Episódio 1 do Podcast da 1ª Conferência Nacional Livre sobre Políticas de Drogas Antiproibicionista – Eixo 1 – Antiproibicionismo (Parte 1) Podcast Por  capa

Episódio 1 do Podcast da 1ª Conferência Nacional Livre sobre Políticas de Drogas Antiproibicionista – Eixo 1 – Antiproibicionismo (Parte 1)

Episódio 1 do Podcast da 1ª Conferência Nacional Livre sobre Políticas de Drogas Antiproibicionista – Eixo 1 – Antiproibicionismo (Parte 1)

Ouça grátis

Ver detalhes do programa

Sobre este áudio

Descrição do Episódio 1 do Podcast da 1ª Conferência Nacional Livre sobre Políticas de Drogas Antiproibicionista – Eixo 1 – Antiproibicionismo (Parte 1)

Nos dias 5 e 6 de março de 2022, aconteceram as primeiras preparatórias para a 1ª Conferência Nacional Livre sobre Políticas de Drogas Antiproibicionista. Esta conferência livre, por sua vez, é preparatória para a 5 ª Conferência Nacional de Saúde Mental e tem por objetivo formular diretrizes que possam nortear políticas de saúde mental pautadas pelo antiproibicionismo.

A 5 ª Conferência Nacional de Saúde Mental, em seu Eixo I - Cuidado em liberdade como garantia de Direito a cidadania - tem entre seus subeixos, Redução de danos e atenção às pessoas que fazem uso prejudicial de álcool e outras drogas, tema certamente relevante e estratégico.

Entretanto, existem outras vertentes temáticas sobre uma Política de Drogas Antiproibicionista que precisam ser discutidas. Com esse objetivo, a 1ª Conferência Livre Nacional Sobre Políticas de Drogas Antiproibicionistas dividiu as discussões em quatro eixos temáticos:

I – Antiproibicionismo

II – Redução de Danos

III - Políticas públicas - Estratégias de Resistência contra o Retrocesso

IV - Política de drogas, Direitos Humanos e as Lutas das Populações vulnerabilizadas e demais Segmentos Sociais

Nesse 1º episódio do Podcast da 1ª Conferência Nacional Livre Sobre Políticas de Drogas Antiproibicionista, você vai ouvir a 1ª parte do que rolou nas discussões do Eixo I – Antiproibicionismo – na manhã do dia 05 de março de 2022. Nessa primeira parte, estão as falas ativadoras da Maria Daniela Mendonça da Rede Nacional de Feministas Antiproibicionistas (RENFA), Orlando Zaccone (delegado da polícia civil, doutor em ciência política pela Universidade Federal Fluminense e líder do movimento Policiais Antifascismo) e Renato Filev (doutor em Neurologia-Neurociências pela UNIFESP, pesquisador do Centro Brasileiro de Informação sobre Drogas Psicotrópicas (CEBRID) e Coordenador Científico da Plataforma Brasileira de Política de Drogas - PBPD.

A apresentação do podcast é de Daiane Ros (Ativista, Redutora de danos, Cuidadora, Educadora Popular, discente de Pedagogia-UFAL e Musicista). A mediação foi de Paulo Mariante (advogado popular, militante LGBTI, da saúde, dos Direitos Humanos e antiproibicionista, membro do Coletivo da Marcha da Maconha de Campinas e da Articulação Nacional de Marchas da Maconha) e Mariana Negri Vidotti Amorim (Coordenadora do Setorial Estadual Antiproibicionista e de Políticas sobre Drogas do PT/SP).

Você pode assistir a íntegra dos eventos no canal do Youtube: https://www.youtube.com/c/DescriminalizaSTF.

Para saber mais, acesse também: marchadamaconha.org, https://www.facebook.com/mnlaemlut, https://renfa.org/

As músicas de abertura (Chuva de Bala) e de fechamento do episódio (Sufoco da Vida) são do grupo Harmonia Enlouquece. Conheça mais sobre a banda na página do Facebook https://www.facebook.com/harmoniaenlouqueceoficial. Procure também por Harmonia Enlouquece no- Dicionário Cravo Albin da Música Popular Brasileira (dicionariompb.com.br). No final do episódio, Hamilton de Jesus conta um pouco sobre o grupo e suas composições. Não deixe de ouvir!


Edição de áudio: Fábio Corregiari (https://www.instagram.com/drogasemdebate/)

O que os ouvintes dizem sobre Episódio 1 do Podcast da 1ª Conferência Nacional Livre sobre Políticas de Drogas Antiproibicionista – Eixo 1 – Antiproibicionismo (Parte 1)

Nota média dos ouvintes. Apenas ouvintes que tiverem escutado o título podem escrever avaliações.

Avaliações - Selecione as abas abaixo para mudar a fonte das avaliações.