
Fellini 8 1/2
Falha ao colocar no Carrinho.
Falha ao adicionar à Lista de Desejos.
Falha ao remover da Lista de Desejos
Falha ao adicionar à Biblioteca
Falha ao seguir podcast
Falha ao parar de seguir podcast
-
Narrado por:
-
De:
Sobre este áudio
Com o convidado especial Antonio Cava.“Asa Nisi Masa!
Esse ano o filme 8 ½ de Federico Fellini completa 60 anos.
Durante o sono, nosso inconsciente não se expressa em palavras, mas em imagens: Quadros ou cenas como num filme. Talvez por isso o cinema tenha despertado tanto interesse desde seu aparecimento. É a arte que mais se aproxima dos sonhos.
O mapa do Google explora e registra cada cantinho do planeta. A vida no mundo globalizado está escancarada na internet. Qualquer um pode filmar com um simples celular. A mídia social é um documentário da vida real. A realidade foi banalizada. Em meio a inflação de imagens só nos resta a vida interior como território inexplorado.
Mas a vida interior não é feita só de bons sentimentos. Além do território vasto do amor existe o território do pesadelo e da dor. Filmar o labirinto da mente humana não é uma tarefa fácil, mas um trabalho para os mestres.8 ½ é a obra-prima do cineasta Federico Fellini. Muitas cenas foram concebidas através dos sonhos do diretor, e assim como nos sonhos o “eu” multiplica-se. O filme é construído por lembranças e fantasias, e também por culpas e angústias. Fellini dá voz ao seu inconsciente, ou melhor, o filma. Autobiográfico? Fellini conta a história de Guido é um cineasta que entra em crise justo no começo das filmagens de seu novo trabalho. É invadido por lembranças e delírios, onde sonho e realidade se entrelaçam.
Há um filme a ser feito e Oito e meio constrói-se a partir dessa necessidade, encerrando-se quando, por fim, Guido encontra a resposta para a sua angústia.”
Antonio Cava