Episódios

  • Sincera Mente: “Quando faço alguém meio desconfiado rir, parece que as barreiras caem e veem-me como um ser humano que está de maquilhagem e peruca”
    Sep 30 2025

    Entrou na arte drag através da dança, como bailarino de drag queens e apresentador de eventos da comunidade. Encontrou a sua identidade como Sincera Mente: começou por visitar várias cidades do país, a conversar com quem encontrava e, em poucos meses, os vídeos nas redes sociais atingiram milhares de visualizações. Em maio voltou ao conforto do palco para um primeiro espetáculo a solo. “(Vou-te)³” já esgotou por quatro vezes o Teatro Villaret, em Lisboa, onde vai regressar para um nova data em novembro, mês onde se estreia também no Porto. O espetáculo mistura stand-up comedy, improviso e histórias pessoais, mostrando as várias vertentes artísticas de Sincera Mente, que também é cantora. No Humor À Primeira Vista, com Gustavo Carvalho, Sincera Mente narra o processo que a levou até esta personagem, explica a interseção entre a comédia e o mundo drag e de que forma o humor pode ser usado como mecanismo de desconstrução e pede mais espaço para drag queens nos meios tradicionais e no mainstream, para deixarem de ser uma “arte escondida”.

    See omnystudio.com/listener for privacy information.

    Exibir mais Exibir menos
    44 minutos
  • Rúben Branco: “Se dissesses que ia deixar de fazer piadas que chateiam a malta para falar sobre os ‘Morangos com Açúcar’ dizia que estavas maluco”
    Sep 23 2025

    Fez wrestling, foi produtor de espetáculos de comédia e há dez anos tornou-se stand-up comedian profissional. “Vistoria” é o novo espetáculo a solo do humorista Rúben Branco, o primeiro com uma digressão nacional, que passa por 14 localidades. Promete, em cada cidade, analisar todas as suas particularidades. Com o espetáculo “Fruta Podre”, alavancado por um grande sucesso no YouTube através de vídeos sobre a nova versão da série “Morangos com Açúcar”, encheu no ano passado pela primeira vez o Teatro Sá da Bandeira, no Porto. No Humor À Primeira Vista, com Gustavo Carvalho, explica porque quer colocar de lado o humor negro e deixar de ser visto como um humorista de ataque, descreve as semelhanças entre o wrestling e a comédia e narra algumas das situações mais inimagináveis pelas quais passou ao atuar em bares.

    See omnystudio.com/listener for privacy information.

    Exibir mais Exibir menos
    55 minutos
  • Pedro Leandro: “A minha avó portuguesa é das pessoas mais engraçadas que conheço, tem a personalidade de uma drag queen. Grande parte do meu sentido de humor vem dela”
    Sep 16 2025

    Ao contrário do que o nome sugere, Pedro Leandro não faz comédia em português. O pai nasceu em Portugal, a mãe é espanhola, mas cresceu na Bélgica e vive no Reino Unido há mais de 10 anos. É ator — na sua performance na peça “Fiji”, foi descrito pelo The Guardian como “magnético” — e também faz stand-up comedy. Este ano apresentou pela primeira vez um espetáculo a solo, “Soft Animal”, no Fringe, um dos maiores festivais de comédia e artes do mundo. Um espetáculo onde Pedro Leandro aborda a experiência de crescer como um jovem queer e a promessa de sucesso e fama enquanto jovem cantor, que acabou por não se concretizar. Estreou-se em Portugal em agosto, no Worten Mock Fest. No Humor À Primeira Vista, com Gustavo Carvalho, aponta a avó portuguesa como peça importante na formação do seu sentido de humor, explica como a comédia se tornou mecanismo de defesa enquanto jovem queer e satiriza o intensamente premiado musical “Hamilton”. A conversa neste episódio é feita em inglês.

    See omnystudio.com/listener for privacy information.

    Exibir mais Exibir menos
    17 minutos
  • Worten Mock Fest: mais de 10 mil pessoas encheram as sessões do primeiro festival internacional de comédia em Portugal
    Sep 9 2025

    De 28 a 30 de agosto passaram mais de 10 mil pessoas pelas várias salas do Cinema São Jorge, em Lisboa. O Worten Mock Fest, o primeiro festival internacional de comédia a acontecer em Portugal, vai regressar em 2026, “com datas e formato a anunciar em breve”, de acordo com a organização. Luís Franco-Bastos, Diogo Batáguas e Luana do Bem foram os cabeças de cartaz nas sessões de stand-up nacional; Rafinha Bastos, Jim Jefferies e Daniel Sloss lideraram o lado internacional. Para lá de stand-up, estrearam-se ao vivo o podcast “Assim Vamos Ter de Falar de Outra Maneira” e o programa “Irritações”. Guilherme Geirinhas apresentou um Ciclo de Cinema e a Fundação Francisco Manuel dos Santos promoveu conversar sérias sobre comédia. O Humor À Primeira Vista esteve também presente no Palco Streaming, com um episódio por cada dia de festival. Neste episódio, Gustavo Carvalho recorda alguns momentos do Mock Fest, analisa a primeira edição e projeta os desafios que o festival enfrenta para conseguir crescer no próximo ano.

    See omnystudio.com/listener for privacy information.

    Exibir mais Exibir menos
    32 minutos
  • Henrique Dias: “Como é que se pode dizer, hoje em dia, que o público não percebe, ou que é muito fora por ser ‘nonsense’? É exatamente o contrário” [6 outubro 2022]
    Jul 29 2025

    Recorde a entrevista de outubro de 2022 a Henrique Dias, guionista, argumentista e um dos criadores de “Pôr do Sol”, a sátira às novelas portuguesas da RTP que criou uma legião de fãs e chegou até à Netflix. No podcast Humor À Primeira Vista, com Gustavo Carvalho, revelou que o trio criativo que tem com Manuel Pureza e Rui Melo preparava novos projetos. Agora sabemos que em agosto estreia “FELP”, uma série que segue o mesmo humor “nonsense” e “junta humanos e bonecos.” O co-autor de Ferro Activo analisou ainda o cinema português e relatou um equívoco ao conhecer Herman José.

    See omnystudio.com/listener for privacy information.

    Exibir mais Exibir menos
    54 minutos
  • Gilmário Vemba sobre “Tons de Comédia”: “Sempre fui muito bem recebido em Moçambique. Não vai ser difícil para o Hugo fazê-los rir e provavelmente há milhares à espera do Murilo” [1 abril 2025]
    Jul 23 2025

    Recorde a entrevista de abril de 2025 a Gilmário Vemba, Hugo Sousa e Murilo Couto, a propósito da digressão “Tons de Comédia”. Uniram-se para fazer rir o mundo da língua portuguesa, iam atuar em oito países, mas afinal vão ser sete: no dia 20 de julho foram impedidos de entrar em Moçambique para um espetáculo em Maputo. Quando chegaram ao aeroporto, foi-lhes negada a entrada. O diretor-geral do Serviço Nacional de Migração de Moçambique diz que tentaram entrar com um visto de turismo, quando pretendiam realizar um espetáculo cultural. De acordo com os humoristas, tentaram obter o visto necessário nos balcões do aeroporto que existem para esse fim, mas foi-lhes negado. Venâncio Mondlane, opositor do presidente moçambicano Daniel Chapo, acredita que não conseguiram entrar no país por motivações políticas, já que Gilmário Vemba é seu apoiante. Os humoristas e o agente Pedro Gonçalves, da Showtime, passaram a noite no aeroporto e regressaram a Portugal dia 21 de julho. A digressão vai seguir em agosto para as últimas datas, desta vez no Brasil.

    No Humor À Primeira Vista, com Gustavo Carvalho, ainda antes do início da digressão, Gilmário, Hugo e Murilo abordaram a importância de agregar todos os falantes de língua portuguesa num espetáculo de comédia, as nuances do humor nos diferentes países e continentes e curiosamente mencionavam Moçambique como um dos países onde Hugo e Murilo estavam mais expectantes para estrearem-se.

    See omnystudio.com/listener for privacy information.

    Exibir mais Exibir menos
    1 hora e 1 minuto
  • Quarto dia de Anjos vs. Joana Marques: os irmãos Rosado são aqueles que não esquecem nem perdoam a “ridicularização” e o “ultraje”, mesmo que no humor nada seja “sagrado”
    Jul 12 2025

    Na quarta sessão da audiência do julgamento Anjos vs. Joana Marques, Tatanka testemunhou e Joana Marques prestou declarações. O dia terminou com as alegações finais e é expectável que a sentença seja anunciada após o regresso das férias judiciais, em setembro. No Humor À Primeira Vista, Gustavo Carvalho revela o que aconteceu dentro da sala de audiência, no Palácio da Justiça, recorda um processo relativo ao programa “Altos e Baixos”, de Joana Marques e Daniel Leitão e defende que é “irresponsável” a ré não aproveitar o material humorístico do julgamento. O advogado Afonso Pimenta, que tem assistido às sessões, junta-se à conversa para ajudar a explicar o que esteve em causa e quais podem ser os próximos passos após uma sentença.

    See omnystudio.com/listener for privacy information.

    Exibir mais Exibir menos
    44 minutos
  • Álvaro Covões e Jel apostam no humor nacional no Alive: o Palco Comédia “está ao barrote” há 10 edições, apesar de “muitos teatros públicos não considerarem o humor cultura”
    Jul 8 2025

    Antes do humor fechar para férias, há o Palco Comédia do NOS Alive. Desde 2014 que o festival de música dedica também um dos seus palcos a esta arte. Praticamente todos os humoristas passaram pelo espaço ao longo dos anos. Em 2025, de 10 a 12 de julho, no Passeio Marítimo de Algés, Guilherme Duarte, Luís Franco-Bastos e os Cebola Mol são cabeças de cartaz. É a décima edição do NOS Alive com comédia à mistura. Também alguns nomes internacionais estrearam-se em Portugal neste palco, como Daniel Sloss, em 2017. No Humor À Primeira Vista, Gustavo Carvalho recebe Jel, humorista e curador do Palco Comédia; e Álvaro Covões, diretor-geral da Everything is New, promotora do festival. Juntos reforçam a importância do Palco Comédia para a criação de públicos e diversificação dos hábitos culturais dos festivaleiros, relembram alguns dos melhores momentos que viveram ao longo de dez anos de comédia no Alive e abordam a possibilidade de ter um humorista no palco principal.

    See omnystudio.com/listener for privacy information.

    Exibir mais Exibir menos
    41 minutos