Episódios

  • Educação Financeira #318: vale a pena comprar um carro novo que vai sair de linha?
    Nov 17 2025
    Neste episódio, Reinaldo Domingos explica os riscos, benefícios, custos de manutenção e como identificar quando um carro prestes a ser descontinuado pode — ou não — ser um bom negócio.
    Exibir mais Exibir menos
    31 minutos
  • Educação Financeira #317: como escolher entre pagamento à vista, financiamento ou consórcio na compra de um carro
    Nov 10 2025
    Neste segundo episódio da quarta temporada, a planejadora Paula Bazó explica diferenças, custos (CET, taxas e correção), prazos e quando cada modalidade compensa para evitar endividamento e fazer o melhor negócio.
    Exibir mais Exibir menos
    36 minutos
  • Educação Financeira #316: qual é o melhor momento para trocar de carro? Especialista explica quando conseguir maiores descontos
    Nov 3 2025
    Neste episódio, Rogério Galvão, do canal Único Dono, ensina como aproveitar períodos do ano — como fim de mês e troca de modelo — para fazer um bom negócio ao comprar um carro.
    Exibir mais Exibir menos
    32 minutos
  • Vem aí: Marília - O Outro Lado da Sofrência
    Jul 19 2025
    Em julho de 2025, Marília Mendonça completaria 30 anos. Ela foi a cantora brasileira mais relevante surgida neste século. Não só porque é a artista mais popular do país na era da música consumida pela internet: não é só uma questão de números. Esse podcast detalha as razões que fizeram a sofrência de Marília Mendonça entrar para a história. Você vai entender por que, daqui a anos e anos, ainda vamos lembrar dela dizendo que ninguém vai sofrer sozinho, todo mundo vai sofrer. E também um outro lado, nem tão conhecido assim: como o sofrimento causado por sua partida tão trágica e precoce mudou não só a vida de quem conviveu com a cantora, mas também os rumos da música brasileira.
    Exibir mais Exibir menos
    3 minutos
  • O que o empreendedor precisa fazer para sua empresa crescer? Franciny Ehlke dá dicas
    Jun 17 2025
    Franciny Ehlke é uma das maiores influenciadoras digitais do país, com quase 40 milhões de seguidores em suas redes sociais. Seu sucesso é resultado de uma longa trajetória na internet: ela começou aos 15 anos, e desde então tem se reinventado em formatos, conteúdos e plataformas. Hoje, aos 26 anos, ela também se destaca como empresária. Sua experiência e sucesso com milhares de vídeos sobre maquiagem e beleza a levaram a criar sua própria marca de maquiagens, a Fran, lançada em outubro de 2021. Apesar da trajetória como influenciadora, Franciny sentia a necessidade de construir algo de longo prazo para sua carreira, que lhe permitisse deixar um legado e ter uma vida financeira tranquila por muitos anos. Passou um ano e meio estudando, buscando parcerias estratégicas, desenvolvendo os produtos e o marketing por trás da marca. Após o lançamento, entendeu que esse processo é necessário não apenas para tirar um sonho do papel, mas também para fazer a empresa crescer. Em entrevista ao último episódio da nova temporada do podcast Educação Financeira, que aborda lições de histórias de empreendedores de sucesso, Franciny fala sobre como tem feito sua empresa crescer de forma sustentável e dá dicas para outros empreendedores.
    Exibir mais Exibir menos
    47 minutos
  • Como usar o marketing digital e as redes sociais para fazer uma marca crescer, segundo a Melted Videos
    Jun 6 2025
    As redes sociais se tornaram uma excelente oportunidade para empreendedores, desde influenciadoras digitais que lançaram suas próprias linhas de maquiagem até marcas de doces que ganharam destaque nas redes e impulsionaram seus negócios. Mas nem sempre é fácil saber como usar as redes de forma eficaz, gerando resultados tanto na construção de uma marca com um público fiel quanto no aumento das vendas. Os formatos típicos de cada plataforma, a linguagem mais adequada e os tipos de públicos que consomem conteúdos nesse universo são questões que exigem um estudo analítico importante para definir a melhor estratégia. A Melted Videos é uma empresa que começou como uma página experimental de conteúdos divertidos e memes, criada por Felipe Misale em 2014. A identificação do público foi tão grande que hoje a empresa atua no nicho de publicidades digitais e continua crescendo. Em entrevista ao quarto episódio da nova temporada do podcast Educação Financeira, que aborda lições de histórias de empreendedores de sucesso, Felipe e o atual CEO da Melted, Yuri Zero, falam sobre como construir um público fiel nas redes sociais e como usar o marketing digital para fortalecer a empresa.
    Exibir mais Exibir menos
    50 minutos
  • Como gerir uma empresa em família? Mãe e filha, donas da Planet Girls, contam sua história
    May 31 2025
    A maioria das empresas brasileiras, cerca de 90%, são classificadas como familiares, segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Além de serem as mais numerosas, também são as que mais empregam pessoas no país. Além de grandes e antigos nomes no mercado que mantêm essa tradição familiar, não é incomum ouvir pessoas dizendo que querem começar um negócio com seus parentes. A empresária Adriana Restum, fundadora da marca de roupas Planet Girls, e sua filha Belle Restum, atual CEO da empresa, acreditam que empreender em família pode ser uma experiência muito positiva, devido à parceria, proximidade e valores compartilhados entre os familiares. Elas ressaltam, porém, a importância de ter cuidado com alguns fatores que podem gerar conflitos na gestão do negócio e em casa, como a forma de impor opiniões, discordar da visão do outro e os processos de decisões estratégicas. Em entrevista ao terceiro episódio da nova temporada do podcast Educação Financeira, que aborda lições de histórias de empreendedores de sucesso, mãe e filha compartilham sua experiência de gerir a empresa juntas e dão dicas sobre boas práticas no trabalho em família.
    Exibir mais Exibir menos
    1 hora e 10 minutos
  • Quais as lições que os erros e fracassos podem ensinar para o empreendedor, com Sissi Freeman, da Granado
    May 23 2025
    Ter um negócio envolve uma porção de riscos para um empreendedor, e um dos principais é a chance de a ideia fracassar e a empresa enfrentar momentos difíceis — ou até fechar as portas. Embora os erros e fracassos sejam vistos de forma negativa, eles podem ensinar lições valiosas, permitindo uma reestruturação que analise o que deu errado e precisa ser repensado para almejar o sucesso nos negócios. Várias empresas, grandes e pequenas, passam por fases assim. Uma delas foi a marca de cosméticos Granado, que tem uma história centenária, mas enfrentou uma crise significativa no final do século passado. A diretora de marketing e vendas da empresa, Sissi Freeman, que participou de boa parte da estratégia de reposicionamento da marca, acredita que a chave para a recuperação e sucesso da Granado foi alinhar inovação e tecnologias à manutenção da tradição histórica da companhia. Em entrevista ao segundo episódio da nova temporada do podcast Educação Financeira, que aborda lições de histórias de empreendedores de sucesso, Sissi falou sobre como o empreendedor pode superar momentos desafiadores e se reestruturar da melhor maneira, com base em sua experiência na empresa.
    Exibir mais Exibir menos
    39 minutos