Episódios

  • Henrique Dias: “Como é que se pode dizer, hoje em dia, que o público não percebe, ou que é muito fora por ser ‘nonsense’? É exatamente o contrário” [6 outubro 2022]
    Jul 29 2025

    Recorde a entrevista de outubro de 2022 a Henrique Dias, guionista, argumentista e um dos criadores de “Pôr do Sol”, a sátira às novelas portuguesas da RTP que criou uma legião de fãs e chegou até à Netflix. No podcast Humor À Primeira Vista, com Gustavo Carvalho, revelou que o trio criativo que tem com Manuel Pureza e Rui Melo preparava novos projetos. Agora sabemos que em agosto estreia “FELP”, uma série que segue o mesmo humor “nonsense” e “junta humanos e bonecos.” O co-autor de Ferro Activo analisou ainda o cinema português e relatou um equívoco ao conhecer Herman José.

    See omnystudio.com/listener for privacy information.

    Exibir mais Exibir menos
    54 minutos
  • Gilmário Vemba sobre “Tons de Comédia”: “Sempre fui muito bem recebido em Moçambique. Não vai ser difícil para o Hugo fazê-los rir e provavelmente há milhares à espera do Murilo” [1 abril 2025]
    Jul 23 2025

    Recorde a entrevista de abril de 2025 a Gilmário Vemba, Hugo Sousa e Murilo Couto, a propósito da digressão “Tons de Comédia”. Uniram-se para fazer rir o mundo da língua portuguesa, iam atuar em oito países, mas afinal vão ser sete: no dia 20 de julho foram impedidos de entrar em Moçambique para um espetáculo em Maputo. Quando chegaram ao aeroporto, foi-lhes negada a entrada. O diretor-geral do Serviço Nacional de Migração de Moçambique diz que tentaram entrar com um visto de turismo, quando pretendiam realizar um espetáculo cultural. De acordo com os humoristas, tentaram obter o visto necessário nos balcões do aeroporto que existem para esse fim, mas foi-lhes negado. Venâncio Mondlane, opositor do presidente moçambicano Daniel Chapo, acredita que não conseguiram entrar no país por motivações políticas, já que Gilmário Vemba é seu apoiante. Os humoristas e o agente Pedro Gonçalves, da Showtime, passaram a noite no aeroporto e regressaram a Portugal dia 21 de julho. A digressão vai seguir em agosto para as últimas datas, desta vez no Brasil.

    No Humor À Primeira Vista, com Gustavo Carvalho, ainda antes do início da digressão, Gilmário, Hugo e Murilo abordaram a importância de agregar todos os falantes de língua portuguesa num espetáculo de comédia, as nuances do humor nos diferentes países e continentes e curiosamente mencionavam Moçambique como um dos países onde Hugo e Murilo estavam mais expectantes para estrearem-se.

    See omnystudio.com/listener for privacy information.

    Exibir mais Exibir menos
    1 hora e 1 minuto
  • Quarto dia de Anjos vs. Joana Marques: os irmãos Rosado são aqueles que não esquecem nem perdoam a “ridicularização” e o “ultraje”, mesmo que no humor nada seja “sagrado”
    Jul 12 2025

    Na quarta sessão da audiência do julgamento Anjos vs. Joana Marques, Tatanka testemunhou e Joana Marques prestou declarações. O dia terminou com as alegações finais e é expectável que a sentença seja anunciada após o regresso das férias judiciais, em setembro. No Humor À Primeira Vista, Gustavo Carvalho revela o que aconteceu dentro da sala de audiência, no Palácio da Justiça, recorda um processo relativo ao programa “Altos e Baixos”, de Joana Marques e Daniel Leitão e defende que é “irresponsável” a ré não aproveitar o material humorístico do julgamento. O advogado Afonso Pimenta, que tem assistido às sessões, junta-se à conversa para ajudar a explicar o que esteve em causa e quais podem ser os próximos passos após uma sentença.

    See omnystudio.com/listener for privacy information.

    Exibir mais Exibir menos
    44 minutos
  • Álvaro Covões e Jel apostam no humor nacional no Alive: o Palco Comédia “está ao barrote” há 10 edições, apesar de “muitos teatros públicos não considerarem o humor cultura”
    Jul 8 2025

    Antes do humor fechar para férias, há o Palco Comédia do NOS Alive. Desde 2014 que o festival de música dedica também um dos seus palcos a esta arte. Praticamente todos os humoristas passaram pelo espaço ao longo dos anos. Em 2025, de 10 a 12 de julho, no Passeio Marítimo de Algés, Guilherme Duarte, Luís Franco-Bastos e os Cebola Mol são cabeças de cartaz. É a décima edição do NOS Alive com comédia à mistura. Também alguns nomes internacionais estrearam-se em Portugal neste palco, como Daniel Sloss, em 2017. No Humor À Primeira Vista, Gustavo Carvalho recebe Jel, humorista e curador do Palco Comédia; e Álvaro Covões, diretor-geral da Everything is New, promotora do festival. Juntos reforçam a importância do Palco Comédia para a criação de públicos e diversificação dos hábitos culturais dos festivaleiros, relembram alguns dos melhores momentos que viveram ao longo de dez anos de comédia no Alive e abordam a possibilidade de ter um humorista no palco principal.

    See omnystudio.com/listener for privacy information.

    Exibir mais Exibir menos
    41 minutos
  • Fomos assistir ao julgamento Anjos vs. Joana Marques: Papa Francisco, Ricardo Araújo Pereira e Fernando Alvim marcaram o terceiro dia
    Jul 1 2025

    Ainda não há decisão no apelidado julgamento do ano. Os Anjos acusam a humorista Joana Marques de “adulterar, truncar e manipular” um vídeo, publicado no Instagram em 2022, em que interpretam o hino nacional numa versão pop. Em tribunal, os cantores exigem uma indemnização de 1 milhão e 118 mil euros. O vídeo em causa cola parte da atuação dos Anjos a excertos do programa Ídolos, onde Joana Marques era jurada. No Humor À Primeira Vista, Gustavo Carvalho relata a experiência de assistir ao vivo ao terceiro dia do julgamento, com depoimentos de Ricardo Araújo Pereira e Fernando Alvim. A quarta sessão da audiência de julgamento está marcada para dia 11 de julho, com o depoimento previsto do cantor Tatanka e de Joana Marques. O jornalista da SIC Pedro Rebelo Pereira tem escrito para o Expresso sobre o tema e junta-se à conversa para entendermos o impacto mediático do julgamento e o que tem acontecido em Portugal nos casos em que o humor vai a tribunal.

    See omnystudio.com/listener for privacy information.

    Exibir mais Exibir menos
    44 minutos
  • Manel Rosa: “Atuei com 15 anos. Há quem tenha os filhos no teatro, na música ou no futebol. Os meus pais tinham o filho na stand-up comedy”
    Jun 24 2025

    Era um adolescente no meio de adultos, por vezes em bares pouco aconselhados, mas já mostrava a vontade de fazer da comédia profissão. Manuel Rosa tem 21 anos, mas já há seis que sobe a palco para fazer stand-up. Após ter desistido do curso de Estudos Gerais, dedica-se a 100% ao humor. No YouTube terminou recentemente o primeiro projeto, “Disnarrativo”. Apresenta o “Curto Circuito”, na SIC Radical e é uma das caras do Worten Mock Fest. Fora da comédia, quem esteve nos 50 anos do 25 de abril ouviu-o discursar perante uma praça do Rossio cheia, em Lisboa, no dia em que celebrámos a liberdade. No Humor À Primeira Vista, com Gustavo Carvalho, revela uma tentativa falhada de participar no 'The Voice Kids', recorda as atuações em que dependia da boleia dos pais e relata a experiência de gravar um anúncio com Ricardo Araújo Pereira.

    See omnystudio.com/listener for privacy information.

    Exibir mais Exibir menos
    55 minutos
  • Rui Pedro Tendinha: “'Ruído' é do melhor que Bruno Nogueira já fez, ele diferencia-se porque arrisca e petisca, faz tudo com sofisticação”
    Jun 17 2025

    Quando o riso é proibido, há um grupo de atores e argumentistas que decide clandestinamente fazer sketches cómicos para que se possa rir em segredo. Neste mundo que Bruno Nogueira diz ser distópico surge a série ‘Ruído’. A antecipada nova criação do humorista, no regresso à RTP 1 e aos sketches, que ata com a narrativa de resistência à censura. Bruno Nogueira é também ator, ao lado de Albano Jerónimo, Gabriela Barros e Rita Cabaço. Há também a participação especial de Gonçalo Waddington, José Raposo e Miguel Guilherme. Um elenco de luxo que dá corpo à série escrita pelo próprio Bruno Nogueira, Carlos Coutinho Vilhena, Frederico Pombares e Luís Araújo.

    No Humor À Primeira Vista, com Gustavo Carvalho, tentamos entender melhor os novos caminhos que Bruno Nogueira percorre, com Rui Pedro Tendinha. Jornalista de cinema, colaborador do Expresso, e autor do programa 'Cinetendinha', escreveu há umas semanas na Revista E um artigo sobre a série, onde conversou com Albano Jerónimo e Bruno Nogueira.

    See omnystudio.com/listener for privacy information.

    Exibir mais Exibir menos
    45 minutos
  • Ricardo Araújo Pereira sobre a condenação de Léo Lins: “Oito anos de cadeia por piadas não é próprio de regimes democráticos, é absurdo e impensável”
    Jun 9 2025

    A justiça de São Paulo condenou o humorista brasileiro Léo Lins a 8 anos e 3 meses de prisão. Tem ainda de pagar uma multa 1,4 milhões de reais e 303 mil reais por danos morais coletivos. Em causa estão piadas consideradas preconceituosas feitas no especial de stand-up comedy “Perturbador”, que já tinha sido retirado do YouTube em maio de 2023. Na altura com mais de 3 milhões de visualizações. O humorista argumentou então que estavam a igualar “expressão artística a um ato criminoso” e que “a justificação usada para remover o especial podia ser aplicada a 95% dos shows de stand-up.”

    Esta decisão da justiça foi provocada por um pedido realizado pelo próprio Ministério Público. Na sentença expõe-se piadas do espetáculo que são consideradas “declarações depreciativas e injuriosas contra as pessoas idosas, gordas, portadoras do vírus HIV, homossexuais, judeus e negros, inclusive exaltando o período esclavagista como época em que negros gozavam de privilégios.”

    No Humor À Primeira Vista, com Gustavo Carvalho, o humorista Ricardo Araújo Pereira discute as implicações desta sentença, afirma que é uma decisão “grotesca a um ponto inimaginável”, critica o “silêncio ou até compreensão” de alguns humoristas e ironiza que sendo um crime muito grave, “as pessoas que se riram” também deviam cumprir pena.

    See omnystudio.com/listener for privacy information.

    Exibir mais Exibir menos
    48 minutos