Episódios

  • T4 EP9 - AGROECOLOGIA E LUTAS SOCIAIS
    Sep 3 2025

    FREQUÊNCIA NATURAL - 4ª TEMPORADA

    PROGRAMA 9

    AGROECOLOGIA E LUTAS SOCIAIS

    CONVIDADO: KATARINA MACHADO (QUINTAL DA KATA)


    SINOPSE DESTA EDIÇÃO: O TEMA DESTA EDIÇÃO SÃO AS LUTAS SOCIAIS., DIA A DIA, NA ZONA RURAL OU NA ZONA URBANA, , EM SUAS DIVERSAS FRENTES, OS MOVIMENTOS SOCIAIS VÃO CONSTRUINDO SUA CAMINHADA DE LUTAS, A SOCIEDADE CIVIL ORGANIZADA, REIVINDICANDO SEUS DIREITOS CONQUISTADOS E LUTANDO POR CONDIÇÕES DIGNAS DE VIDA. E QUEM VAI TÁ COM A GENTE É KATARINA MACHADO, EDUCADORA SOCIAL E POPULAR, TÉCNICA EM AGROECOLOGIA, REIKIANA E GASTÔNOMA. VAMOS TROCAR UMA IDEIA MASSA ABORDANDO ALGUNS TEMAS QUE FAZEM PARTE DAS LUTAS AGROECOLÓGICAS!

    Exibir mais Exibir menos
    54 minutos
  • T4 EP7 - RETROCESSOS AMBIENTAIS
    Aug 25 2025

    FREQUÊNCIA NATURAL - 4ª TEMPORADA

    PROGRAMA 7

    RETROCESSOS AMBIENTAIS


    SINOPSE DESTA EDIÇÃO: NESTA EDIÇÃO VAMOS FALAR SOBRE OS PRINCIPAIS RETROCESSOS AMBIENTAIS RECENTES NO BRASIL! O PL DA DEVASTAÇÃO, QUE PRATICAMENTE DESMONTA A CAPACIDADE DE FISCALIZAÇÃO AMBIENTAL NACIONAL E O MARCO TEMPORAL, COM UMA DISPUTA ENTRE O PODER JUDICIÁRIO E O PODER LEGISLATIVO ARRASTANDO O QUE PODE SER UM DOS ATAQUES MAIS GRAVES E DEFINITIVOS AOS TERRITÓRIOS DOS POVOS ORIGINÁRIOS E, CONSEQUENTEMENTE, AO MEIO AMBIENTE. ALÉM DE FALARMOS DO ARCO METROPOLITANO E DA ESCOLA DE SARGENTOS, QUE AMEAÇAM TRECHOS SIGNIFICATIVOS DE MATA ATLÂNTICA AQUI NA REGIÃO METROPOLITANA DO RECIFE! MAS SEMPRE HÁ ESPERANÇA E DESISTIR NÃO É UM CAMINHO! O PROGRAMA TAMBÉM DEIXA A MENSAGEM DA RESISTÊNCIA PLANTADA!

    Exibir mais Exibir menos
    50 minutos
  • T4 EP6 - FREQUÊNCIA MUSICAL - MÚSICAS INSPIRADAS NAS RELIGIÕES AFRO-INDÍGENAS BRASILEIRAS
    Aug 13 2025

    PROGRAMA 6

    FREQUÊNCIA MUSICAL - MÚSICAS INSPIRADAS NAS RELIGIÕES AFRO-INDÍGENAS BRASILEIRAS


    SINOPSE DESTA EDIÇÃO: NESTA EDIÇÃO VAMOS CAMINHAR ATRAVÉS DE UMA SELEÇÃO COM MÚSICAS QUE EXPRESSAM A CULTURA DAS RELIGIÕES AFRO-INDÍGENAS BRASILEIRAS. A AGROECOLOGIA TAMBÉM ESTÁ AÍ PARA DEFENDER NOSSA CULTURA! MUITOS NOMES E CRENÇAS COMPÕEM ESSA GRANDE DIVERSIDADE DE CULTOS QUE PODEMOS ENGLOBAR DENTRO DA TERMINOLOGIA RELIGIÕES AFRO-INDÍGENAS BRASILEIRAS! CANDOMBLÉ, JUREMA, UMBANDA E SANTO DAIME SÃO ALGUNS DOS EXEMPLOS QUE

    Exibir mais Exibir menos
    1 hora
  • T4 EP5 - SAFe UFPE
    Aug 6 2025

    FREQUÊNCIA NATURAL - 4ª TEMPORADA

    PROGRAMA 5

    SAFe UFPE

    CONVIDADO: LUIS ROMÁRIO E MIRELLA RIBEIRO (SAFe UFPE)

    SINOPSE DESTA EDIÇÃO: NESTA EDIÇÃO VAMOS FALAR SOBRE O SAFe UFPE, um laboratório vivo com 15 anos, que já ajudou na formação de muitas pessoas dentro de dentro e de fora da instituição e continua construindo belos encontros e ensinando muito através dos processos da natureza.


    Exibir mais Exibir menos
    52 minutos
  • T4 EP 4 CONVIVÊNCIA COM O SEMI ÁRIDO
    Jul 31 2025

    FREQUÊNCIA NATURAL - 4ª TEMPORADA

    PROGRAMA 4

    CONVIVÊNCIA COM O SEMI ÁRIDO

    CONVIDADO: CACIQUE JAURO GUANACÉ

    Nesta edição, vamos até o Vale do Curu, no Ceará, para conversar com o Cacique Jauro, do povo Guanacé, sobre um dos maiores desafios da vida no campo: o acesso à água. Com uma trajetória marcada pela luta e inovação, o cacique compartilha saberes sobre tecnologias populares de captação hídrica, como cisternas e poços artesianos, e reflete sobre a convivência com a seca no semiárido. O episódio também aborda a retomada indígena, o papel ancestral dos povos originários na proteção dos territórios e o fortalecimento das políticas públicas voltadas à vida digna no campo.

    Exibir mais Exibir menos
    53 minutos
  • T4 EP3 - FORTALECIMENTO DOS TERRITÓRIOS ATRAVÉS DO PROTAGONISMO DOS SEUS MORADORES
    Jul 23 2025

    FREQUÊNCIA NATURAL - 4ª TEMPORADA

    PROGRAMA 3

    FORTALECIMENTO DOS TERRITÓRIOS ATRAVÉS DO PROTAGONISMO DOS SEUS MORADORES

    CONVIDADO: NIVALDO NERY ABUL (KAPIWARA)


    SINOPSE DESTA EDIÇÃO: NESTA EDIÇÃO VAMOS RECEBER MAIS UM PARCEIRO DA ASSOCIAÇÃO KAPIWARA DE AGROECOLOGIA URBANA PRA FALAR SOBRE O EMPODERAMENTO COMUNITÁRIO COM O FORTALECIMENTO DOS TERRITÓRIOS ATRAVÉS DO PROTAGONISMO DOS SEUS MORADORES, QUE É PRATICAMENTE UM DOS PILARES DA AGROECOLOGIA E SE MOSTRA CADA VEZ MAIS IMPORTANTE FRENTE ÀS DEMANDAS DE SUSTENTABILIDADE QUE AS COMUNIDADES MAIS VULNERÁVEIS NECESSITAM. Realização: Coletivo Baobá

    Apresentação e Roteiros: Renan Jamaica e Lia Guanacé

    Produção: Guilherme dos Santos (Memis Etiópia)

    Artes e Redes Sociais: Lia Guanacé

    Edição de Áudio: Estudio Bantus

    Vinhetas: Chico França

    Exibir mais Exibir menos
    56 minutos
  • T4 EP1 - ENTRE A CASA E A ROÇA: OS SABERES DE DONA LENIR
    Jul 23 2025

    FREQUÊNCIA NATURAL - 4ª TEMPORADA

    PROGRAMA 1

    ENTRE A CASA E A ROÇA: OS SABERES DE DONA LENIR

    CONVIDADO: DONA LENIR (SÍTIO SÃO JOÃO)

    O tema desta edição é o papel fundamental das mulheres na agroecologia, através da história inspiradora de Dona Lenir, guardiã do Sítio São João — referência em sistemas agroflorestais em Pernambuco. Com 29 anos de dedicação à terra, Dona Lenir compartilha os desafios e saberes construídos entre a lida da roça e os cuidados com a casa e a família. Um episódio que fala de resistência, ancestralidade, trabalho invisibilizado e práticas sustentáveis que florescem a partir do cuidado e da coletividade.


    Realização: Coletivo Baobá

    Apresentação e Roteiros: Renan Jamaica e Lia Guanacé

    Produção: Guilherme dos Santos (Memis Etiópia)

    Artes e Redes Sociais: Lia Guanacé

    Edição de Áudio: Estudio Bantus
    Vinhetas: Chico França

    Exibir mais Exibir menos
    56 minutos
  • T4 EP2 - CANNABIS MEDICINAL
    Jul 22 2025

    FREQUÊNCIA NATURAL - 4ª TEMPORADA

    PROGRAMA 2

    CANNABIS MEDICINAL


    CONVIDADO: VICTOR TARGINO (MÉDICO PRESCRITOR CANNABICO)


    SINOPSE DESTA EDIÇÃO: O TEMA DESTA EDIÇÃO É A CANNABIS MEDICINAL, QUE TANTO TEM AJUDADO NA SAÚDE DE UM NÚMERO CADA VEZ MAIOR DE PESSOAS. COM ALGUNS AVANÇOS RECENTES DE LEGISLAÇÃO QUE ABREM O CAMINHO PARA O ACESSO À CANNABIS MEDICINAL, É IMPORTANTE A GENTE ENTENDER MELHOR ALGUNS PONTOS, SEJA PARA BUSCAR ALGUMA CURA QUE A MEDICINA POSSA NOS AJUDAR OU PARA QUEBRAR O PRECONCEITO ARRAIGADO EM MUITOS.

    Exibir mais Exibir menos
    50 minutos