
O Socialismo e a Religião - Lenin (1905)
Falha ao colocar no Carrinho.
Falha ao adicionar à Lista de Desejos.
Falha ao remover da Lista de Desejos
Falha ao adicionar à Biblioteca
Falha ao seguir podcast
Falha ao parar de seguir podcast
-
Narrado por:
-
De:
Sobre este áudio
Neste episódio do Audioteca Crítica, abordamos um texto crucial de Vladimir Ilich Lenin, de 1905, onde ele analisa a sociedade capitalista, a opressão e o papel da religião.
Lenin analisa como a exploração do trabalho gera opressão econômica, social e espiritual. Ele defende a separação total entre Igreja e Estado, argumentando que a religião deve ser um assunto privado em relação ao Estado, mas não ao partido revolucionário. A luta contra o "nevoeiro religioso" deve ser ideológica e científica, visando a libertação da classe operária através da ação revolucionária.
A capa deste episódio conta com a foto da Catedral do Sangue Derramado, em São Petersburgo. Esta catedral foi construída no local onde o czar Alexandre II foi assassinado em 1881, um evento que simboliza a efervescência política e as tensões sociais da Rússia pré-revolucionária. A grandiosidade de suas cúpulas e a riqueza de seus detalhes, bancadas pelo Estado e pela nobreza, contrastam com a dura realidade da classe operária descrita por Lenin, destacando a instrumentalização da religião pelo poder estatal que ele criticava.
Se quiser e puder nos ajudar a continuar, contribua em apoia.se/audiotecacritica
Link para o texto aqui
Leitura: Elisa
Edição: Nate
Arte da capa: Azhariel