Passeio pela literatura brasileira: Paisagem íntima Podcast Por  capa

Passeio pela literatura brasileira: Paisagem íntima

Passeio pela literatura brasileira: Paisagem íntima

Ouça grátis

Ver detalhes do programa

Sobre este título

Escrita de si é uma expressão usada nos dias de hoje para abarcar um conjunto de gêneros muito antigos, como a autobiografia, a carta, o diário, a memória e o ensaio pessoal. Na cena literária atual, esses formatos têm sido renovados por um conjunto de autores e, sobretudo, de autoras.

A essas modalidades da escrita de si, soma-se uma outra, que cresceu nas últimas décadas e passou a ser chamada autoficção, numa combinação de memória e ficção. Ou seja, a narrativa tem base autobiográfica, porém há coisas deliberadamente inventadas. O escritor ou escritora que escreve o livro deixa propositadamente borradas as fronteiras do que é a verdade.

Este episódio também traz para discussão uma produção literária relacionada à questão racial. Outro conceito abordado, portanto, é o de negritude, relacionado à resistência e militância negra, que remonta à segunda metade do século 20. No entanto, somente hoje a sociedade brasileira tem enfrentado mais abertamente a questão do racismo, o que se reflete no mercado de livros, nas curadorias de eventos e bibliotecas, na cobertura da imprensa.

Convidados: Bianca Santana e Natalia Timerman

Apresentação e curadoria: Joselia Aguiar

Produção executiva: SP Leituras

Técnica de áudio e vídeo: Pé de Pano Produções

Edição: Denise Correa


Ainda não há avaliações