
Período Pombalino: Política indigenista no Nordeste brasileiro
Falha ao colocar no Carrinho.
Falha ao adicionar à Lista de Desejos.
Falha ao remover da Lista de Desejos
Falha ao adicionar à Biblioteca
Falha ao seguir podcast
Falha ao parar de seguir podcast
-
Narrado por:
-
De:
Sobre este áudio
Em 1500, com a invasão do território que hoje chamamos de Brasil, começava um dos processos mais violentos da nossa história: a colonização dos povos originários.
Durante muito tempo, acreditou-se que os povos indígenas do sertão do Brasil tinham simplesmente desaparecido diante do avanço colonial. Mas a verdade é outra — e vem sendo revelada por estudos sérios, feitos por pesquisadores comprometidos com a memória e a resistência desses povos.
Pesquisadores como o professor Edson Hely Silva e o nosso convidado de hoje, o historiador Ricardo Pinto de Medeiros, do Departamento de Arqueologia da UFPE, mostram que os povos indígenas do sertão nordestino não apenas resistiram — eles seguem presentes, e seguem lutando.
Hoje, vamos conversar sobre a política indigenista no período pombalino, no século XVIII — um tempo em que a coroa portuguesa tentou controlar aldeias, retirar os missionários e transformar profundamente a vida dos povos indígenas.
📢 Curte o PODHISTÓRIA? Segue a gente por aqui! Só 38% dos ouvintes seguem o programa, e isso faz toda a diferença! Seguir ajuda na distribuição e garante que você receba cada novo episódio assim que for publicado.
📲 A gente também tá nas redes!Siga @podhistoriapodcast no Instagram e TikTok pra ver cortes dos episódios, dicas de leitura e bastidores.
📰 Conheça a Revista PODHISTÓRIATextos acessíveis, ensaios visuais e reflexões históricas em:🌐 www.podhistoria1.wordpress.com