Episódios

  • Série Virtudes: Paciência
    Sep 1 2025

    Neste episódio, Erika Kalvelage e Pedro Guimarães exploram a virtude da paciência à luz da filosofia. A paciência é apresentada como a força serena que permite ao Ser Humano, atravessar momentos difíceis sem perder a esperança, aprendendo a esperar e confiar com respeito pelo tempo das coisas.

    Entre reflexões sobre a vida digital acelerada, o valor da profundidade nas experiências e a importância de cultivar relações mais significativas, o episódio discute como a filosofia pode orientar a viver com mais qualidade, menos pressa e maior consciência de nós mesmos e dos demais.

    Paciência surge aqui como uma prática de desapego, aceitação e aprendizado como um caminho para lidar melhor com o tempo, com a vida e com o que ela deseja nos ensinar.

    Participantes: Erika Kalvelage e Pedro Guimarães

    Trilha Sonora: Schumann - Widmung op.25 n°1

    Exibir mais Exibir menos
    20 minutos
  • Reflexões Filosóficas sobre o Filme: Wall-E
    Aug 25 2025

    No silêncio de um planeta coberto por destroços, emerge uma pequena centelha de vida, humanidade e esperança. É nesse cenário, aparentemente devastado, que a animação Wall-E nos convida a refletir sobre o que nos torna verdadeiramente humanos.

    Neste episódio do podcast da Nova Acrópole, os professores Paula Poloni e Gustavo Massen, juntamente com Danilo Gomes, exploram os simbolismos dessa obra encantadora, que transcende sua forma infantil para tocar o coração filosófico de cada um.

    Mais do que uma crítica ao presente, o filme revela uma possibilidade de recomeço — um retorno à Terra não apenas como lugar físico, mas como símbolo de sentido, de lar, de reencontro com as leis da vida e com os outros seres que a compartilham conosco.

    Participantes: Paula Poloni, Gustavo Massen e Danilo Gomes
    Trilha Sonora: Valsa das Flores, de Tchaikovsky

    Exibir mais Exibir menos
    53 minutos
  • A Solidão que alimenta a jornada da Alma
    Aug 18 2025

    Neste episódio, o professor José Roberto, da sede São Caetano do Sul- SP, foi convidado a compartilhar algumas reflexões filosóficas sobre a solidão que alimenta a jornada da alma.

    Dentro dessa abordagem, perpassamos sobre questões da existência, tratamos do livro da Professora Delia “Os jogos de Maia”, entendendo a solidão como algo inerente a este mundo, cuja origem é transcendental.

    Ainda, através de uma visão e postura filosófica, transbordamos o tema para a questão da solidão interior, da convivência social, das frustrações e desilusões cotidianas, assim como do vazio e falta de sentido para a vida. A solidão como momento de recolhimento interior para compreender os mistérios e dúvidas da nossa própria alma.

    Sócrates, Platão, Marco Aurélio, Délia Steinberg Gusman, Jorge Angel Livraga, Krishna e Arjuna são citados de forma dinâmica, a fim de que analisemos e distinguamos tanto a solidão interior, quanto a exterior, cuidando, sobretudo, do aprimoramento das virtudes, em busca da evolução.

    Participantes: José Roberto e Danilo Gomes

    Trilha Sonora: Antonín Dvořák: Sinfonia nº6 - Finalle

    Exibir mais Exibir menos
    46 minutos
  • Ensinamento de Platão na Medicina
    Aug 11 2025

    O episódio aborda a relação entre a filosofia platônica e a medicina, ressaltando que a saúde, para Platão, é um estado de equilíbrio entre corpo e alma, sustentado por moderação, exercícios, alimentação saudável e valores éticos.

    Bernardo Norah, médico e professor voluntário da Nova Acrópole, apresenta ensinamentos de obras como A República, O Político e Timeu, que defendem a harmonia como princípio fundamental e a medicina como prática humanizada e integral. A conversa reforça a responsabilidade pessoal no cuidado físico, emocional e mental, alinhando sabedoria antiga a necessidades atuais.

    O ser humano e o cosmos são unidades funcionais da Natureza, e a perda dessa consciência é causa de desequilíbrios individuais e sociais. Reconhecer e viver essa unidade torna o ser humano mais generoso, favorecendo uma sociedade mais justa, fraterna e feliz.

    Participantes: Bernardo Norah e Danilo Gomes
    Trilha Sonora: Wiener Blut, Op. 354 – Johann Strauss

    Exibir mais Exibir menos
    40 minutos
  • As mensagens do Universo
    Aug 4 2025

    Neste episódio, o professor José Roberto e Danilo Gomes exploram a ideia de que o universo é um sistema vivo, inteligente e em constante comunicação com o ser humano. A partir da observação dos movimentos dos planetas, das galáxias e dos ciclos da terra e da natureza, percebemos que há uma ordem profunda que sustenta a vida e uma linguagem sutil que pode ser compreendida por quem desenvolve uma escuta interior mais sensível.

    A beleza, o amor e a capacidade de refletir tornam-se chaves para compreender essa linguagem universal, que vai além da análise científica. O filósofo não apenas observa o mundo ele alinha seus pensamentos, sentimentos e ações com um propósito maior. Assim, a mensagem do universo torna-se uma ponte para o autoconhecimento, para o cultivo das virtudes e para a realização de uma vida verdadeiramente humana.

    Participantes: José Roberto e Danilo Gomes

    Trilha Sonora: Franz Schubert - Impromptu nº3 in g flat maior

    Exibir mais Exibir menos
    45 minutos
  • Reflexões sobre o Fime: Divertidamente 2
    Jul 28 2025

    A animação Divertidamente 2 oferece uma rica oportunidade de refletirmos sobre o universo interior do Ser Humano. Nesta sequência, acompanhamos Riley entrando na adolescência, enfrentando os desafios naturais desta etapa: mudanças de escola, amizades, inseguranças e o surgimento de novas emoções como a ansiedade, a vergonha, o tédio e a inveja.

    Neste episódio do podcast filosófico da Nova Acrópole, os professores voluntários Paula Poloni e Gustavo Massen exploram, com base filosófica, como essas transformações internas são representadas de forma simbólica e educativa no filme. A crise de identidade vivida pela protagonista é analisada à luz do conceito de “senso de si”, destacando a importância da assimilação das experiências, inclusive das dolorosas, como fator essencial para a construção de uma personalidade equilibrada e madura.

    O episódio convida os jovens e adultos a refletirem sobre o poder das experiências vividas, a importância da educação de si mesmos e o papel fundamental dos valores humanos na formação do caráter.

    Confira as reflexões do filme Divertidamente 1

    Participantes: Paula Poloni, Gustavo Massen e Danilo Gomes
    Trilha Sonora: As Quatro Estações, de Antonio Vivaldi

    Exibir mais Exibir menos
    1 hora e 4 minutos
  • A Amizade no cotidiano
    Jul 21 2025

    No terceiro e último episódio da Série especial sobre a Amizade, promovida pelo Podcast filosófico da Nova Acrópole do Brasil, os professores Marcelo Silveira e Danilo Gomes fazem uma síntese e encerram o tema com uma reflexão acerca da amizade na prática do cotidiano.

    Cada indivíduo possui valores que lhe são naturais e, por outro lado, necessita desenvolver outros que lhe faltam. Os amigos inspiram-se mutuamente e oferecem suporte para o cultivo das virtudes. A verdadeira amizade ultrapassa o âmbito do coleguismo e da camaradagem e tem como ponto de afinidade a busca da virtude. É a ante sala dos mais profundos sentimentos.

    Sua conquista passa por provas que exigem esforço, aceitação, fortaleza e sensibilidade, sem bajulação nem o peso do mundo emocional. O melhor amigo é aquele que sabe viver e deixar viver. Precisamos de bons modelos mentais dessa relação e podemos contar com inúmeros exemplos no cinema e na literatura, com histórias que retratam laços de verdadeiro amor e interesse na felicidade do outro e que se traduz em uma via para que cada um chegue acompanhado ao melhor de si mesmo.

    Participantes: Marcelo Silveira e Danilo Gomes

    Trilha Sonora: Concerto para piano e orquestra - opus 83 - Johannes Brahms

    Exibir mais Exibir menos
    51 minutos
  • A Amizade na literatura filosófica
    Jul 14 2025

    Dando continuidade à série especial sobre a amizade, este segundo episódio do podcast filosófico da Nova Acrópole do Brasil propõe uma reflexão profunda sobre esse nobre vínculo humano. Os professores Danilo Gomes e Marcelo Silveira exploram a amizade à luz das obras de grandes pensadores como Platão, Aristóteles, Cícero e Khalil Gibran.

    Mais do que afinidades circunstanciais ou interesses passageiros, a verdadeira amizade se revela como um caminho de crescimento interior e compartilhado. É por meio dela que os seres humanos podem exercitar a excelência moral – a Arethe – segundo os ensinamentos da tradição filosófica clássica.

    A conversa aborda aspectos essenciais da amizade, como o cuidado mútuo, a liberdade, a franqueza, a adaptabilidade, e sobretudo, a veracidade consigo mesmo. Os filósofos destacam que somente ao cultivar uma relação genuína com o outro é possível vivenciar os frutos dessa jornada que conduz à virtude, à alegria e à fraternidade.

    A amizade filosófica, como destacam os autores citados, é alicerçada na busca do bem comum, na possibilidade da advertência construtiva e no compromisso recíproco de se tornar melhor, sempre com generosidade e autenticidade.

    Participantes: Danilo Gomes e Marcelo Silveira
    Trilha Sonora: Piano Sonata nº 17 em Ré Menor, Opus 31 – Beethoven

    Exibir mais Exibir menos
    40 minutos