• ‘Um conjunto de erros e falência administrativa’, diz Sardenberg sobre gestão do INSS
    May 22 2025
    Carlos Alberto Sardenberg faz uma análise da gestão do INSS, que é a maior despesa do governo. ‘Deveria ser o setor com maior cuidado na gestão’. Comentarista cita a desorganização no setor, com a recente fraude, número de pessoas na fila a espera de concessão de benefícios e a greve de peritos médicos. ‘Exemplo claro de como a gestão politizada leva a um erro de administração’.
    Exibir mais Exibir menos
    7 minutos
  • ‘O que se espera é um bloqueio de gastos’, diz Sardenberg sobre relatório bimestral das contas públicas
    May 20 2025
    Carlos Alberto Sardenberg fala sobre o relatório bimestral das contas públicas que será divulgado pelo governo, na próxima quinta-feira (21). ‘Todo relatório bimestral é feito uma revisão das receitas e das despesas’. Comentarista destaca que o que está se vendo é que as despesas estão subestimadas e as receitas estão superestimadas’. Sardenberg explica que o que se espera desse primeiro relatório é um corte de gastos para que a receita se acomode a despesa e, desse modo, continue caminhando na direção de um déficit zero, que é a meta oficial desse ano.
    Exibir mais Exibir menos
    7 minutos
  • Guerra comercial com a China ‘estava criando problemas dentro dos Estados Unidos’, analisa Sardenberg
    May 13 2025
    Carlos Alberto Sardenberg faz uma análise da relevância e importância do acordo Estados Unidos e China. A discussão que fica é: quem recuou primeiro? Comentarista destaca que houve negociação entre integrantes da área de economia e da área de comércio dos dois países. Sardenberg ressalta que as tarifas estavam criando um problema enorme para a economia dos EUA e da China. ‘Eu acho que o problema é maior para a economia americana’.
    Exibir mais Exibir menos
    6 minutos
  • Banco Central do Brasil e dos EUA: os impactos das contas públicas e guerra comercial, analisa Sardenberg
    May 8 2025
    Carlos Alberto Sardenberg faz uma análise das decisões tomadas pelo Banco Central do Brasil e Banco Central dos Estados Unidos. ‘É como se os dois subissem no muro’. Comentarista cita que, a dificuldade de entender o cenário atual e de possíveis problemas com a guerra comercial. As duas instituições ‘fizeram uma pausa, esperar para ver’.
    Exibir mais Exibir menos
    5 minutos
  • Sardenberg: fraude no INSS expõe retorno disfarçado do imposto sindical com aval do Estado
    May 6 2025
    Comentarista vê esquema como herança do antigo imposto sindical e afirma que falhas na legislação permitiram a corrupção no desconto em folha de aposentados.
    Exibir mais Exibir menos
    8 minutos
  • BRICS ampliado: diversidade de regimes dificulta consensos no grupo
    Apr 29 2025
    Carlos Alberto Sardenberg analisa o encontro de chanceleres do BRICS no Rio de Janeiro, destacando as dificuldades de alcançar consensos em um grupo agora formado por 11 países com regimes políticos diversos: 'fica difícil tomar posições'.
    Exibir mais Exibir menos
    6 minutos
  • ‘Trump está tendo que recuar de suas medidas por causa de reações internas’, avalia Sardenberg
    Apr 24 2025
    Carlos Alberto Sardenberg faz uma análise das medidas comerciais adotadas por Trump e os reflexos no mercado financeiro. Comentarista destaca que o vai e vem do mercado abre espaço para especulação. ‘Trump estava pensando que ia ser um passeio impor tarifas sobre parceiros comerciais e o fato é que a coisa está sendo bem mais difícil, bem mais complicada e bem mais duvidosa do que ele esperava’
    Exibir mais Exibir menos
    6 minutos
  • Expectativa é que FMI divulgue documento prevendo menos crescimento e mais inflação
    Apr 22 2025
    Carlos Alberto Sardenberg destaca que Donald Trump está em campanha contra o presidente do Banco Central dos Estados Unidos em um momento complicado. Comentarista cita a reunião do FMI e do Banco Mundial para debater a situação da economia global. A reunião começa com dois problemas: o desarranjo da economia mundial causado pela questão tarifária e também pela ameaça de Trump contra o presidente do Banco Central dos EUA.
    Exibir mais Exibir menos
    5 minutos