
Episode 439: CAT_ AMAMENTAÇÃO: BENEFÍCIOS E DESAFIOS - Semana Mundial da Amamentação
Falha ao colocar no Carrinho.
Falha ao adicionar à Lista de Desejos.
Falha ao remover da Lista de Desejos
Falha ao adicionar à Biblioteca
Falha ao seguir podcast
Falha ao parar de seguir podcast
-
Narrado por:
-
De:
Sobre este título
CAT_ AMAMENTAÇÃO: BENEFÍCIOS E DESAFIOS - Semana Mundial da Amamentação
//////////////////////////////////////////////////////////////////
Pelo Centro de Apoio ao Tabagista - CAT, ONG carioca sem fins lucrativos, que tem como propósito maior contribuir para a redução dos impactos ambientais, econômicos, sanitários e sociais do nicotinismo, entrevistaremos a enfermeira obstétrica Bruna Fernandes, celebrando a denominada Semana Mundial da Amamentação. Programa Viva Voz Saúde, Rádio Nossa Senhora de Copacabana, 02/08/2025.
A nossa convidada é graduada pela Escola de Enfermagem Anna Nery da Universidade Federal do Rio de Janeiro - UFRJ, foi especializada em Obstetrícia pela mesma universidade e atua como enfermeira na Atenção Primária de Saúde na Estratégia de Saúde da Família no município de Duque de Caxias. Atualmente, é mestranda em Saúde da Criança no Instituto Fernandes Figueira - IFF (da Fundação Osvaldo Cruz - Fiocruz), e é consultora de amamentação.
Em 1º de agosto, é comemorado o Dia Mundial da Amamentação, data criada em 1992 pela Aliança Mundial de Ação pró-amamentação (World Alliance for Breastfeeding Action - WABA) com a finalidade de promover o aleitamento materno e a criação de bancos de leite, garantindo, assim, melhor qualidade de vida para crianças em todo o mundo. A data é comemorada dentro da Semana Mundial de Aleitamento Materno.
Para a Semana Mundial da Amamentação deste ano de 2025, 1 a 7 de agosto, o mote é: "Invista na amamentação, invista no futuro. Começos saudáveis, futuros promissores!" _ "Invest in breastfeeding, invest in the future. Healthy beginnings, hopeful futures" _ e dará destaque especial ao apoio contínuo que mulheres e bebês precisam do sistema de saúde durante sua jornada de amamentação.
A data é celebrada todos os anos na primeira semana de agosto, promovida pela OMS, UNICEF, Ministérios da Saúde e parceiros da sociedade civil em todo o mundo. É um momento para reconhecer a amamentação como uma base poderosa para a saúde, o desenvolvimento e a equidade ao longo da vida. Isso significa garantir que todas as mães tenham acesso ao apoio e às informações necessárias para amamentar pelo tempo que desejarem – investindo em aconselhamento especializado em amamentação, aplicando o Código Internacional de Comercialização de Substitutos do Leite Materno e criando ambientes – em casa, na área da saúde e no trabalho – que apoiem e empoderem as mulheres.
Não se trata apenas de fazer o que é certo – trata-se também de economia inteligente. A amamentação proporciona um futuro promissor não apenas para as crianças, mas também para as sociedades. Ela reduz os custos com assistência médica, estimula o desenvolvimento cognitivo, fortalece as economias e proporciona às crianças um começo saudável.
Ressaltamos o papel maléfico do nicotinismo sobre esta fase super importante do desenvolvimento dos bebês. O uso dos produtos de tabaco pelas mamães durante a amamentação é prejudicial tanto para a mãe quanto para o bebê. Fumar pode reduzir a produção de leite, afetar a composição e o sabor do leite, além de causar agitação e problemas de sono no bebê. A nicotina, presente no tabaco, entra no leite materno e pode afetar o desenvolvimento infantil. É conhecido o fato de que muitas mães fumantes desmamam precocemente as suas crias.
Impactos do tabagismo na mãe:
. Redução da produção de leite: A nicotina pode diminuir a produção de leite materno.
. Alterações na composição do leite: A fumaça do cigarro pode alterar a composição e o sabor do leite, tornando-o menos nutritivo e atrativo para o bebê.
. Maior risco de mastite: O tabagismo aumenta o risco de infecções mamárias (mastite).