
Episode 437: CAT_ VACINAÇÃO: direito e responsabilidade de todos
Falha ao colocar no Carrinho.
Falha ao adicionar à Lista de Desejos.
Falha ao remover da Lista de Desejos
Falha ao adicionar à Biblioteca
Falha ao seguir podcast
Falha ao parar de seguir podcast
-
Narrado por:
-
De:
Sobre este título
CAT_ VACINAÇÃO: direito e responsabilidade de todos
//////////////////////////////////////////////////////
Pelo Centro de Apoio ao Tabagista - CAT, ONG carioca sem fins lucrativos, que tem como propósito maior contribuir para a redução dos impactos ambientais, econômicos, sanitários e sociais do nicotinismo, entrevistaremos a enfermeira sanitarista Nadja Greffe, sobre uma das tecnologias sanitárias mais importantes da saúde pública: a vacina.
A nossa convidada é a coordenadora de imunizações da Secretaria Municipal de Saúde do Rio de Janeiro, é membra do Comitê Técnico Assessor de Imunizações do Rio de Janeiro, consultora do Departamento Científico de Imunizações da Sociedade de Pediatria do Estado do Rio de Janeiro e consultora ad hoc do Conselho Regional de Enfermagem do Rio de Janeiro.
👇🏿👇🏿👇🏿👇🏿👇🏿
A imunização é uma história de sucesso em saúde global, salvando milhões de vidas todos os anos. As vacinas reduzem os riscos de contrair doenças, atuando com as defesas naturais do seu corpo para criar proteção. Quando você toma uma vacina, seu sistema imunológico responde.
Agora, temos vacinas para prevenir mais de 30 doenças e infecções fatais, ajudando pessoas de todas as idades a viverem vidas mais longas e saudáveis. Atualmente, a imunização previne de 3,5 milhões a 5 milhões de mortes todos os anos por doenças como difteria, tétano, coqueluche, gripe e sarampo.
A imunização é fundamental para a atenção primária à saúde, um direito humano indiscutível e um dos melhores investimentos em saúde que o dinheiro pode comprar. As vacinas também são essenciais para a prevenção e o controle de surtos de doenças infecciosas. Elas sustentam a segurança da saúde global e são uma ferramenta vital na luta contra a resistência antimicrobiana.
A pandemia de COVID-19 sobrecarregou os sistemas de saúde, resultando em retrocessos dramáticos. Os dados mais recentes sobre a cobertura vacinal contra difteria, coqueluche e tétano (DTP) ressaltam a necessidade de atualização, recuperação e fortalecimento do sistema de saúde contínuos.
O sarampo, devido à sua alta transmissibilidade, atua como um "canário na mina de carvão", expondo rapidamente a imunidade. Em 2023, 22 milhões de crianças perderam a primeira dose de rotina da vacina contra o sarampo – bem abaixo do nível de 19,3 milhões de crianças registrado em 2019.
Fonte: World Health Organization (WHO)
------------------------------------------------------------------------
Em nosso bate-papo, tentaremos abordar ao máximo as oportunidades que estão disponibilizadas para a população brasileira, através da imunização, para prevenção de um número inimaginável de agravos sérios, como Câncer do colo de útero, Febre Amarela, Gripe, Hepatites, Herpes Zoster, Meningites, Poliomielite, Sarampo, Tuberculose, dentre tantas outras moléstias preveníveis.
Nas operações técnicas do estúdio, o incansável Geraldo Rodrigues.
Programa Viva Voz Saúde, Rádio NSC, 12/05/2025.
P.S. Tomamos a liberdade de adicionar 2 áudios do médico Luís Fernando Correia, de seus podcasts 'Saúde em Foco' (Rádio CBN, 10 e 11 de julho de 2025), que também abordam aspectos importantes sobre o tema.