Episódios

  • 238 | Morte do médico alemão Aloysius Alzheimer completa 110 anos
    Dec 17 2025
    O médico Aloysius Alzheimer, conhecido como Alois, foi responsável por fazer avanços significativos, na virada do século 19 para o 20, em relação ao tipo de demência que foi intitulada com o seu sobrenome. O Estação História 238 relembra a trajetória do pesquisador, cujo falecimento completou 110 anos em 15 de dezembro de 2025.
    Exibir mais Exibir menos
    10 minutos
  • 237 | 110 anos do nascimento do cantor estadunidense Frank Sinatra
    Dec 10 2025
    O cantor Frank Sinatra foi, reconhecidamente, um dos mais destacados nomes da música dos Estados Unidos no século 20. Em 2025, completam-se 110 anos do nascimento do músico e ator.

    “O Frank Sinatra, sem dúvida, é um dos maiores, um um um dos artistas mais populares da história do século 20, principalmente na linha do jazz e na linha da balada, na linha da música popular. A gente consegue colocar ele ainda hoje como um dos principais nomes de cantor no palco”, afirmou Francisco Azevedo, musicólogo e professor do curso de música da Universidade Federal do Paraná (UFPR), em entrevista concedida ao Estação História.
    Exibir mais Exibir menos
    12 minutos
  • 236 | Disputa entre Brasil e França pelo Amapá acabava há 125 anos
    Dec 3 2025
    Partes do atual território do estado do Amapá, situado no norte brasileiro, foram disputadas por Brasil e França durante o século 19, em especial. Uma decisão ocorrida na Suíça deu a razão ao governo brasileiro.

    “Uma, de uma ação arbitral, né? Da Suíça, de uma terceira, um terceiro país, né? Que ele entra na questão e ele, e ele vai julgar, né? Tanto o lado brasileiro como o lado francês, vão apresentar a documentação do lado brasileiro foi o, o Barão do Rio Branco que nos defendeu, né? E a partir dessa, desse acordo, né? Dessa, dessa posição arbitral, foi decidido pela, pela Suíça a causa em favor do Brasil, né? Então, o Brasil ele ganha essa causa de forma amigável depois de um longo processo, né? Porque ele tinha uma documentação que que comprovava a posse do território. A França, ela reivindicava uma parte do território que hoje pertence ao Estado do Amapá, né, que era pertencia ao Brasil”, afirmou Maura Leal da Silva, professora do curso de História e coordenadora do programa de Pós-Graduação em História da Universidade Federal do Amapá em entrevista concedida ao Estação História.
    Exibir mais Exibir menos
    11 minutos
  • 235 | Morte do escritor Érico Veríssimo completa 50 anos
    Nov 26 2025
    Nascido do interior do estado do Rio Grande do Sul, Érico Veríssimo foi o autor de obras importante, como foi o caso de “O Tempo e o Vento”. Apesar de ter diversos livros ligadas à temática da realidade gaúcha, o trabalho dele superou limitações geográficas, o que fez dele um autor de dimensão nacional. Em 2025, a morte do escritor completa 50 anos.
    Exibir mais Exibir menos
    12 minutos
  • 234 | Primeiro de quatro mandatos de Angela Merkel na Alemanha tinha início há 20 anos
    Nov 19 2025
    A política Angela Merkel liderou a Alemanha por 16 anos entre 2005 e 2021. Há 20 anos, ela foi eleita para ocupar o posto de primeira-ministra e teve o mandato renovado em três ocasiões, ocupando um lugar destacado na história da política alemã das últimas décadas.

    “Chamou bastante a atenção a flexibilidade dela de fazer alianças com partidos tanto da direita como da esquerda para conseguir governar, já que o a Alemanha, ela não é um sistema, digamos assim, bipartidário, como seria, por exemplo, Estados Unidos, é um sistema que tem muitos partidos mais parecido com o Brasil, só que parlamentarista. Então, para governar, você tem que fazer aliança com outros partidos. É algo que chamava muita atenção era essa flexibilidade”, declarou Demétrius Pereira, professor do curso de Relações Internacionais da Escola Superior de Propaganda e Marketing (ESPM), em entrevista concedida ao Estação História.
    Exibir mais Exibir menos
    12 minutos
  • 233 | Ministério da Educação do Brasil era criado há 95 anos
    Nov 12 2025
    O Brasil, enquanto governo federal, criou o Ministério da Educação em 1930. Desde então, a pasta tem cumprido um papel decisivo no desenvolvimento das políticas da educação nacional. O Estação História 233 relembra momentos destacados da trajetória do órgão.

    “Ao longo dos seus 95 anos de existência, o Ministério da Educação foi decisivo para construir uma estrutura voltada a coordenar, à elaboração, à formulação e à implementação da política nacional de educação. Tiveram um importante papel as reformas de Francisco Campos e Gustavo Capanema que estabeleceram as bases da organização escolar moderna desde o ensino primário até o superior. A aprovação da lei de diretrizes e bases da educação, a LDB, de 1961, depois revista em 1996, que definiram as competências para União, Estados e Municípios, criando assim um marco legal mais duradouro. Mas foi a partir da Constituição de 1988 e depois uma uma emenda constitucional que a educação tornou-se um direito de todos e um dever do Estado com ensino obrigatório dos 4 aos 17 anos. O país, desde então, expandiu muito a matrícula no ensino fundamental e médio, além da educação infantil”, afirmou ao Estação História a especialista em políticas educacionais Cláudia Costin, que é presidente do Instituto Equidade.info e ex-diretora global de Educação do Banco Mundial.
    Exibir mais Exibir menos
    11 minutos
  • 232 | Mortes, destruição e lama: rompimento de barragem em Mariana completa 10 anos
    Nov 5 2025
    O desastre ocorrido na cidade de Mariana, no estado de Minas Gerais, matou 19 pessoas e gerou uma impactante repercussão no Brasil. O rompimento de uma barragem na região causou uma significativa devastação na região.

    “Em 5 de novembro de 2015, essa estrutura se rompeu, liberando 50 milhões de metros metros cúbicos de rejeitos de minério. Essa quantidade absurda de rejeitos foi despejada em cima praticamente da comunidade de Bento Rodrigues, que é uma comunidade rural localizada no município de Mariana, a mais próxima da do complexo minerador ali da Samarco. Nessa comunidade 19 pessoas morreram. (...) Os rejeitos de minério percorreram um trecho de 663 km. Isso configura o maior desastre ambiental em extensão do Brasil”, afirmou a escritora Gabriela de Paula Marcurio em entrevista concedida ao Estação História. Ela é doutoranda pelo Programa de Pós-Graduação em Antropologia Social da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar) e autora do livro “A máquina do terror: a luta das pessoas atingidas pelo desastre da Samarco em Mariana” (EdUFSCar; 2015).
    Exibir mais Exibir menos
    13 minutos
  • 231 | Referendo sobre comércio de armas no Brasil completa 20 anos
    Oct 29 2025
    Em outubro de 2025, um referendo foi realizado para consultar a população sobre a proibição da comercialização de armas de fogo e munição para a população civil. Na ocasião, foi rejeita esta parte do Estatuto do Desarmamento.

    "Foi uma solução encontrada ali no Congresso, porque havia essa dúvida entre os legisladores, entre permitir que a população acessasse [armas] com base nesses critérios ou de intensa mobilização social, os os legisladores decidiram deixar essa decisão final, digamos assim, para a população. Então, foi um exercício muito interessante também de democracia direta. A sociedade civil se organizou para fazer os debates", declarou Natália Pollachi, diretora de projetos do Instituto Sou da Paz, em entrevista concedida ao Estação História.
    Exibir mais Exibir menos
    9 minutos