
Episode 435: CAT_ DIA MUNDIAL DA TUBERCULOSE (2014), por Alexandre Milagres
Falha ao colocar no Carrinho.
Falha ao adicionar à Lista de Desejos.
Falha ao remover da Lista de Desejos
Falha ao adicionar à Biblioteca
Falha ao seguir podcast
Falha ao parar de seguir podcast
-
Narrado por:
-
De:
Sobre este áudio
CAT_ DIA MUNDIAL DA TUBERCULOSE (2014), por Alexandre Milagres
/////////////////////////////////////////////////
Em 2014, no Dia Mundial da Tuberculose, concedemos entrevista ao jornalista Arnaldo Risemberg (Programa A Voz da Rússia, Rádio Sputnik Brasil), falando sobre a tísica.
O dia 24 de março é globalmente celebrado por ter sido a data em que o pesquisador alemão Robert Koch revelou à academia de ciências do seu país haver descoberto o agente causador da do doença que matara quase meltade da população da Europa ao longo de décadas. Tratava-se de um micróbio, uma bactéria, nomeada de Mycobacterium tuberculosis, apelidada posteriormente de BK _ Bacilo de Koch.
Neste ano de 2014, o mundo detectava 9 milhões de casos novos/ano (hoje são 10,6 milhões) e a doença matava 1.3 milhão/ano (hoje, mata 1,25 milhão).
É necessário reforçar que a tuberculose é um indicador social, para além de um agravo sanitário, mas tem estreita relação com coisas que levam à redução da imunidade, como a aglomeração urbana, a desnutrição, o câncer, o diabetes, o envelhecimento natural, a coinfecção HIV/Aids, algumas terapias (por exemplo, quimioterapia anticâncer e uso de imunobiológicos), o tabagismo, a vivência em situação de rua, e o estar dentro do sistema prisional, etc.
O diagnóstico precoce e o tratamento imediato e completo são fundamentais para interromper a cadeia de transmissão da bactéria, pessoa-a-pessoa. Tudo isto está disponível no Sistema Único de Saúde brasileiro.