
Episódio 248 - Tá quente (literalmente)! No meio ambiente e na política: dilemas e desafios em ebulição
Falha ao colocar no Carrinho.
Falha ao adicionar à Lista de Desejos.
Falha ao remover da Lista de Desejos
Falha ao adicionar à Biblioteca
Falha ao seguir podcast
Falha ao parar de seguir podcast
-
Narrado por:
-
De:
Sobre este áudio
As questões ambientais estão na ordem do dia em todo o mundo, com todas as situações extremas que vivemos por conta da emergência climática. Mas quem disse que a preservação do meio ambiente virou prioridade para os governos? No Ceará, muitas decisões consideradas no mínimo controversas têm levado ambientalistas e comunidades a protestarem contra o governo liderado por Elmano de Freitas (PT).
A começar pela decisão que liberou o uso de drones para a pulverização de agrotóxicos em áreas de plantio (o governador sancionou essa lei no final do ano passado em tempo recorde, como contamos detalhadamente no podcast). Também tem o caso da exploração de urânio de Santa Quitéria, a construção repentina de uma estrada em área de dunas móveis e vegetação rara de restinga, no Aquiraz, a liberação da construção de um datacenter gigante em Caucaia, sem esclarecer como vai ser o uso da água. Tratamos deste assunto sob o ponto de vista dos ambientalistas (Gabriel Aguiar, vereador de Fortaleza pelo PSOL, e André Comaru, do Coletivo Nossa Iracema, para trazer questões que consideramos pertinentes sobre este assunto.
Também falamos de outros temas políticos, como a tentativa de aproximação de Camilo Santana (PT) com o União Brasil e as múltiplas candidaturas do PT ao Senado. Finalizamos com um Diz, Cunhã recheado. Bora ouvir até o final, que você fica sabendo de todos os desabafos.
Apoie o podcast: apoia.se/ascunhaspodcast; PIX para a chave ascunhaspodcast@gmail.com; ou pelo Orelo.cc/ascunhas
Produção: Inês Aparecida, Hébely Rebouças e Kamila Fernandes
Estúdio de gravação: Pro Produções
Apoio nas redes sociais: Ponto Indie
Trilha sonora: Barruada Gagá (Breculê)