhos Mecânico e Eduardo Moura, posteriormente sancionada pelo então prefeito Eduardo Paes, hoje novamente alcaide do Rio Janeiro. Em 2022, a nosso pedido, a deputada estadual Martha Rocha estadualizou a nossa lei. Estamos agora tentando nacionalizá-la. A data que escolhemos, o 11 de outubro, deu-se por ser véspera do Dia das Crianças.

O nosso programa deste sábado pretendeu esclarecer e valorizar o que vem sendo feito pela Secretaria de Educação da Prefeitura do Rio de Janeiro, notadamente junto ao público infantojuvenil, alvo maior da IN no país, e planeta afora. A nossa convidada dirige justamente o núcleo que pensa e elabora a política pública educacional que pode contribuir, sobremaneira, para que os jovens não sejam manipulados pelas estratégias de marketing industrial.

Nas operações técnicas do estúdio, o parceiro de sempre, Geraldo Rodrigues.

O que os ouvintes dizem sobre Episode 432: CAT_ Dia Mundial Sem Tabaco 2025: como o protagonismo juvenil pode contribuir?

Nota média dos ouvintes. Apenas ouvintes que tiverem escutado o título podem escrever avaliações.

Avaliações - Selecione as abas abaixo para mudar a fonte das avaliações.