
Projeto Reconecta usa pontes artificiais para salvar espécies
Falha ao colocar no Carrinho.
Falha ao adicionar à Lista de Desejos.
Falha ao remover da Lista de Desejos
Falha ao adicionar à Biblioteca
Falha ao seguir podcast
Falha ao parar de seguir podcast
-
Narrado por:
-
De:
Sobre este áudio
Você já parou para pensar em como as rodovias do Brasil impactam a vida dos animais silvestres? Essa é uma questão que a bióloga Fernanda Abra se dedica a estudar há alguns anos.
Recentemente com um projeto pioneiro, o Reconecta, a pesquisadora iniciou um trabalho específico para ajudar mamíferos arborícolas da Amazônia. Fernanda atuou junto com a comunidade indígena Waimiri Atroari na BR-174 implementando pontes artificiais de dossel para espécies de primatas e marsupiais realizarem um deslocamento seguro.
Com esse trabalho ela foi premiada em 2024 no Whitley Awards considerado o 'Oscar' da conservação.Nesse bate-papo ela comenta um pouco sobre o projeto e como estão trabalhando no município de Alta Floresta, o primeiro e único do país que possui um plano de mitigação desse problema dos atropelamentos.
Nesta localidade durante 8 meses de monitoramento a equipe já registrou mais de 3 mil travessias de animais nas pontes artificiais, sendo alguns dos registros referentes ao ameaçado macaco zogue-zogue-de-alta-floresta. Para saber mais confira o episódio completo!