Episódios

  • O Censo 2022 e os Espíritas [Ep75]
    Aug 24 2025

    Espíritas! Quantos somos? Quem somos? O que fazemos? Quem somos nós e quem são os "outros"?Não! Não é nenhuma edição do "Globo Repórter", mas, sim, mais uma dos "Embalos de Sábado à Noite" do ECK! Quando Agostinho disserta, em "O livro dos Espíritos", sobre o autoconhecimento, o "recado" era dado para os humanos (Espíritos encarnados), enquanto seres individualizados, num processo de delimitação justamente do "quem se é" e do "que se faz (ou não se faz)". Mas a expressão agostiniana também pode ser interpretada coletivamente e, neste cenário, importa que tenhamos informações e juízo adequado sobre instituições, grupos e o meio espírita em geral.Causou muita algaravia e perplexidade a recente divulgação dos dados censitários brasileiros (Censo Demográfico de 2022) e a míngua do quantitativo de espíritas. Ao contrário da pesquisa precedente, que tinha apontado para uma expansão (pequena, por sinal) do número dos autodeclarados espíritas, os índices recrudesceram, levando a um amplificado desânimo - e, também, em muitos casos, na tentativa de desqualificação dos métodos da pesquisa governamental, oficial e única para os parâmetros em cotejo, em cada uma das vezes em que o levantamento é realizado.O fato é o que o tema do levantamento populacional e sua correlação com o Espiritismo provocou - e continua provocando - acalorados debates. Razão pela qual, o ECK, dentro da premissa do Coletivo "Espiritismo COM Kardec", de abordar temáticas atuais com crítica e bom senso, permitindo ao participante e videoexpectador que forme suas próprias convicções, na dialógica e na dialética presente em nossa programação de lives, aborde, agora a temática "O Censo 2022 e os espíritas".Neste sábado, 23 de agosto, às 18h30, estaremos recebendo o doutor em Ciências da Comunicação, João Damásio (MG), que se debruçou cientificamente sobre o fenômeno da diminuição do número de adeptos declarados do Espiritismo, que está contemplado no levantamento do Censo, tendo como debatedor o pesquisador, articulista e dirigente espírita, Marco Milani (SP), doutor em Controladoria. Na mediação, como de costume, Marcelo Henrique (SC), doutorando em Administração (UFSC).Trata-se de mais uma marcante oportunidade para um debate plural, permitindo a aproximação da(s) Ciência(s) com o conhecimento filosófico-científico espírita e a práxis que os espíritas - dentro e fora das instituições - realizam. E, com certeza, ficará ainda mais enriquecido com a SUA participação em questionamentos e comentários, incluídos, na medida do possível, nos debates ao vivo.

    Exibir mais Exibir menos
    2 horas e 9 minutos
  • Caminhos para a emancipação espírita: A dialética entre a Casa-Grande e a Senzala
    Aug 17 2025

    Casa-Grande e Senzala são dois termos icônicos. Eles nos remetem, de início, à dicotomia entre os dois marcantes cenários da época da escravidão, representando os contextos do branco escravagista e do negro escravizado. O célebre sociólogo, político e escritor brasileiro, Gilberto Freyre (1900-1987), escreveu em 1933, a obra que explora a formação social e cultural do Brasil colonial, sobretudo a relação entre senhores e escravos, e que tem o título "Casa-Grande & Senzala".Tais estereótipos, mesmo depois da abolição da escravatura (1888), passados 137 anos, permanecem vivos em muitos cenários sociais, refletindo os comportamentos de quem manda e de quem obedece, refratários aos ideais de plena democracia e liberdade, assim como de equidade entre os indivíduos.Como será que o Espiritismo vê a repetição destes padrões, na sociedade? E ele mesmo, o Espiritismo, representado pelo meio espírita, repete tais condicionamentos? Em outras palavras, quem são a "Casa-Grande" e a "Senzala" entre os espíritas, considerando grupos e instituições?A proposta desta live, que recebe o cientista social Marcio Sales Saraiva (RJ), recentemente doutorado em psicossociologia (UFRJ) é a análise da dialética entre a Casa-Grande e a Senzala, assim como a reflexão sobre os (possíveis) caminhos para a efetiva emancipação espírita. Nos debates, Marcus Vinícius de Azevedo Braga (DF), doutor em políticas públicas, estratégia e desenvolvimento (UFRJ) e, na mediação, Marcelo Henrique (SC), doutorando em administração (UFSC).Certeza de um debate polissêmico, alteritário, plural e, ao mesmo tempo, conciliatório na medida em que se possibilita a harmonização entre distintas concepções filosóficas e científicas, assim como interpretações possíveis em relação ao kardecismo - teoria e prática espíritas - possibilitando ao público a reflexão sobre as realidades social e espírita.

    Exibir mais Exibir menos
    2 horas e 3 minutos
  • Ética na captação de recursos
    Jun 15 2025

    Chegamos, neste 14 de junho, à oitava Live de 2025. É mais uma edição dos "Embalos de Sábado à Noite", uma iniciativa do coletivo "Espiritismo COM Kardec - ECK". Vamos debater um dos principais "calcanhares de Aquiles" de grupos e instituições espíritas: a captação de recursos financeiros.O tema permite dois contextos: 1) o da sustentação e viabilidade das atividades espíritas, assim como o uso dos recursos arrecadados; e, 2) o "consumo" de produtos "ditos espíritas", como livros, cursos e eventos - sobretudo os de grande público e interesse.Algumas ponderações prévias podem ser enunciadas:•⁠ ⁠As instituições são realmente transparentes na captação de recursos? E, também, na prestação de contas dos gastos?•⁠ ⁠Os recursos arrecadados são destinados conforme a origem, sem misturar tudo num mesmo "bolo"? Ou recursos que são, por exemplo, derivados da venda de "produtos espíritas" como livros, cds, dvds acabam sendo utilizados em atividades/áreas totalmente distintas?•⁠ ⁠A instituição espírita pode receber recursos governamentais? E, quanto a recursos de empresas, é feita uma análise acerca de que atividades a instituição realiza e se são "compatíveis" com princípios espíritas? Ou o padrão é "cavalo dado não se olham os dentes"?•⁠ ⁠Nos eventos públicos, dentro da instituição, palestrantes divulgam seus trabalhos e livros? Qual a ética para balizar essa divulgação?•⁠ ⁠Palestrantes, em eventos maiores, também divulgam suas atividades particulares e captam clientela. O que dizer disso?•⁠ ⁠O que dizer de "kits" ou "cursos" de auto ajuda, comercializados por palestrantes, médiuns, dirigentes e instituições espíritas, alguns deles com a justificativa de captação de recursos para as atividades espíritas?Estarão nesta live, Marco Milani (SP) e Henri Netto (PB), sob a mediação de Marcelo Henrique (SC), para o tema: "Ética na captação de recursos".

    Exibir mais Exibir menos
    2 horas e 2 minutos
  • Um grande amor só é bem grande se for triste
    May 11 2025

    Pois é a hora da sétima Live de 2025, neste 10 de maio, os "Embalos de Sábado à Noite", uma iniciativa do coletivo "Espiritismo COM Kardec - ECK". Estarão, com Marcelo Henrique (SC), que faz a moderação, Maria Cristina Rivé (RS) e Martha Novis (RJ), para tratarmos de um tema poético: "Um grande amor só é bem grande se for triste".Porque a Arte - desta vez musical e poética, porque remete à letra da canção de Tom Jobim e Vinícius de Moraes - "Eu não existo sem você" (1969) - é uma constante aqui no ECK, porque entendemos que ela integra a Espiritualidade e abre, ao Espírito, muitas perspectivas de autoconhecimento e progresso.Vez por outra, trazemos para nossa "bancada" temáticas relacionadas ao (bem) viver, para falar da realidade da vida material, com alegrias e tristezas, sucessos e fracassos, entusiasmos e decepções, assim como a infinidade de sentimentos que pertencem aos Espíritos em caminhada.Para introduzir o tema é necessário, fazemos algumas indagações:•⁠ ⁠Os "grandes amores" têm de ser, necessariamente, tristes?•⁠ ⁠O que simboliza a tristeza presente na poesia?•⁠ ⁠A poesia, assim como outros gêneros literários, podem descrever situações da vida, felizes ou tristes. Mas porque as histórias tristes têm mais "pegada"?•⁠ ⁠Se "viver sem ter amor não é viver", de que amor se fala?•⁠ ⁠Por que muitas pessoas seguem suas vidas, quase sempre, lamentando o que passou, como se só olhassem pra trás?•⁠ ⁠Considerando os relacionamentos humanos como decisões espirituais, é possível, como diz o título da canção, não (conseguir) existir (sobreviver) sem alguém?Eis as provocações que fazemos para Estes apontamentos dão a "largada" para o nosso evento sabatino, aguardando a SUA presença e participação nos debates, com comentários ou questionamento. Isto, EM TEMPO REAL, por meio do "chat" de nosso canal de transmissão no YouTube.

    Exibir mais Exibir menos
    1 hora e 49 minutos
  • Psicologia & Espiritualidade
    Apr 26 2025

    Chegamos à sexta Live de 2025 do coletivo "Espiritismo COM Kardec - ECK", neste 26 de abril. Nesta edição dos "Embalos de Sábado à Noite", receberemos, pela vez primeira, João Lucas Xavier Schüler (SC), psicólogo clínico, com Gerson Yamin (RS) nos debates e Marcelo Henrique (SC), na moderação.O tema é necessário, de pontualidade e instigante: "Psicologia e Espiritualidade".O que nos remete, de pronto, a algumas ponderações:•⁠ ⁠Quais as relações entre Psicologia e Espiritualidade?•⁠ ⁠Existem doenças físicas e espirituais? A Psicologia se debruça sobre ambas?•⁠ ⁠Quais são os grandes males psíquicos da modernidade?•⁠ ⁠Diante da celeridade dos dias atuais, em que "desligar" é uma dificuldade, como balancear as atividades humanas?•⁠ ⁠Neste mesmo cenário, considerando equipamentos eletrônicos e redes sociais, como buscar a saúde psíquica e espiritual?•⁠ ⁠Num mundo que parece ter regredido tanto, fazendo ressurgir práticas deploráveis de outros tempos, como se conservar psicologicamente saudável e ativo?Estes apontamentos dão a "largada" de nossos debates, sempre com a perspectiva da SUA participação na forma de comentários ou questionamento, EM TEMPO REAL, mediante a participação no "chat" de nosso canal de transmissão no YouTube.

    Exibir mais Exibir menos
    2 horas e 3 minutos
  • Espírita pode falar de política?
    Apr 5 2025

    Entra em cena a quinta Live de 2025 do coletivo "Espiritismo COM Kardec - ECK", neste 5 de abril: "Espírita pode falar de política?" Na bancada dos "Embalos de Sábado à Noite", receberemos, pela vez primeira, Ruy Marcelo (AM), com Nelson Santos (SP) nos debates e Marcelo Henrique (SC), na moderação.Assim, de pronto, é imperioso cogitar:•⁠ ⁠O que é Política? De que Política estamos tratando? O espírita é um ser político?•⁠ ⁠Kardec tratou de Política em suas 32 obras?•⁠ ⁠Qual deve ser a conduta dos espíritas em relação à Política no cotidiano?•⁠ ⁠O Espiritismo pode ser considerado, lato sensu, uma filosofia política?•⁠ ⁠Como considerar importantes personalidades espíritas que atuaram nos Poderes Públicos (Executivo e Legislativo)?•⁠ ⁠O que dizer de um "partido político de base espírita"?Eis as preliminares "provocações", lembrando o grande Abujamra, para motivar a sua audiência e participação na forma de perguntas e comentários, em tempo real, contribuindo efetivamente para os debates que estarão nos "Embalos ECKanos".

    Exibir mais Exibir menos
    1 hora e 45 minutos
  • O avanço do conhecimento espírita e a Inteligência Artificial
    Mar 23 2025

    E chegou a quarta Live de 2025 do coletivo "Espiritismo COM Kardec - ECK"! Neste 22 de março estaremos abordando "O avanço do conhecimento espírita e a inteligência artificial", com a presença do convidado Marco Milani (SP), tendo, nos debates, Manoel Fernandes Neto (SC) e a moderação de Marcelo Henrique (SC).Nesta edição dos "Embalos de Sábado à Noite", será possível enquadrar:•⁠ ⁠Como é composto o chamado "conhecimento espírita"? E, por extensão, no pós-Kardec, o que pode ser encarado como "continuidade dos ensinos espíritas"?•⁠ ⁠Qual deve ser a conduta dos espíritas estudiosos diante de novos conhecimentos científicos?•⁠ ⁠As ferramentas tecnológicas e cibernéticas impactam no conhecimento, estudo e divulgação do Espiritismo?•⁠ ⁠O que é a Inteligência Artificial (IA) e para que ela serve ou se destina?•⁠ ⁠Que atividades espíritas, na atualidade, já utilizam a IA? Que resultados positivos já foram alcançados? •⁠ ⁠O que fazer para que a IA não signifique, para o espírita de "senso comum", mais um "canto de sereia"?•⁠ ⁠Quais as perspectivas futuras para a disseminação do conhecimento espírita no planeta?São "starts" ou sugestões, na forma de "provocações" para a abordagem nesta oportunidade de debates que o ECK disponibiliza ao meio espírita. E, como você que já nos acompanha já sabe, é possível e desejável a sua participação na forma de perguntas e comentários em tempo real.É sábado, 22/03, a partir das 18h30. Acesse as nossas plataformas (abaixo) e vem com a gente!Até lá, gente!*A transmissão é simultânea, no Facebook e no YouTube, nos canais:https://www.facebook.com/EspiritismoComKardechttps://www.youtube.com/@EspiritismoComKardechttps://www.youtube.com/@TVespacoEspiritahttps://www.youtube.com/@EspiritismoCasthttps://www.twitch.tv/espiritismocomkardecApós a live o vídeo fica disponível nos mesmos canais acima.E, também, em TODAS as plataformas de áudio (como Spotfy, Deezer, Amazon Music, Google Podcast, Apple Podcast, YouTube Music) para você ouvir em qualquer lugar! Não é fantástico?Acesse, Siga-nos, Compartilhe, Ajude-nos a divulgar!

    Exibir mais Exibir menos
    1 hora e 57 minutos
  • Numerologia & Espiritualidade
    Mar 16 2025

    A terceira Live de 2025 do coletivo "Espiritismo COM Kardec - ECK" ocorre neste 15 de março! O tema é "Numerologia & Espiritualidade". Temos certeza que você está ansioso para saber acerca das correlações entre esses tópicos, vislumbrando COMO os números estão "linkados" à sua vida. Não é?Presentes, nesta edição dos "Embalos de Sábado à Noite", Júlia Schultz (SC) e Evandro Oliva (SP), tendo como moderador Marcelo Henrique (SC).De antemão, é possível questionar:•⁠ ⁠Os números são, mesmo, universais, ou seja, a importância deles é para a existência do Espírito?•⁠ ⁠Que números são relevantes para a nossa vida?•⁠ ⁠Quantos (e quais) números existem na vida de cada um? Qual o significado e relevância de cada um deles?•⁠ ⁠Numerologia é adivinhação, crendice, superstição ou ciência?•⁠ ⁠De onde vêm os fundamentos da Numerologia? •⁠ ⁠Existem números "mais espirituais" que outros? Em complemento, que pessoas (conforme os números indicam) podem se interessar mais pelas questões espirituais?Eis algumas "provocações" a partir do tema, para que você possa ir se ambientando. Lembrando que, além dos questionamentos elaborados pela Coordenação da Live, você poderá enviar, em tempo real, perguntas e comentários, ajudando-nos na apreciação do tema.

    Exibir mais Exibir menos
    1 hora e 42 minutos