
Episódio 0095: Mulher de 65 anos com queixas de diminuição da força muscular e da sensibilidade dos membros esquerdos há 30 minutos, sem outros sintomas associados
Falha ao colocar no Carrinho.
Falha ao adicionar à Lista de Desejos.
Falha ao remover da Lista de Desejos
Falha ao adicionar à Biblioteca
Falha ao seguir podcast
Falha ao parar de seguir podcast
-
Narrado por:
-
De:
Sobre este áudio
Uma mulher de 65 anos vem ao serviço de urgência pordiminuição da força muscular e da sensibilidade dos membros esquerdos há 30 minutos, sem outros sintomas associados. Como antecedentes apresenta HTA e dislipidemia, realizando azilsartan + clorotalidona 40/12,5mg e atorvastatina 20 mg.
Ao exame objetivo, apresenta bom estado geral, exameneurológico sumário sem alterações (NIHSS 0). À auscultação cardíaca constata-se presença de S1 e S2 rítmicos, com extrassistolia. A auscultação pulmonar e exame abdominal não apresentam alterações. A inspeção dos membros inferiores revela veias varicosas bilateralmente, sem sinais de tromboflebites ou trombose venosa profunda. Em termos de sinais vitais apresenta: TA: 165/87 mmHg, Fc 100 bpm, SpO2 96% em ar ambiente, temperatura timpânica de 37,3ºC e glicemia capilar de 80mg/dL.
Realizou ECG que revelou ritmo sinusal com alteraçõesinespecíficas da repolarização ventricular, análises com parâmetros dentro dos intervalos de referência e TC-CE com sinais de leucoencefalopatia, sem outras alterações.
A doente foi internada na Unidade de AVC para vigilância eestudo etiológico deste evento cardiovascular do qual, apenas se destaca a presença de placa ateromatosa fibrocalcificada na artéria carótida interna direita que condiciona estenose de 60% do seu lúmen.
Qual a próxima melhor abordagem para prevenir um novo evento cerebrovascular nesta doente?
Não fiques só a ouvir, resolve os casos por ti.
Responde e vê as respostas dos teus colegas aqui: https://www.medapprentice.org/cc-visita
Créditos:
Luís Miguel Neves (origem da pergunta)
João Diogo Soares + David Campos (responde)
Barbara Pinto (edição de som)
Segue-nos nas redes sociais em @medapprentice