Pela primeira e possivelmente última vez na história deste podcast temos um especial 13 de Maio. É uma história fascinante. Imaginem que é 1917 e são pastores. Olham para uma azinheira e vêem uma senhora muito bonita. Vão ao bolso buscar o telemóvel para filmar. Não vai dar. É 1917. Se não fosse provavelmente estariam absorvidos com vídeos de curta duração e nem se apercebiam de que havia uma senhora brilhante na azinheira. Porque olham para baixo quando podem olhar para cima? Para azinheiras de onde surgem entidades brilhantes? Ou para o rosto das pessoas que amam? A vida é demasiado preciosa para a gastarem a ver clipes de jovens adultos a explicarem-vos porque é que o Matrix é problemático. Mas isso é outra conversa.
É 1917 e não há a possibilidade de postarem sobre aquilo que viram. Dependem apenas da vossa capacidade de persuasão para convencer toda a gente de que viram uma menina brilhante numa azinheira e para convencerem o vosso primo Francisco de que viu o que vocês viram. As pessoas vão acreditar. É a coisa mais interessante a acontecer naquela terra desde que o padre deu um pum no funeral do Sr. Acácio. Disse que era a alma do Sr. Acácio a abrir os portões do Céu e que os portões do Céu deviam estar a precisar de óleo. Muitas pessoas acreditaram.
As pessoas querem acreditar. Passam mais de 100 anos e milhões de pessoas já visitaram o sítio onde avistaram a senhora. Outras tantas penitenciam-se e fazem passeios de joelhos. Ok, a maior parte leva joelheiras de hóquei. Não tem o mesmo valor, mas é difícil na mesma. Há estátuas vossas à venda em todas as lojas dos chineses. Há um McDonald's nas imediações. Mas o que é que aconteceu mesmo nesse dia?
Segundo a história oficial, a 13 de Maio na Cova da Iria apareceu brilhando a Virgem Maria.
Mas será essa tal de Virgem Maria a Nossa Senhora, mãe do famoso Sr. Jesus, que desceu à Terra para mandar rezar o terço e combater o comunistas e sodomitas? Ou será uma entidade interdimensional que secou pessoas que estavam molhadas, curou pessoas que estavam desenganadas dos médicos, lançou maus olhados sobre veículos, chupou grelos de azinheira e protagonizou o primeiro festival aéreo de disco voador registado na região centro?
Neste episódio tentamos responder a esta questão e falhamos. Deixamos o debate em aberto nos comentários. Para quem está naturalmente preocupado, é seguro ouvir. Nenhum de nós diz "treuze" ao longo deste episódio.
Poderão subscrever o nosso patreon para apoiar o projecto e conteúdo extra:
https://www.patreon.com/jcdireita
Reacts e vídeos exclusivos no youtube: https://youtube.com/@livrosdapica
Instagram: https://www.instagram.com/livrosdapica/
twitter: https://twitter.com/livrosdapica
imagem: https://www.instagram.com/tiagom__/
Genérico da autoria de Saint Mike: https://www.instagram.com/prod.saintmike/