
O rádio vive!
Falha ao colocar no Carrinho.
Falha ao adicionar à Lista de Desejos.
Falha ao remover da Lista de Desejos
Falha ao adicionar à Biblioteca
Falha ao seguir podcast
Falha ao parar de seguir podcast
-
Narrado por:
-
De:
Sobre este áudio
Olá, Amigos, Olá, Amigas
Sejam todos bem-vindos ao Fala Quem Sabe Podcast
Reconhecem este som? É a vinheta de abertura do “Seu Repórter Esso”, programa ícone do radiojornalismo brasileiro, de 1941, que serviu de modelo para o que temos hoje tanto no próprio rádio como na tevê.
Vocês já devem ter percebido que nesta edição vamos falar sobre um meio de comunicação com vidas sobressalentes.
É centenário e companheiro fiel, que fala dia e noite sem parar, e está presente nos quatro cantos do País.
Dizem que espanta a solidão, mexe com a emoção e, sobretudo, com a imaginação.
Tem gente que não desgruda dele. E acreditem, alguns o levam até para a cama!
Sim, estou falando do rádio, o meio de comunicação que surfa sobre as ondas da modernização tecnológica e segue agradando gerações e mais gerações de ouvintes.
Vejam esta peça. É o famoso rádio galena, que se ouvia com fones de ouvido. O rádio surgiu no mundo em 1896. No Brasil, a primeira transmissão de rádio aconteceu em 1922, ano do centenário da Independência.
Sabem quem teve a primazia histórica de falar aos brasileiros pelas ondas do rádio? O presidente Epitácio Pessoa, que falou do morro da Urca, no Rio de Janeiro e foi ouvido em Niterói, Petrópolis e, dizem, até em São Paulo.
Um feito!
Um feito viabilizado graças ao empenho do médico, escritor e antropólogo Roquette-Pinto, considerado o pai do rádio brasileiro.
Aliás, foi ele também, com apoio de alguns visionários abnegados, que fundou a primeira emissora de rádio do País, a Rádio Sociedade do Rio de Janeiro, sete meses após a 1ª transmissão oficial.
Convém registrar que esta emissora foi resultado de um movimento de cientistas e intelectuais do Rio de Janeiro, dentro dos salões do Academia Brasileira de Ciência
Em 1936 ela foi doada para o governo.
Aliás, esta emissora segue existindo, só que agora atende pelo nome de rádio MEC. A história do rádio no Brasil é muito mais longa, interessante e divertida.
Porém, para contá-la em detalhes, o Fala Quem Sabe podcast convidou um pesquisador e, não só, também um apaixonado pelo rádio, o professor da Faap e do Mackenzie, Álvaro Bufarah Júnior.
Ele vai resgatar fatos do passado, passear pelas ocorrências mais significativas do presente e projetar o futuro do meio rádio, que ao longo de sua trajetória centenária teve que esgrimar com as novas tecnologias para manter a sua relevância.
Pelo visto, venceu!
O meio rádio segue firme e forte, nem parece que já passou dos cem! Antes do deixá-los com o vasto conhecimento do professor Álvaro, vou pedir para vocês deixarem o seu like.
E se vocês gostam das nossas entrevistas, compartilhem e assinem o nosso canal.
O seu reconhecimento é importante para seguirmos adiante
Obrigado pela audiência e até a próxima sexta-feira com uma nova e interessante entrevista.