
Episode 438: CAT_ ECOS DE DUBLIN: Conferência Mundial para o Controle do Tabaco 2025
Falha ao colocar no Carrinho.
Falha ao adicionar à Lista de Desejos.
Falha ao remover da Lista de Desejos
Falha ao adicionar à Biblioteca
Falha ao seguir podcast
Falha ao parar de seguir podcast
-
Narrado por:
-
De:
Sobre este título
CAT_ ECOS DE DUBLIN: Conferência Mundial para o Controle do Tabaco 2025
/////////////////////////////////////////////////////////
Pelo Centro de Apoio ao Tabagista - CAT, ONG carioca sem fins lucrativos, que tem como propósito maior contribuir para a redução dos impactos ambientais, econômicos, sanitários e sociais do nicotinismo, conversamos com Cristina Perez e Mariana Pinho sobre a recém encerrada Conferência Mundial para o Controle do Tabaco (edição 2025).
A conferência deste ano, que aconteceu em Dublin, capital da Irlanda, entre os dias m 23 e 25 do mês de junho passado, foi uma nova oportunidade para que os temas relacionados ao nicotinismo possam reverberar mundo afora. Representantes de todas as partes do planeta estiveram presentes, gestores, políticos, organizações da sociedade civil e ativistas. Experiências exitosas e preocupações comuns a todos foram apresentadas e debatidas. O encontro foi organizado pela The Union e apoiado pela Bloomberg Philanthropies.
As nossas convidadas para este Programa Viva Voz Saúde, na Rádio Nossa Senhora de Copacabana (26.jul.2025), participaram presencialmente do encontro, daí este nosso bate-papo.
Cristina Perez, que é graduada em Psicologia, tem mestrado e doutorado em Saúde Pública pela Fundação Osvaldo Cruz (Fiocruz), e atua há quase 3 décadas no controle do tabaco. Atualmente trabalha em projetos do Centro de Estudos sobre Tabaco e Saúde (CETAB/ENSP/Fiocruz) através da Fundação para o Desenvolvimento Científico e Tecnológico em Saúde (Fiotec), e também no Instituto Nacional de Câncer (INCa), através da Secretaria Executiva da Comissão Nacional para Implementação da Convenção Quadro para o Controle do Uso do Tabaco (CONICQ). Em 2023 foi Techinical Officer na Secretariat of the World Health Organization for the Framework Convention on Tobacco Control em Genebra e também exerceu cargo de consultora sobre tabaco para países de língua portuguesa de 2017 a 2023.
Mariana Pinho é graduada em Enfermagem, tem mestrado em Saúde Pública pela Fiocruz, é capacitada em liderança em controle do tabaco pela Universidade Johns Hopkins e para o monitoramento da Indústria da Nicotina pela Universidade da Califórnia em São Francisco. Trabalhou, por 7 anos, como consultora independente em projetos da Organização Pan-Americana da Saúde (OPAS) e da CONICQ. Atualmente no terceiro setor, é coordenadora de Controle do Tabaco da organização não governamental ACT Promoção da Saúde, uma organização da sociedade civil que atua na promoção e na defesa de políticas de saúde pública, especialmente nas áreas de controle do tabaco e do álcool e promoção da alimentação saudável e atividade física.
O nicotinismo há mais de meio século é considerado o maior problema sanitário global, mantendo 1.25 bilhões de pessoas adictas ao alcaloide nicotina, produzindo mais de 140 milhões de adoentados graves e mais de 7 milhões de mortes anualmente. O custo econômico para as nações é estimado em 2 trilhões de dólares por ano.