Logística baseada em dados: Como a Estoca está transformando o e-commerce brasileiro Podcast Por  capa

Logística baseada em dados: Como a Estoca está transformando o e-commerce brasileiro

Logística baseada em dados: Como a Estoca está transformando o e-commerce brasileiro

Ouça grátis

Ver detalhes do programa

Sobre este áudio

Neste episódio do Canary Cast, Marcos Toledo, cofundador e General Partner do Canary recebe Caio Almeida, cofundador e CEO da Estoca, empresa que está transformando a logística para e-commerce no Brasil. Com experiência prévia empreendendo com outros negócios e, mais recentemente, na Uber Eats, Caio compartilha como sua perspectiva diferenciada e outsider no setor de logística o fez reconhecer a oportunidade. Seu olhar novo e sem vieses se mostrou uma grande vantagem competitiva, permitindo à Estoca desenvolver soluções inovadoras para problemas tradicionais. Fundada em fevereiro de 2020, um pouco antes da pandemia, a Estoca implementou um modelo asset-light que desafia as normas do mercado. Sem galpões próprios, apenas um flagship (galpão modelo), a empresa consegue oferecer maior flexibilidade e velocidade no processamento de pedidos, eliminando um dia inteiro no ciclo de entrega – uma eficiência significativa para o canal de e-commerce. A conversa explora a transição do mercado de full commerce para modelos especializados, onde as marcas preferem manter controle sobre suas vendas e marketing, mas querem terceirizar completamente a logística. Caio explica como inovações tecnológicas – como fotografar cada pedido antes do empacotamento e criar páginas de rastreio personalizadas – melhoraram a experiência do cliente final e reduziram problemas de pós-venda. O episódio também aborda a visão da Estoca para o futuro da logística nos próximos cinco anos. Enquanto muitos apostam na mecanização dos ativos físicos, Caio argumenta que o uso estratégico de dados e aplicações de inteligência artificial terão maior impacto imediato. A implementação de "agentes de IA" para monitorar pedidos individualmente e a utilização de dados preditivos para posicionamento estratégico de produtos pelo Brasil são algumas das iniciativas já em desenvolvimento. Por fim, Caio reflete sobre seus principais desafios e aprendizados na sua jornada empreendedora até aqui. Se você está buscando uma solução completa de logística para seu e-commerce, se interessa pelo espaço ou, simplesmente, gosta de se aprofundar em diferentes histórias empreendedoras, não deixe de ouvir este episódio e deixar seu comentário. Nos vemos lá! Convidado: Caio AlmeidaCom mais de uma década de experiência no setor de tecnologia, Caio é cofundador e CEO da Estoca. Iniciou sua trajetória empreendedora em 2015 com a Alugalogo, startup acelerada pelo Google. Teve outras tentativas de empreender em diferentes segmentos e, entre 2018 e 2020, liderou a equipe de parcerias do Uber Eats e, logo em seguida fundou a Estoca, uma empresa de tecnologia para logística de e-commerce, que já recebeu investimentos da Y Combinator, Canary, Astella, FJ Labs e outros. Desde então, tem ajudado varejistas a otimizar suas operações logísticas e proporcionar experiências excepcionais aos clientes.Acompanhe Caio Almeida no Linkedin Apresentação: Marcos ToledoMarcos Toledo é cofundador e General Partner do Canary, tendo construído seu background no mercado financeiro em fundos de hedge, ações, renda fixa e gestão de ativos. Marcos começou sua carreira no JP Morgan em 2001. Em 2005, juntou-se a outros sócios para criar a M Square Investimentos, uma empresa de gestão de ativos. Ele deixou a M Square em 2015 para explorar oportunidades em Venture Capital no Brasil e, em 2016, fundou o Canary ao lado de outros empreendedores de tecnologia na região.Acompanhe Marcos no Linkedin Destaques do episódio: 00:00 - Boas-vindas01:58 - A jornada empreendedora antes e depois da Estoca04:04 - Reconhecendo a oportunidade: O impacto da logística na conversão de vendas no UberEats05:45 - Revendo práticas aplicadas para atender as dores do mercado07:33 - Desafios da pandemia e a digitalização do comportamento de consumo 10:23 - Flexibilidade de logística inspirada no segmento de alimentação14:48 - A crescente relevância do canal do e-commerce na estratégia de varejistas18:22 - Terceirização da expertise em integração, processamento e entrega19:31 - Principais impactos da Estoca na operação de vendas21:47 - Acesso a informações para otimização do controle de estoque23:34 - Eficiência tática alinhada à experiência do consumidor26:43 - Soluções de tecnologia que atendem das grandes marcas aos pequenos negócios29:36 - Inteligência Artificial aplicada ao contexto da Estoca34:07 - Físico e digital: futuras movimentações no segmento de logística38:51 - Aprendizados e conselhos para a jornada empreendedora40:47 - Encerramento Glossário de termos em inglês citados no episódio: Asset light: modelo de negócio que opera com poucos ativos físicos própriosDashboard: painel visual que organiza e apresenta dados de forma compreensívelDark kitchens: cozinhas dedicadas apenas para delivery, sem atendimento presencialFeature: funcionalidade ou característica de um produto/serviçoFull commerce: ...

O que os ouvintes dizem sobre Logística baseada em dados: Como a Estoca está transformando o e-commerce brasileiro

Nota média dos ouvintes. Apenas ouvintes que tiverem escutado o título podem escrever avaliações.

Avaliações - Selecione as abas abaixo para mudar a fonte das avaliações.