Episódios

  • 9º dia – 24/12 (25/12) – “Eu vos anuncio uma grande alegria!”
    Dec 25 2025

    Abertura do Dia

    “Fizeste crescer a alegria e aumentaste a felicidade. Todos se regozijam em tua presença, como alegres ceifeiros na colheita, ou como guerreiros exaltados ao dividirem os despojos” (Is 9,2).


    É assim que começamos o último dia de nossa novena, a nona estação. Chegamos a esta etapa a bordo do nosso trem, que nos conduziu por esta divina aventura.


    Ao terminarmos esta meditação, estaremos alegres como os pastores que receberam o anúncio do Anjo. Estaremos alegres porque teremos a oportunidade de ver, sentire contemplar a promessa feita ao povo sendo cumprida.


    Iniciemos, então, este último dia da novena, pedindo que desça sobre nós o Espírito Santo, para que Ele nos ajude a discernir, a crescer como pessoas e a manter o coração aberto à mensagem de hoje.


    Frase-chave

    “10O anjo, porém, disse aos pastores: "Não tenhais medo! Eu vos anuncio uma grande alegria, que o será para todo o povo:

    Hoje, no dia 24, algumas situações nos impediram de deixar a novena disponível no horário previsto e, também, naquele que replanejamos diante dos atrasos. Pedimos desculpas por este infortúnio e por tudo o que aconteceu,mas esperamos, de coração, que todos tenham aproveitado,que esta novena tenha ajudado muitas pessoas, que vocêstenham gostado e que possamos revê-los em breve, seja emalgum bate-papo aqui no canal, seja em algum momento de oração.

    Exibir mais Exibir menos
    21 minutos
  • 8º dia – 23/12 – “Mostrai os Vossos caminhos”
    Dec 24 2025

    Olá, saudações a todos que nos acompanham em mais um dia de nossa novena à paz de Cristo e ao amor de Maria. Chegamos ao oitavo dia desta caminhada, à oitava estação, por assim dizer, pela qual passa o nosso trem. Se piscarmosos olhos, logo estaremos frente a frente com aquele que é o nosso Salvador. Paciência, Fidelidade, Perseverança — são as palavras-chave de hoje!

    A pergunta que se impõe já no início é esta: estamos preparados, como Ele nos ensinou? Não apenas para refletirsobre a sua segunda vinda, mas também para renascer, meditando sobre a execução do plano de salvação.

    Será que, à semelhança do personagem do Evangelhode hoje, estamos endireitando os nossos caminhos, aparando tudo aquilo que há de ruim em nós, aplainando o que precisa ser transformado, como anunciou o profeta Isaías?

    Iniciemos este momento pedindo a intercessãode São João Batista, para que nos ajude a sermos verdadeiros imitadores de Cristo, começando por cortar tudo aquilo que há de ruim em nossa vida.

    ± Frase-chave
    “Cada promessa de Deus traz um novo nome para a vida.”

    Exibir mais Exibir menos
    18 minutos
  • 7º dia – 22 de dezembro – “Engrandecer e Alegrar-se”
    Dec 23 2025

    Engrandecer e alegrar-se: é assim quecomeçaremos o nosso sétimo dia.

    Salve, irmãos! Estamos de volta. Faltam poucos dias para vermos a promessa se cumprir, para que se concretize o envio do Salvador.

    As duas palavras que marcam o dia de hoje foram vividas e proclamadas por Nossa Senhora ao entoar o Magnificat,cântico que tem suas raízes no livro de Samuel, entoado por Ana, e retomado por Maria ao saudar sua prima Isabel.


    Frase-chave

    Maria é para mim o meu ‘dever ser’” – Chiara Lubich

    Exibir mais Exibir menos
    15 minutos
  • 6º dia – 21 de dezembro – “Ser reto, obediente e justo!”
    Dec 22 2025

    Saudações a todos os presentes que leem, ouvem e participam desta novena. Neste quarto domingo doAdvento, 21 de dezembro de 2025, chegamos ao sexto dia de nossa novena, o sexto dia em que nos reunimos para meditar, cercados e cheios de esperança, contemplando, mais uma vez, o exemplo daquele que foi reto, justo, discreto, bondoso e obediente.


    Demos início, portanto, ao nosso momento de meditação, mantendo o coração sempre aberto, para que Deus faça brotar em nós a chama da esperança, pedindo, desde já, a vinda do Espírito Santo, que nos ilumina.


    ± Evangelho – (Mt 1,18-24)

    - Aleluia, Aleluia, Aleluia.

    - Eis que a virgem conceberá e dará à luz um filho. Chamar-se-á Emanuel, que significa: Deus conosco.


    Frase-chave

    “José, filho de Davi, não tenhas medo”

    Exibir mais Exibir menos
    17 minutos
  • 5º dia – 20 de dezembro – “Eis aqui os escravos do Senhor!”
    Dec 21 2025

    Queridos irmãos e irmãs, saudações, a paz de Cristo e o amor de Maria. Vamos dar início ao quinto dia de uma viagem, uma divina aventura, no trem que nos levará à Meta. Hoje vamos meditar uma das passagens mais conhecidas dos Evangelhos: a visita do anjo Gabriel a Nossa Senhora, o Evangelho da Anunciação.


    Frase-chave

    ± “Servir é entregar-se com confiança ao Deus que tudo pode.”

    Exibir mais Exibir menos
    18 minutos
  • 4º dia – 19 de dezembro – “Louvor e Glória”
    Dec 20 2025

    No quarto dia de nossa divina aventura, vamos caminhar emritmo de louvor e glória. Estamos aqui reunidos para mais um momento de reflexão e meditação.


    O Evangelho de hoje nos apresentará o início da história de São João Batista: concepção, quem eram seus pais, sua família, e como eram pessoas que, de fato, louvavam e glorificavam, nutrindo a esperança na promessa de um Pai misericordioso.

    Iniciemos, então, nosso dia e nosso momento de oração, pedindo a vinda do Espírito Santo sobre nós, para que possamos compreender e amadurecer, aprendendo a nutrirnossa esperança, com louvor e glória, enquanto a Meta não éatingida.

    Frase-chave
    “A paciência, fruto também ela do Espírito Santo, mantém viva a esperança e consolida-a como virtude e estilo de vida."

    Exibir mais Exibir menos
    19 minutos
  • 3º dia - 18 de dezembro – “Espera e confiança!”
    Dec 19 2025

    Olá a todos!

    Estamos juntos para o terceiro dia de meditações, a terceira reflexão da nossa novena, sempre focados na Esperança. Mais uma vez, é um prazer tê-los aqui no OHV.

    Então, sigamos juntos: vamos ler um pouco da história, observar a participação de São José nesse plano de salvação, suas reações e como ele agiu perante tudo isso.

    Devemos ficar atentos também às palavras-chave e à frase de hoje, lembrando dos aprendizados do primeiro e do segundo dia.

    Vamos começar? Agradeço a todos pelapresença e sigamos em frente!


    Frase-chave

    “A esperança pede acolhida e silêncio confiado.”

    Exibir mais Exibir menos
    19 minutos
  • 2º dia – 17/12 – História e Esperança
    Dec 18 2025

    Abertura do Dia

    “Um salve a todos que nos acompanham aqui no OHV! Iniciamos hoje o segundo dia da nossa Novena. Que este tempo juntos continue a nos conduzir pela via da esperança, ajudando-nos a perceber como Deus age na história, na nossa história, preparando tudo com amor e fidelidade. Sigamos juntos.”

    • Integrações:
    1. Fidelidade de Deus através das gerações.
    2. Deus prepara o caminho bem antes devermos.
    3. Jubileu 2025: sinais históricos da esperança.
    4. A história tem direção e destino.
    5. Discernir os sinais dos tempos.
    Exibir mais Exibir menos
    15 minutos