Episode 451: CAT_ SAÚDE DO HOMEM: 5 eixos para uma vida longa e saudável Podcast Por  capa

Episode 451: CAT_ SAÚDE DO HOMEM: 5 eixos para uma vida longa e saudável

Episode 451: CAT_ SAÚDE DO HOMEM: 5 eixos para uma vida longa e saudável

Ouça grátis

Ver detalhes do programa

Sobre este título

Pelo Centro de Apoio ao Tabagista - CAT, ONG carioca sem fins lucrativos, que tem como propósito maior contribuir para a redução dos impactos ambientais, econômicos, sanitários e sociais do nicotinismo, entrevistaremos o enfermeiro Márcio Ferreira. O tema do bate-papo foi a saúde masculina.

Programa Viva Voz Saúde, Rádio Nossa Senhora de Copacabana, 20/12/2025. Nas operações técnicas do estúdio, o bravo Geraldo Rodrigues.

O nosso convidado é o atual gerente da linha de cuidado de Saúde do Homem e da Pessoa Idosa da Secretaria Municipal de Saúde do Rio de Janeiro. Foi graduado pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1998), especializou-se em Enfermagem Neonatal pela mesma universidade em parceria com a maternidade Perinatal Laranjeiras. Foi superintendente da Subsecretaria de Atenção Hospitalar Urgência e Emergência (SUBHUE) da Secretaria Municipal do Rio de Janeiro. É membro do Comitê Vida pela Valorização da Paternidade Consciente da SMS/RJ.

O termo "saúde do homem" refere-se a um campo de atenção integral que aborda as necessidades de saúde específicas da população masculina ao longo de todas as fases da vida, considerando aspectos biológicos, sociais e culturais que influenciam o bem-estar dos homens.

Significado e Importância

A saúde do homem vai além da ausência de doenças e envolve a promoção do autocuidado e a prevenção de enfermidades, reconhecendo que fatores socioculturais, como a internalização de certos modelos de masculinidade, muitas vezes afastam os homens dos serviços de saúde.

- Necessidade de Cuidado: Historicamente, os homens procuram menos os serviços de saúde e, como resultado, vivem em média sete anos e meio a menos que as mulheres no Brasil.
- Quebra de Paradigmas: Iniciativas como o Novembro Azul e a Política Nacional de Atenção Integral à Saúde do Homem visam quebrar o preconceito de que buscar ajuda médica é um sinal de fraqueza, incentivando a prevenção e o diagnóstico precoce.

Eixos Prioritários

A Política Nacional de Saúde do Homem do Ministério da Saúde organiza a atenção em cinco eixos principais:

- Acesso e Acolhimento: Facilitar a ida dos homens às unidades de saúde.
- Paternidade e Cuidado: Incluir os homens no cenário do cuidado, como na gravidez e nascimento dos filhos, como porta de entrada para o autocuidado.
- Doenças Prevalentes: Prevenção e tratamento de condições comuns, como doenças cardiovasculares, diabetes, DPOC, e cânceres de pulmão e de próstata, entre outros.
- Prevenção de Violência e Acidentes: Abordar as causas externas de morbidade e mortalidade, que são elevadas nessa população.
- Saúde Sexual e Reprodutiva: Tratamento de disfunções e prevenção de Infecções Sexualmente Transmissíveis (ISTs).

O objetivo final é melhorar as condições de vida da população masculina e reduzir as taxas de morbidade e mortalidade nesse grupo, incentivando uma abordagem proativa e contínua em relação à saúde.

Ainda não há avaliações